Pesquisar este blog

Mostrando postagens com marcador Receitinhas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Receitinhas. Mostrar todas as postagens

12 de julho de 2015

Madalena de Pinhão - Para alegrar os dias frios de Curitiba!


Adoro quando o inverno chega em Curitiba, principalmente porque inverno significa uma coisa = PINHÃO!

O delicioso fruto da Araucária é um dos meus ingredientes de inverno favoritos... quase tudo fica bom com pinhão! Tente jogar um punhado no meio do strogonoff para ver a diferença.

E ontem, como eu estava inspirada para usar meus dotes culinários, resolvi fazer uma das minhas receitas favoritas de pinhão: a Madalena de Pinhão! 

Dá um pouquinho de trabalho, pois é necessário descascar bastante pinhão, mas vale à pena! e o resto da receita é bem simples.

Então vamos lá:


Ingredientes:

Massa 
- 400g de batata cozida com sal
- 200g de pinhão
- 2 gemas
- sal a gosto

Recheio
- 300g de carne moída
- 1 cebola
- 3 tomates maduros sem pele picados
- 1 dose de cachaça ou whisky (eu gosto de usar Whisky!)
- 150g de pinhão descascado e picado
- 1 lata de creme de leite (gosto de usar o light da Nestlè)
- sal e pimenta a gosto
- salsinha e cebolinha a gosto
- Ervas de sua preferência (manjericão, alecrim...)

Finalização
- 100g de batata palha
- Pinhões inteiros
- 50g de queijo ralado 

Um refratário de vidro de 20X30

Modo de Preparo:

Massa
Esprema as batatas, até não restarem pedaços. Adicione os pinhões triturados e misture bem. Junte as gemas e o sal e misture até formar uma massa. Reserve.

Recheio
Doure a cebola com um pouco de óleo ou azeite e depois junte a carne moída e cozinhe até que ela comece a secar. Em seguida junte o pinhão e a dose de cachaça/Whisky. Misture, e deixe reduzir em fogo baixo até a bebida quase secar. Em seguida junte um pouco de sal e pimenta. Em seguida coloque o tomate e deixe cozinhar em fogo médio até que forme molho e restem poucos pedaços de tomate. Coloque uma pitada de açúcar (este é o segredo pra não deixar o olho ácido: sempre coloque uma pitada de açúcar quando usa tomates). Após coloque o sal. pimenta, ervas e deixe cozinhar uns dois minutos em fogo baixo. Desligue o fogo, junte o creme de leite e prove, acertando o tempero se preciso.
Coloque a massa de batatas no refratário, abrindo ela para forrar o fundo e laterais com uma colher. Coloque o recheio, polvilhe com um pouco de queijo, cubra com a batata palha e polvilhe o restante do queijo, finalizando com os pinhões inteiros para a decoração.
Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média e asse por 25 a 30 minutos, até as bordas e o queijo dourarem.
Sirva quente.

Rende em torno de 4 porções.

Para harmonizar, tome um vinho com mais corpo como um Merlot ou Malbec ou uma cerveja com uma pegada tostada, como uma Black IPA ou Stout.  

Se quiser também testar algo diferente com pinhão, experimente a receita de Hambúrguer de alcatra com Pinhão. (Clique aqui).

Esta é mais uma Dica da Gabi!   

3 de fevereiro de 2014

Torta de Cebola: uma receita de mãe pra filha!

O ano já começou a alguns dias, porém eu ainda não tinha iniciado nenhum post de 2014... na verdade as idéias são muitas, muitos restaurantes legais sobre os quais falar, contar sobre o Reveillon em Santiago... porém não estava me sentindo muito inspirada, até que ao resolver me voltar para minha cozinha, veio a inspiração para o primeiro post de 2014, com nada menos do que a receita de Torta de Cebola da minha mãe!

Esta torta tem muito sabor de infância! Acontece que desde pequena eu nunca gostei muito de cebola (embora tenha plena certeza que elas são indispensáveis para cozinhar), pelo menos em sua versão pura e sem acompanhamentos... porém desde pequena minha mãe preparava esta torta, que como mágica dificilmente deixava de ser aprovada por todos que a provaram.

Quando eu a provo me sinto como o personagem do crítico de gastronomia ao provar o ratatouille no filme de mesmo nome!

E eu aprendi a prepará-la na adolescência, claro que nunca tão bem como minha mãe (porque comida de mãe tem gosto especial!), mas ela ensinou alguns dos segredinhos pra ficar com parte do encanto de quando ela preparava.

Bom, mas pra finalizar, quando nesta semana eu falei a algumas amigas e amigos que eu faria esta torta, vários pediram a receita, então ao invés de encaminhar vários e-mails, resolvi compartilhar aqui esta receita. Sendo assim: segue a receita da Torta de Cebola que me lembra a infância e os bons momentos do lado da minha mãezinha... 

E tenho de dizer, esta cebola simboliza muito amor: tanto por me lembrar minha mãe, quanto porque é necessário bastante amor para cortar tantas cebolas... rsrsrs 

TORTA DE CEBOLA



Ingredientes:
Massa:
1/2 xícara de maizena
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
2 ovos
1/2 xícara (chá) de margarina (100g)

Recheio:
1/2 kg de cebolas, cortadas em rodelas finas (eu quase sempre aumento para 1kg)
2 colheres (sopa) de margarina
2 cubinhos de caldo de galinha Maggi (se usar 1kg de cebola, são 3 cubos)
noz-moscada a gosto
2 ovos
1 lata ou caixinha de creme de leite
2 colheres (sopa) de maizena
50g de queijo parmesão ou à gosto

Cebolas cortadas e prontas para ir à panela! (Sim, eu sou meio/muito exagerada!)

Preparo:
Massa: Misture a Maizena, a farinha e o sal. Junte os ovos e a margarina. Amasse, sem sovar, e deixe descansar na geladeira por 10 min ou enquanto você prepara o recheio. Depois unte uma forma desmontável, espalhe a massa e reserve. (Caso a massa fique muito mole e não dê ponto, acrescente um pouco de maizena e amasse até ficar firme).
Recheio: Dissolva a margarina em uma panela e frite as cebolas, misture os cubinhos de caldo de galinha e a noz-moscada. Quando a cebola estiver macia, retire do fogo e deixe amornar. À parte, bata os ovos com o creme de leite e a maizena. Jogue a mistura sobre as cebolas e misture.
Coloque o recheio sobre a massa, polvilhe com o queijo parmesão e asse em forno médio por cerca de 40 min, ou até o queijo grazinar  e o recheio soltar do garfo.

Cebolas preparadas e molinhas!
Torta já montada e salpicada com muito queijo ralado!!  
Pronta pra servir!

O legal desta torta é que ela fica gostosa pra comer quente ou fria e em qualquer momento!

Agora é só testar e depois me dizer o que achou!

Esta é mais uma dica culinária da Gabi! Especial pra começar bem o primeiro post do ano...

9 de dezembro de 2011

Dicas de Natal: Como fazer um Peru Delicioso

O Natal está chegando, e daí todas aquelas preocupações natalinas como presentes, ceia de Natal, louças, etc.

E se você já não é mais criança "café com leite", ou se, principalmente, já saiu da casa dos seus pais, principalmente para as mulheres, é bem possível que já lhe tenham feito aquela pergunta: "E aí, o que você vai trazer na Ceia de Natal".

Bom, a primeira coisa é: "Não entre em pânico!", pois fazer bonito no Natal não é tão difícil, muito menos fazer aquele prato que todo mundo vai querer experimentar.

Então, para ajudar vou dar uma das melhores dicas que eu posso pensar: como fazer o Peru de Natal! Esta, minha vó ensinou, e a dica é tão fácil que merece ser repassada.


Para fazer aquele Peru suculento o segredo é simples: Manteiga!

Os franceses estão mais do que corretos quando dizem que o grande segredo da cozinha é a Manteiga.

Então:

Compre um Peru ou Chester já temperado, de uns 03 a 04 quilos, e siga as instruções na embalagem.

Tire os miúdos de dentro do peru, que você pode utilizar para fazer uma bela farofa, e no lugar coloque um tablete inteiro de manteiga sem sal (pode ser batavo, vigor, light, aviador, etc.) e metade de um pão francês para fechar o peru e manter a manteiga dentro do peru durante o período que estiver assando.

Cubra o peru ou chester com o papel alumínio e coloque para assar.

Quando der o tempo do assado, conforme manda na receita, nos minutos em que você deixar o peru no forno para dourar, regue ele com a manteiga que tiver escapado do peru (Caso não tenha escapado manteiga, solte um pouco o pedaço de pão).

E daí é só regar a ave até ela ficar bem dourada.

Pode ter certeza, se você usar manteiga o Peru vai ficar macio, dourado e suculento. Bom, é Natal, então dá para dar uma fugidinha da dieta!

Já a farofa eu passo a receita depois, pois essa eu não sei de cabeça, e qualquer coisa, se você por boa/bom em decorar, use frutas em calda, e solte sua imaginação ou peça ajuda para a irmã mais velha ou outra pessoa com mais dotes decorativos, para que seu peru fique bem vistoso e seja a estrela da Festa!

Depois vocês me contam se deu certo e vou tentar postar uma foto do meu (a de cima eu peguei emprestada na net... rs).

Esta é mais uma Dica da Gabi!