Pesquisar este blog

31 de agosto de 2011

Roteiros em Paris 3: Notre Dame, Saint Chapelle e Quartier Latin

Mais um roteiro de passeios por Paris...
Este nós fizemos em um sábado de manhã, e foi incrível como a Catedral de Notre Dame ficou lotada a partir das 10h30/11h. Nossa sorte foi que havíamos chegado umas 8h30 e por isso deu tempo de conhecer a Catedral sem tumulto e mesmo não enfrentar "tanta" fila para subir nas torres.
Mais uma dica muito importante que acho que até já dei, mas sempre é bom ressaltar: Paris é uma cidade super turística, então tente chegar cedo nos pontos principais, assim você ganha tempo por não ter de esperar tanto em filas. Vale à pena se esforçar um pouco para acordar cedo!

NOTRE DAME

Para chegar desça na Estação de Metrô CITÉ, ou vá de ônibus, que a vista no caminho vale à pena.
Esta Catedral em toda a sua estética medieval merece que você pare um pouco para admirar os detalhes de seus pórticos, dentre eles, preste atenção na entrada principal, onde está representado o Juízo Final e a pesagem das almas. Também, preste atenção nas estátuas que representam os reis do antigo testamento, pois cada uma é diferente da outra. Apenas como curiosidade: as estátuas que constam na Catedral atualmente são em sua maioria do século XIX, quando a Catedral foi restaurada, os restos das originais encontram-se no Museu de Cluny/Museu de Moyen Age (Durante a Revolução Francesa, os revolucionários quiseram botar a Catedral abaixo, por entenderem que ela representava a antiga monarquia, por isso suas estátuas foram depredadas e algumas utilizadas como concreto de construção. A Catedral foi salva por Victor Hugo e seu Corcunda de Notre Dame).
A entrada na Catedral é gratuita, sendo cobrado apenas para subir na torre e apreciar a vista da cidade. O interior de Notre Dame é bastante escuro, mas evite tirar fotos com flash, lembrando que se trata de uma Igreja. Lá dentro é possível admirar as rosáceas, os vitrais e uma série de estátuas diferentes ao redor da Igreja, aproveite para rezar, se for católico, pois a atmosfera é muito propícia.
Também não perca o passeio às torres, são vários degraus, mas a vista compensa, pois somente lá de cima você poderá apreciar as gárgulas e os sinos de Notre Dame, especialmente Emanuel, que é o sino maior e seria o favorito do Corcunda. Em frente à Igreja você verá a CRIPTA ARQUEOLÓGICA, a qual acabei não visitando, mas dizem que é um pequeno espaço com restos arqueológicos da Paris de muito antigamente.
Seguem algumas fotos que tirei das gárgulas e da vista:




Saindo da Catedral, atravesse a rua para o próximo destino:

SAINT CHAPELLE

No outro lado da ilha fica localizado o PALAIS DE JUSTICE. Dentro dele você verá a ST. CHAPELLE. Não posso falar muito desta Igreja, pois embora seja considerada por muitos a igreja mais bonita de Paris, não conseguimos visitá-la, já que ao descer das torres de Notre Dame nos deparamos com uma fila gigantesca, assim, ela acabou ficando já no roteiro da próxima visita. Mas, trata-se de uma pequena capela com dois andares. O térreo era reservado para os servos e pessoas comuns. Já o andar superior era privativo do Rei e da família Real, sendo coberto nos 360º por vitrais que retratam os livros da Bíblia. É possível comprar entrada casada com a CONCIERGERIE, que fica do outro lado do palácio, tendo inclusive que sair do mesmo para chegar até lá. Era o local em que os condenados à guilhotina esperavam pela execução. Sua “hóspede” mais famosa foi Maria Antonieta, e sua cela fica em exposição. Saindo da CONCIERGERIE, atravesse a ponte que está a sua esquerda, dobre à direita. Você chegará ao HÔTEL DE VILLE, sede da prefeitura. Pausa para fotos.

Saindo daqui, você pode escolher para qual lado da Rue de La Cité você quererá seguir para o bairro do Chatelet ou rumar para o Quartier Latin.

Caso, escolha o Chatelet, aproveite para visitar Les Halles, a Place de Chatelet (onde ficava uma antiga prisão), e principalmente:

CENTRE GEORGE POMPIDOU
Seguindo pela RUE DU RENARD você chegará aos fundos do Museu de Arte Moderna POMPIDOU. Bem diferente dos outros, você verá a modernidade já no seu exterior. Destacando-se diversos tubos coloridos e a escada rolante dentro de um deles. Passe umas 2 horas nele. É o segundo local mais visitado de Paris, só perdendo para a Torre Eiffel.

De lá, se você gostar de passeios ao ar livre, pode seguir para o:

BOIS DE BOULOGNE
Saindo do museu, pegue o metrô na estação RAMBUTEAU e salte em PORTE MAILLOT. Você chegará a uma das entradas do parque preferido dos parisienses, e um dos cenários de “O CÓDIGO DA VINCI” (Cena do drogado no parque). Tente sair ainda com a luz do dia.



O outro caminho que você poderá escolher será o do Quartier Latin, que fica para o outro lado da Rue de La Cité. Nós acabamos seguindo para este lado, para conhecer o Pantheon, Sorbonne e Jardim du Luxemburgo. Você deverá seguir, atravessar a rua e seguir pela Rue du Petit Pont.

Seguindo por ela, você verá uma série de lojinhas de souvenirs. É um bom local para comprar imãs de geladeira, pois é possível encontrar alguns diferentes. Neste caminho você irá encontrar:

MUSEU DE CLUNY OU MUSEU DE MOYEN AGE
O edifício onde se localiza este Museu é o último prédio realmente da Idade Média que restou em Paris. Dentro deste museu é possível ver diversos objetos da Idade Média, jóias, tecidos, utensílios, restos de Notre Dame, uma antiga sala de banhos romana e a famosa coleção de tapeçarias da Dama com o Unicórnio.
É um museu diferente e para quem gosta muito de história. Para ver a totalidade da coleção são necessárias umas 2horas.

Siga em frente pela Rue de Saint-Jacques e você passará ao lado da Université de Sorbonne, siga até chegar à Faculté de Droit (Faculdade de Direito) e entre à esquerda para chegar ao Pantheon.

PANTHEON
O Pantheon foi construído para ser uma Igreja, e em suas paredes você pode ver pinturas contando a história de duas das principais Santas de Paris e da França: Joana D'Arc e Santa Genoveva (que conta a lenda foi responsável por impedir que os hunos entrassem em Paris). Na cripta do Pantheon estão os restos de diversos parisienses famosos, tais como Victor Hugo, Voltaire e Alexandre Dumas. Passeie pelo Pantheon e aprecie as pinturas e a arquitetura do local, especialmente a cúpula central.

Em seguida, retorne pela mesma rua e você estará no:

JARDIM DE LUXEMBURGO
Este belo parque, que já foi morada do tio de Luis XIV e muitos outros nobres merece um passeio. Dê algumas voltas no parque, visitando o PALÁCIO DE LUXEMBURGO (SENADO), aprecie as fontes e se estiver com vontade pare para tomar um café ou uma taça de vinho no café que fica no centro do parque. Em finais de semana com sol, é um local bastante lotado, pois os parisiences adoram aproveitar seus parques. Se quiser, e com ajuda de um mapa saia pela saída mais próxima da Igreja SAINT SULPICE. Esta Igreja hoje é parada obrigatória pra quem vai à Paris. Primeiro pela sua beleza, e mais recentemente por fazer parte de “O CÓDIGO DA VINCI” e tendo a LINHA ROSA a principal parada para fotos.

Bom, sendo mulher e estando neste bairro, eu recomendo também uma visita à Cithypharma: 26 Rue du Four 75006. Area: Saint Germain des Prés (Após sair do Jardim de Luxemburgo, seguir pela Rua Bonaparte, passar pela Igreja de Saint Sulpice e continuar seguindo em frente até a Rue du Four).
Esta é uma das melhores dicas de compras que posso dar, pois é aquele tipo de lugar que uma mulher se perde por uma ou duas horas. Se estiver acompanhada de marido ou namorado, deixe ele na porta (você verá muitos outros membros do sexo masculino nesta situação!) e, respire fundo, e se prepare para entrar! Na Cithypharma você encontrará todos aqueles creminhos franceses com que sempre sonhou e o melhor: a preços muito bons! Alguns até tem promoções, do tipo leve dois e pague um, leve dois shampoos e ganhe o condicionador... enfim, se entrar aqui, prepare-se para gastar alguns euros, porém sabendo que estará pagando ao menos 3 vezes menos que no Brasil. Conheça a marca de produtos Caudalie, os produtos são ótimos e não se encontra por aqui.

Bom, agora, você pode aproveitar para andar um pouquinho pelo bairro, quem sabe retornar ao hotel para descansar e jantar nas redondezas.

Uma última dica: aproveite sua estadia para conhecer os mercadinhos de Paris. Bom, todo dia pela manhã nós passávamos em um para pegar água e acabávamos aproveitando para ver outras coisinhas. Você verá que há ótimos vinhos por 5 a 10 euros, e pode levar um para o Hotel, quem sabe, chocolates franceses, bolachas, molhos, etc. Não esqueça da sacola retornável, para não ter de pagar por uma no local.

Bom, estas são as Dicas da Gabi para mais um roteiro... ainda temos o Louvre e Versalhes pela frente.

2 comentários:

  1. PARABENS, RIQUISSIMO EM DATALHES.
    PERGUNTA VC FEZ ESSE ROTEIRO - NOTRE DAME / SAINT CHAPELLE / POMPIDOU / PANTHEON / JD LUXEMBURGO MEDIA DE QTO TEMPO DE CAMINHADA.

    ResponderExcluir
  2. Olá, separe um dia para este passeio, preferencialmente saindo umas 9h00 para poder parar umas 17 ou 18h para tomar um café ou uma taça de vinho no Jardim de Luxemburgo!

    ResponderExcluir