Pesquisar este blog

17 de agosto de 2011

Roteiros em Paris 1: Da Torre Eiffel ao Arco do Triunfo

Pra começar bem, um dos meu roteiros favoritos, e também com alguns dos pontos mais imperdíveis de uma viagem a Paris.
Já aviso que este é um roteiro um pouco longo, e que exige um pouco de disposição, mas por passar por alguns dos pontos mais legais de Paris, vale à pena o esforço de "bater perna"!

Eu não indico este roteiro para uma 2ª-feira, pois neste caso você não conseguirá conhecer o Museu Rodin, que estará fechado... mas, se você chegar a Paris e estiver ainda pensando em qual será o seu roteiro, siga este, e logo vai começar a descobrir todo o encanto da Cidade Luz.

Assim, para começar vamos até a Praça do Trocadero e de lá seguimos o passeio, se possível tente chegar cedo, preferencialmente até às 9h00, pois nesse horário todos os locais costumam estar mais vazios.

TROCADÈRO
O Trocadero é considerado o melhor local para tirar fotos da Torre Eiffel. O acesso se faz pela Praça do Trocadero (Estátua do General Foch) e Palais de Chaillot. Trata-se de um grande terraço de frente para a torre e por isso é o cenário perfeito para a melhor foto da viagem, aquela que você não pode voltar sem tirar.
Se estiver com fome, aproveite para comer um crepe, uma baguetes ou um croque nas barraquinhas do Trocadero.
Como eu disse em um post anterior, no Trocadero comi um croque monsieur delicioso! Havíamos chegado em nosso Hotel às 16:30h da tarde e já saímos para caminhar, sem almoço, após uma longa viagem, então foi delicioso poder comer alguma coisa nesta praça e ainda tendo como fundo a Torre Eiffel... que por sinal é a sequência deste passeio.

TOUR EIFFEL
Siga pelos jardins do Trocadero, e cruze a Ponte d’Lena sobre o Rio Sena. Aproveite para admirar um pouco o Rio Sena e as várias pontes.
A Torre Eiffel é formada por três andares. Verifique como está o movimento e escolha uma das 03 filas principais se resolver subir, caso contrário deixe para subir em outro dia, apenas ressaltando: NÃO DEIXE DE SUBIR, a vista lá de cima vale muito à pena!
O primeiro andar da Torre é de graça se você subir de escada, eu sinceramente não recomendo, pois o caminho para os demais pontos é longo, e após subir à pé você estará bastante cansado. Para subir aos outros dois andares é obrigatório o uso do elevador, então normalmente é indicado que você compre já o ingresso para ir até o topo. A fila na Torre é grande, tanto para subir, quanto para descer, eu estive em Paris em Abril, que é baixa temporada, mas mesmo assim demoramos uma meia-hora na fila. Quem não quiser encarar a fila, pode subir por um elevador privativo do Restaurante Jules Verne, que fica em uma das bases. A reserva é feita apenas pela internet e é necessário cartão de crédito. Em outra base tem um busto de Gustave Eiffel, engenheiro construtor da torre.
Não vale a pena comprar lembrancinhas no pé da torre e nem na lojinha da Torre, pois os preços são caros, com exceção é claro da "moeda" da Torre, que você não irá achar em outro local.

*Apenas explicando as moedas: Em Paris você irá encontrar em vários pontos turísticos máquinas que vendem efígies dos locais visitados. Elas custam normalmente 2 euros cada, mas eu achei uma ótima lembrança. Acabei coletando uma em quase todos os locais que fomos... muitos euros gastos em moedas douradas do Patrimônio Francês.

A polícia francesa está solicitando que as pessoas evitem adquirir produtos com os camelôs que ficam ao pé da Torre Eiffel. É comum até que eles tentem rodear as pessoas em bandos, buscando assim forçarem turistas a comprarem deles... por isso é bom ter cuidado, quando isto aconteceu conosco, como estamos muito acostumados com este tipo de coisa em algumas cidades do Brasil, não nos sentimos muito intimidados, mas foram apenas 03 e eu até fiz bons negócios, porém, mesmo assim, por cautela não recomendo...

Em seguida, vamos seguir em frente pelo CAMPO DE MARTE até a chegar à ESCOLA MILITAR. Estando de frente à mesma, e olhando para ela, seguir pela esquerda e pegar a primeira avenida à direita: AVENUE DE TOURVILLE. Você sairá em frente à igreja do DOMO (Fundos do Hotel dês Invalides);

HOTEL DÊS INVALIDES E IGREJA DO DOMO
O Hotel Dês Invalides foi construído por Luís XIV para ser uma morada para os diversos oficiais militares que haviam ficado inválidos em suas várias campanhas militares. Hoje, ele abriga a maior coleção de armas do mundo, há exemplares de quase todos os continentes e de várias épocas, sendo por isso uma coleção bem interessante para quem se interessa. Caso resolva visitar, compre ingressos casados para o DOMO e MUSEU DAS ARMAS (o Paris Visite dá desconto aqui). Para militares o passeio sai de graça.
Dentro do Domo, que também foi iniciado por Luís XIV para ser uma Igreja, estão diversos túmulos de heróis de guerra franceses, sendo o principal o de Napoleão Bonaparte. Preste atenção ao Domo dourado, tanto por fora quanto por dentro, pois por fora ele é todo revestido em ouro e por dentro possui uma linda pintura. O túmulo e mausoléu de Napoleão também são passeios bastante interessantes. Bom, como Napoleão era pequeno em estatura, pelo tamanho de seu túmulo você já percebe a importância que foi dada a esta personagem...
Para continuar o passeio, estando de frente ao Domo, e olhando para ele, pegar a direita e sair pela porta lateral. Você chegará ao BOULEVARD DES INVALIDES. Pegando a primeira rua à direita, você sairá no MUSEU RODIN

MUSEU RODIN
Ao chegar ao Museu você poderá comprar ingressos apenas para os jardins. Vou ser sincera, não consegui visitar este Museu, que é uma das coisas que mais senti, pois terá de ficar para a próxima visita, pois no dia que cheguei já havia fechado e no outro em que repeti este roteiro era uma segunda-feira, e eu desconhecia que ele estaria fechado.
Mas, pelo que sei, as principais obras de Rodin estão no jardim: “O PENSADOR” e o ”PORTÃO DO INFERNO”.

Após, retorne pelo BOULEVARD DES INVALIDES e siga até a parte da frente do HÔTEL DE INVALIDES. Parada para fotos.

Logo após, siga pela avenida central até a PONTE ALEXANDRE III. Boas fotos, tanto do HÔTEL DES INVALIDES, como da própria ponte. Atravesse a ponte e siga pela Avenue Winston Churchill em direção à Champs Elisée, e neste caso passará em frente ao Petit Palais e Grand Palais, que são dois lindos museus:


Em seguida chegaremos à:

AVENUE DES CHAMPS-ELYSÉES
Sugiro que você suba a avenida pelo lado direito de quem olha para o Arco do Triunfo (é impossível não vê-lo ao final da avenida). Faça um passeio com bastante calma para aproveitar ao máximo. É neste lado da rua que se localiza o LIDO, famosa casa de espetáculos, e a maior parte das grandes lojas e cafés. Esta avenida tem todo o charme que você já pode imaginar e vale à pena parar para visitar algumas de suas lojas. Se você está procurando bons preços, sugiro uma visita à H&M e à Promod.
Caso queira visitar as grandes boutiques de luxo, siga para a AVENUE MONTAIGNE,onde estão concentradas a maioria das lojas de grife mais famosas do mundo: DIOR, CHANNEL, NINA RICCI, PRADA, CALVIN KLEIN, VALENTINO, DOLCE & GABANNA, LOUIS VITTON e etc.
Em seguida retorne à Champs Elysèes e siga até o Arco do Triunfo.

ARCO DO TRIUNFO
Se você conseguir chegar ainda cedo, sugiro que tire algumas fotos embaixo e logo após pague o ingresso para poder subi-lo. A subida é por dentro de uma de suas colunas, numa escada caracol super apertada. Lá em cima, você terá uma excelente visão da cidade e de alguns dos seus principais pontos turísticos: TORRE EIFFEL, MUSEU DU LOUVRE, NOTRE-DAME, CHAMPS-ELYSÉES, SACRE-COEUR, POMPIDOU, LA DEFENSE e etc.
A passagem entre a Champs Elysées e o Arco do Triunfo é feita por um túnel, a entrada parece de uma estação de metrô, mas é fácil de localizar. Não tente simplesmente atravessar a rua, é Loucura!

Bom, ao final deste primeiro roteiro você com certeza terá tirado muitas e muitas fotos lindas, e andado muito, então talvez já seja hora de voltar para o hotel e descansar, para aproveitar bem o próximo dia. Cuidado com os horários apenas para encontrar lugares abertos para jantar. Em abril, como o sol se põe tarde, acabamos nos perdendo no horário e retornamos ao hotel 23h30, resultado, o restaurante do hotel e da região já estavam fechados e acabamos comendo apenas algumas bolachinas nesse dia.

Como últimas dicas, sugiro para quem ficar com fome no meio do caminho, especialmente para o almoço, uma visita ao Café du Marché, que é um ótimo restaurante que fica na 38 Rue Cler, próximo ao Hotel des Inválides.

Também, o hotel em que ficamos em Paris foi o Auteuil Tour Eiffel, que eu recomendo, pois além de estar muito bem localizado, tem um ótimo serviço e os quartos e banheiro são relativamente grandes, para Paris... rs E, como fica a meros 1,8km da Torre Eiffel e possui duas estações de metrô muito perto, acaba sendo um ótimo ponto de deslocamento, além de ser em uma rua calma com supermercados próximos.

Bom, este é o primeiro roteiro e estas são as Dicas da Gabi de hoje!

6 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas, vou para Paris em agosto e estava precisando de uns roteiros como os seus.

    ResponderExcluir
  2. Oi Karina, espero que os roteiros possam ser muito úteis. Tenho certeza que você vai adorar a viagem, Paris é simplesmente APAIXONANTE!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Gostaria de saber o seguinte: posso comprar os ingressos para a Torre Eiffel pela manhã e subir no fim do dia?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, no caso de vc querer antecipar a compra de seus ingressos para não pegar filas, o jeito será comprar ingressos no site oficial, os quais tem data e hora marcados (este site detalha o funcionamento: http://www.viagemeviagens.com/2012/torre-eiffel-sem-filas-como-comprar-ingresso-com-hora-marcada/). Mas vc pode comprar ingressos na bilheteria também, mas não me recordo se os mesmos tinham horário marcado, acho que era apenas o dia... Mas é bom verificar. Minha sugestão é perguntar para a Lina do Conexão Paris nos posts sobre a torre.

      Excluir
    2. Olá, Gabriele!

      Até tentei comprar pela internet, mas já estão todos esgotados, estou indo de 04 de agosto. Deveria ter me programado melhor...rss..Obrigada pela resposta...vou perguntar pra Lina.

      Abraços.

      Excluir
    3. Desejo-lhe uma boa viagem e não deixe de incluir Versalhes na visita. Vale à pena!

      Excluir