Pesquisar este blog

13 de agosto de 2011

Paris: Je t'aime! Algumas dicas da Cidade Luz!

Eu sempre fui apaixonada por Paris, mesmo antes de conhecê-la, e após conhecer você entende porque os seus amigos que já foram para lá falam da cidade com suspiros ao relembrá-la (bom, isso ao menos acontece com todos os meus amigos e amigas...).
É interessante como nenhum dos pontos turísticos decepcionam e surpreendente como ela consegue ser ainda mais linda do que você poderia imaginar. Tudo é lindo, organizado e funciona!
Paris é uma cidade que está pronta para receber muitas pessoas e recebe bem.
Ela é romântica, inspiradora, poética, apaixonante, enfim, é Paris...
Bom, nesses dias em que o dólar e mesmo o euro estão mais baratos do que normalmente estamos acostumados, e que às vezes é mais barato ir ao exterior do que ao Nordeste, vou tentar dar algumas dicas para quem está a fim de conhecer a Cidade Luz:

A Torre Eiffel pode ser vista de vários pontos da cidade, ela parece às vezes até estar te seguindo... rs Mas é difícil cansar de olhá-la!

- Consulte o site Conexão Paris: Esta é a melhor dica que posso dar para quem quer ir a Paris pela primeira vez, já foi e quer voltar ou até para quem já conhece e quer trocar idéias. O Conexão Paris, escrito por Lina Hauteville é com certeza o melhor local para pegar dicas de Paris e mesmo de outras cidades da França, pois é escrito por uma brasileira que já está lá a muitos anos e conhece muito bem a cidade. E além do mais, ela possui muitos leitores que estão sempre a comentar os posts e auxiliar aqueles que tem dúvidas. Lá você encontra as mais diversas informações, desde compras, restaurantes, transportes, eventos, os melhores locais para visitar e até roteiros.

- Tente elaborar roteiros de passeio antes de chegar em Paris: Paris é très formidable! Possui muitos pontos turísticos e opções, por isso, se você já não sair de casa com um roteiro estabelecido do que quer ver, corre o risco de deixar de ver muita coisa legal! Eu também gosto das idéia de criar roteiros próprios, porque vale a pena você checar e procurar os pontos que estão de acordo com aquilo que você realmente gosta. Eu, por exemplo, adoro história e gosto muito mais de arte clássica do que moderna ou impressionista, assim, ao criar meus roteiros dei preferência a monumentos e lugares históricos e ao Museu do Louvre, deixando de lado o Museu D'Orsay. Também, preferi ir a Reims visitar as Caves de Champagne a ir ao Vale do Loire. Isto são opções... e Paris é cheia de opções para todos os gostos.

- Anote em seus roteiros nomes e endereços de restaurantes de lojas que queira conhecer: Eu esqueci de anotar o endereço de uma loja de perfumes (que haviam me apontado como a loja com melhores preços!) e no fim não consegui encontrar. Assim, anote não só os pontos turísticos que quer conhecer, mas também as lojas e restaurantes que quer visitar. Com certeza quando for a Paris algum amigo que já foi vai fazer indicações, então se achá-las interessantes anote, principalmente o endereço.

- Consulte o site da RATP - Informações oficiais sobre transporte público: No site da RATP é possível verificar todos os transportes públicos de Paris, assim você consegue descobrir e decidir qual é o melhor meio de transporte para levá-lo ao ponto turístico escolhido (eu já anotaria a informação em seu roteiro!). Por sinal o transporte público de Paris é uma maravilha e super eficiente! Para se ter uma idéia: tanto nas estações de metrô quanto em alguns pontos de ônibus há indicadores dizendo quantos minutos faltam para a chegada do próximo metrô/ônibus. Assim, deixe para andar de taxi apenas para ir e voltar do aeroporto, adotando para o resto longas caminhadas ou o transporte público. Há, embora o site esteja em francês, não é difícil de entender.
O site da RATP também é interessante para que ao fazer seu roteiro, você consiga calcular quantas vezes precisará utilizar o transporte público, e verificar se o Paris Visite é uma boa opção para você. Sobre a questão de passes, o Conexão Paris tem um ótimo artigo, clique aqui para checar.

- Estude um pouco de Francês antes da viagem e compre um bom dicionário de viagem: Muitas pessoas voltam de Paris dizendo que os parisienses são grossos e mal educados. Eu discordo totalmente! Achei os franceses em geral muito educados e simpáticos, algumas vezes até pararam na rua para nos ajudar, sem nem pedirmos ajuda. O segredo, talvez: não tente iniciar uma conversa em inglês, em Paris, tente falar francês e sempre comece com um Bonjour e Excusez-moi. Os franceses não gostam de falar inglês, então é educado você tentar aprender ao menos algumas frases e palavras. Antes de viajarmos, fomos fazer um curso intensivo de um mês, pelo menos o básico foi aprendido, e é engraçado, porque os franceses percebem quando você não está conseguindo falar ou entender e até mudam para o inglês automaticamente, porém não gostam de ser abordados em inglês ou outra língua... até se fazem de surdos!
Se esbarrar em alguém não esqueça de dizer "Pardon", pedir desculpas além de ser educado é algo quase obrigatório por lá.

- Escolha um hotel ou hostel bem localizado: Independente de qual for a sua opção de hospedagem, verifique se o hotel possui uma boa localização ou fácil acesso a meios de transporte (você pode também checar no site da RATP). Este item é importante para que você não perca muito tempo para se locomover, tempo que poderia estar gastando descobrindo algum ponto turístico, além de não gastar tanto com meios de transporte. Assim, antes de fechar o hotel, pesquise informações sobre ele, até para não entrar em furadas... pense também que um hotel ruim pode acabar com suas férias e você terá de gastar tempo desnecessário para trocar de hotel e perder de conhecer algum ponto da cidade.

- Os itens listados no post de 4 itens obrigatórios são muito úteis em Paris, então não esqueça de levá-los.

- Reserve um tempo nos roteiros para se "perder" na cidade: Conhecer o máximo de lugares possíveis é sempre legal, mas não crie roteiros com tempo britânico, deixe tempo para aproveitar os lugares e mesmo para andar nas ruas sem pressa, vendo os detalhes da cidades, da vida dos moradores e respirando todo o "ar" parisiense.

- Aproveite os formules e plat du jour nos restaurantes: A maior parte dos restaurantes de Paris possui o Formule, que nada mais é do que um menu especial que os restaurantes servem, normalmente englobam entrada, prato principal e sobremesa, ou entrada e prato principal, prato principal e sobremesa. Já o plat du jour é o prato do dia, que normalmente possui um preço especial, e as opções normalmente são de algum prato tradicional francês. Sobre a comida, também um porém, e sinceramente achei que embora a preparação seja perfeita, na maioria das vezes faltava um pouco de tempero, principalmente na carne quase sem sal... um chef francês daqui nos disse que a crise da Europa tem impactado também na culinária.

- Leve dinheiro extra: Os sites normalmente dizem que as pessoas gastam em média 100 euros por dia, porém é bom não ir para lá com contas muito apertadas. Em Paris é fácil gastar mais do que o previsto, pois você pode ter vontade de ir ao Moulin Rouge, comprar muitas lembrancinhas, alguns itens em Champs Elysées... até, em razão da nova cobrança de IOF sobre cartões de crédito e para deixar a viagem mais segura (não me sinto muito segura carregando muito $$ em espécie), os cartões pré-pagos são ótimas opções. Eles são aceitos em quase todos os lugares, mas é bom lembrar de checar pela internet o saldo, para não se perder nas contas.

O Arco do Triunfo!

Bom, seria possível dar muitas outras dicas, mas este post já está ficando muito extenso.
Na medida do possível, vou postar alguns roteiros que fiz em Paris, para dar mais idéias, e daí informações mais específicas sobre locais.

Bom, estas são as Dicas da Gabi de hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário