Pesquisar este blog

Mostrando postagens com marcador Viagens. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Viagens. Mostrar todas as postagens

9 de julho de 2016

Roteiro de vinhos no Vale São Francisco


Foto: Divulgação

A MGM Operadora está organizando para agosto um roteiro especial para os apaixonados por vinho: uma visita aos vinhedos do Vale São Francisco

Os vinhedos do Vale São Francisco, localizados nas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), são as atrações do roteiro enogastronômico organizado pela MGM Operadora, com saída dia 4 e retorno dia 8 de agosto. O roteiro inclui a apreciação das formas de manejo, as características dos vinhos produzidos na região, passeios de catamarã pelo São Francisco, degustações guiadas e jantares, com hospedagem e aéreo já incluídos no pacote, que tem a consultoria da professora curitibana Rita Faiçal. Um dos pontos altos do passeio será a visita à vinícola Rio Sol, única a produzir vinhos de qualidade internacional na latitude 8º Sul.

Há cerca de  três anos, a MGM Operadora vem dedicando especial atenção a roteiros personalizados, para grupos ou individuais. "Trabalhamos com total dedicação e profissionalismo com objetivo de proporcionar experiências únicas e inesquecíveis", afirma Arnaldo Levandowski, diretor comercial da MGM em Curitiba. "No caso desse pacote enogastronômico para o Nordeste, a harmonização não é apenas com o vinho, mas com todo o conceito da viagem, estendendo esse cuidado inclusive à hospedagem e aos serviços", reforça Levandowski.

Sobre o pacote para o Vale do São Francisco, a consultora Rita Faiçal destaca as peculiaridades de cultivo como um forte atrativo. "A região que produz mais de uma safra ao ano, por conta do clima predominantemente quente, chama atenção em todo o mundo. A qualidade dos vinhos e as belezas da região também são atrativos para quem gosta de conhecer, degustar e entender um pouco mais do universo da viticultura", destaca Rita Faiçal.

Roteiro de viagem

No dia 4, o grupo deixa Curitiba rumo à Petrolina em voo da Avianca e se hospeda no Hotel Quality Petrolina. No dia seguinte o roteiro prevê passeio "Vapor do Vinho", com visita a hidrelétrica (passeio de parco com som ao vivo e almoço no lago de Sobradinho) e também à vinícola Miolo, com degustação de vinho e espumante. No dia 6, um city tour por Petrolina e Juazeiro vai permitir ao grupo conhecer os principais pontos turísticos das duas cidades. Destaque para o jantar na Picanharia Bodódromo, apontado por turistas como o melhor restaurante da região. Dia 7 a atração é o passeio "Rota das Águas aos Vinhos", com visitas a parreirais, fábrica, adega e passeio de Catamaram, com parada para banho e degustações de variedades de espumantes e vinhos reserva da Vinícola Rio Sol. Os viajantes também vão poder conhecer os núcleos irrigados da empresa e a loja da Rio Sol. Dia 8 de agosto, último dia do pacote, é destinado apenas para o retorno a Curitiba.

Investimento

Com hospedagem, aéreo, café da manhã, passeios "Vapor do Vinho", "Rota das Águas aos Vinhos", degustações, city tour em Petrolina e Juazeiro, almoços três almoços e dois jantares, visitas a duas vinícolas, guia, seguro e bolsa de viagem inclusos, o pacote tem investimento a partir de R$ 4.373,00 por pessoa (hospedagem em quatro duplo), mais taxas de embarque. Os valores podem ser pagos com entrada de 30% e parcelamento do valor residual em até cinco vezes no cheque, boleto ou cartão de crédito bandeiras Diners, Mastercard e Visa.

Serviço:

Informações, reservas, detalhamento do pacote e do roteiro podem ser obtidas com a consultora Rita Faiçal. Os contatos podem ser feitos por dois canais: os telefones (41 - 9968-1252/9927-6057) ou pelo email: ritafaical@gmail.com.

Para os apaixonados por vinhos e pela gastronomia, a MGM Operadora possui ainda três outros pacotes, clássicos da alta gastronomia mundial: Peru, Turquia e a França. 

3 de abril de 2016

Praga: o encanto medieval da capital da República Tcheca!


Em 2011 eu passei a Páscoa, em uma cidade encantadora: PRAGA! E como eu nunca escrevi sobre esta cidade, resolvi fazer este post com algumas dicas.

Praga ainda hoje, com o Euro nas alturas, é uma boa opção de viagem, pois como a República Tcheca não aderiu ao Euro ainda, e a moeda tem um valor baixo, a viagem continua sendo uma opção mais barata na Europa, uma vez que $1,00 Euro vale $28,00 CZK (Coroas Tchecas) e $1,00 Real equivale à cerca de $6,50 CZK. 

E quem vai para lá se apaixona... a cidade ainda hoje guarda todos os seus traços de cidade medieval, sendo que na Primavera, após o degelo (o frio de lá é congelante no inverno) mostra todo o seu encanto com os telhados alaranjados das casas e prédios, dos quais se tem uma vista linda do alto da Torre do Relógio Astronômico, no centro da Cidade Velha e um dos pontos mais turísticos da cidade.

Pra chegar lá, dá pra ir de avião ou chegar de trem. Nós optamos por pegar um trem vindo de Viena. A viagem vale à pena e os trens embora mais velhos são bens espaçosos e confortáveis... são cerca de 2horas, uma vez que os trens que fazem esta rota não são trens balas e eles param bastante, porém vale a vista dos bosques e da paisagem da República Tcheca. E se você tiver sorte pode pegar uma cabine inteira para você!

Os bosques no caminho de Praga! Uma região mais rural...
Algumas dicas rápidas e básicas:
1) Procure um hotel próximo à cidade antiga ou à Wenceslau Square. São os locais mais turístico e assim será possível andar sempre à pé, pois pegar taxis tchecos não é fácil!
2) Leve preferencialmente Euros para trocar, mas não efetue troca no aeroporto ou nas casas Western Union ou Check Point, pois nestas os valores que pagam são bastante baixos. Procure casas que não cobrem taxa de intermediação e que o valor esteja mais perto de $25 CZK para $1,00 Euro.
3) Cuidado com pessoas que oferecem fazer troca de câmbio na rua. NÃO ACEITE! Um homem nos ofereceu, porém ao invés de Coroas Tchecas ele queria nos dar Florins Húngaros, que valem 10 X menos!
4) A maioria dos estabelecimentos aceitam cartão, mas é bom ter dinheiro para comprar coisas na rua, principalmente em épocas como Páscoa, quando há várias feiras de rua e artesanato pra comprar.
5) Se gosta de cristais e cervejas, esta é sua cidade!! A República Tcheca é o lar dos cristais Bohêmia e da verdadeira cerveja Pilsen (da cidade de Pilsen!).
6) Aproveite para comer bem e barato! A comida em Praga é ótima e barata! 
7) Se precisar de um taxi, peça para seu hotel ou restaurante chamar. Assim eles já informam o endereço para o taxista. Querer falar ou entender a língua Tcheca é uma atividade quase impossível... rsrs
8) De resto aproveite para conhecer o máximo de lugares à pé, pois Praga é uma cidade à ser percorrida desta forma.

Seguem abaixo algumas idéias dos locais mais legais para se conhecer na cidade. Nós na ocasião decidimos não visitar o bairro judeu da cidade, onde dizem que há o maior museu de arte judaica fora de Jerusalem, tal ocorre até porque durante a Segunda Guerra Mundial os nazistas resolveram instituir ali um "museu de uma raça extinta" levando para lá tesouros retirados de outras sinagogas da Europa. Este local é formado por 6 sinagogas e o antigo cemitério judeu, onde dizem haver lápides de 1400... como estávamos em uma vibe de muita alegria, dias super ensolarados, etc., museus do terror e cemitérios ficaram de fora do passeio... uma opção pessoal!

Mas pra quem quiser conhecer, o Josefov é uma parte histórica da cidade e muito interessante!

Mas segue, e não daria pra deixar de colocar como primeiro ponto turístico o Relógio Astronômico de Praga, na torre da Prefeitura antiga da Cidade Velha e onde as pessoas se juntam de hora em hora para ver o espetáculo (acontece das 9 às 18h), que se inicia com a Morte virando sua ampulheta e em seguida se abrem as duas janelinhas do relógio e saem bonequinhos representando os 12 apóstolos, enquanto as quatro figuras douradas mexem suas cabeças (representando a vaidade, a usura, a morte e a infidelidade). Na época em que fomos, um rapaz também tocava um clarim do alto da Torre, vestido com uma roupa medieval!




A Torre da prefeitura é por sinal um local em que vale à pena subir para ver a cidade inteira de cima. A visita é paga, mas vale à pena pela vista especial do todos os telhados e mesmo do castelo de Praga.

A cidade antiga, com a Feira de Páscoa acontecendo lá embaixo.
Na Prefeitura é possível visitar também as antigas salas de audiência e representação, com lindas pinturas, a capela que protege as engrenagens do relógio e um subsolo labiríntico onde é possível apreciar os antigos vestígios das ruas, lojas e casas de moradores de Praga românica e gótica. (Fica aberto: de segunda-feira de 11h00 às 18h00 e de terça a domingo das 9h00 às 18h00).

Uma das portas de saída no Térreo da Torre

Por sinal, se quiser almoçar os restaurantes na Praça Central não são tão caros e oferecem pratos deliciosos com a vista da torre. Lembro que lá comi um pato delicioso!
De resto vale à pena ficar dando uma longa volta pelas vielas e ruazinhas estreitas da Cidade Velha, ver o teatro, as Igrejas e antigas torres, que serviam de guarda antigamente.

Igreja de São Nicolau

As ruas antigas e cheias de lojinhas maravilhosas: repletas de Matrioschkas (aquelas bonequinhas com uma dentro da outra), cristais, bonecos de madeira e outros artesanatos legais e com bom preço

A Igreja de Nossa Senhora de Tyn ao fundo. Sua fachada fica escondida e semi-coberta pelos prédios da Praça.

A Casa Municipal, onde fica uma das principais salas de concerto da cidade, e uma das Torres ao fundo.

A praça da Cidade Velha
Se estiver rolando uma feira, experimente um Prosciutto de Praga... bom!!
Em seguida, fomos em direção da Ponte Carlos, um dos monumentos mais legais da cidade!! Esta ponte, que estava sempre lotada, é aberta apenas para pedestres e liga o bairro da Cidade Velha com os bairros do Castelo e Mala Stràna. Na entrada da ponte você já passa por uma antiga Torre de Guarda (são 3 torres no total) e em seguida começa a cruzar a ponte, onde há vendedores, realejos, e 30 estátuas de escultura gótica! A ponte por sinal foi iniciada em 1357, sendo um feito de arquitetura gótica! Vale à pena cruzar com calma, para admirar o Rio Moldava e todas as esculturas. Como seriam muitas fotos, vou colocar apenas as que eu mais gostei...

A entrada da Ponte Carlos
Uma das esculturas, com Nossa Senhora e São Francisco de Assis
A estátua de São João Nepomuceno, que foi atirado do Rio Moldava por não querer entregar ao Rei os segredos de confissão da Rainha. Esta é a estátua mais antiga da ponte e dizem que se você tocar nestas duas imagens mais claras, atrai sorte.  
Esta estátua é a única no mundo de um Jesus na Cruz e com inscrições em hebraico: "Santo, Santo, Santo é o Senhor."
No outro lado da ponte, no alto da colina, está o Castelo de Praga, um dos monumentos mais importantes da cidade e que é formado por antigos palácios (com salas medievais), catedrais e Igrejas, pátios e jardins.

O castelo começou a ser construído no Século IX, tendo sido aumentado e modificado durante o reinado do Rei Carlos IV e diversos outros reis, além da imperatriz Maria Teresa de Habsburgo (cuja efígie é possível ver em uma das salas de audiência. Esta é uma mulher que vale à pena conhecer a história...). Depois, o Castelo foi a sede do governo da antiga Tchecoeslováquia e até hoje é onde vive o Presidente da República e a sede do governo do País. Até por isso, há guardas na entrada e ocorre a troca de guardas às 12h no terceiro pátio do castelo.

Vale à pena fazer uma visita interna no Castelo para ver as antigas salas de audiência medieval, uma delas com os símbolos de todas as famílias nobres do reino pintadas no teto, além de conhecer a Catedral e as Igrejas e o Pátio.

O castelo visto de fora
Estes guardas devem ficar de saco cheio destes turistas engraçadinhos...
Um dos salões medievais do castelo. Preste atenção no teto trabalhado e nos lustres antigos... 
Um dos prédios principais do Castelo é com certeza a Catedral de São Vito em estilo gótico. Dentro da Catedral estão alguns túmulos de Santos, reis, de São João Nepomuceno e a Capela de São Wesceslau, com paredes revestidas em ouro e mais de 1000 pedras preciosas e onde é guardado o tesouro da coroa de Praga, que só é colocado em exposição de tempos em tempos. 

Quando visitamos, foi possível ver as Joias da Coroa, formadas principalmente pela Coroa de São Wesceslau, o Orbe e o Cetro. Diz a lenda que se alguém colocar esta coroa sem ter direito ao trono, esta pessoa morrerá depois de um ano... na dúvida mantenha suas mãos longe... rs Este tesouro, que só era utilizado nas coroações fica guardado, pela tradição, sob 7 fechaduras, sendo que cada uma das chaves estaria com uma pessoa diferente, sendo necessário que elas se juntem para abrir as trancas.    

Catedral de São Vito
O monumento no túmulo do Rei Carlos IV
Túmulo de João Nepomuceno. Este túmulo é todo feito em prata e lindamente trabalhado.  
Um dos vitrais em estilo Art Nouveau de Alfons Mucha 
As joias da coroa da Bohémia!


Continuando o conjunto, há no pátio a entrada da Basílica de São Jorge, em estilo barroco, que difere da Catedral pela simplicidade interna, sendo uma igreja com arquitetura bem mais simples e sem tantos ornamentos. Dentro desta Igreja estão os restos mortais de Santa Ludimila, a avó de São Wesceslau.

Basiílica de São Jorge 

Os restos mortais de Santa Ludmila
Além destas duas igrejas, vale à pena passear pelo pátios, jardins e pela Estrada do Ouro, onde dizem que Franz Kafka ía para inspirar-se, sendo esta uma rua onde haviam antigos ourives e alquimistas na Idade Média.

Saindo do Castelo, e ainda deste lado do rio, vale à pena passear pelas ruas e visitar o bairro de Mala Strana, com seus lindos jardins, praças e prédios de arquitetura antiga. Além disto, é neste bairro que fica a Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, onde fica a estátua do Menino Jesus de Praga.

Praga além disto, ainda tem diversos museus interessantes (alguns da Idade Média, de Pinturas, da Tortura, Cristais, etc.), o lindo Museu Nacional no alto da Avenida Wesceslau e o prédio dançante de Praga, que fica à beira do Rio Moldava.

Por sinal, se o tempo estiver bom, é possível alugar um pedalinho para andar no rio.

Museu Nacional de Praga

O Prédio Dançante
Por fim, não poderia deixar de citar o restaurante mais legal e delicioso em que comemos em Praga: o Restaurante Pravek (Stone Age) que fica na Sokolska, 60, Praha 2. Este restaurante delicioso (e super baratinho), fica em um porão e tem temática da Era das Cavernas. Os atendentes são vestidos como homens da caverna e só te atendem se vc fizer barulho e bater sua caneca na mesa! Além disto, fazem um show de encantamento durante o jantar.

A comida é DELICIOSA!!! Tanto que acabamos jantando e retornando para almoçar lá! E é baratinho... na época gastamos uns R$ 68,00 para entrada, prato principal, sobremesa e bebidas para dois... (amigos que estiveram lá no ano passado, confirmaram que continua barato!). Ah, e tem pratos como salmão da Noruega, costeletas de javali... enfim, não deixe de conhecer se puder visitar!!

E assim, me despeço, com um foto de comida e um brinde é claro!

Um dos homens da caverna - garçons... não adianta falar, tem de mostrar o que vc quer!
Salmão da Noruega... dá fome e saudades só de lembrar!
E esta é mais uma Dica de viagens da Gabi e de o que fazer em Praga!! Por que viajar faz bem pra alma!! 


5 de outubro de 2015

Roma: um roteiro para visitar a cidade eterna! Dia 3 - Passeando por Roma

Na primeira sala da Galleria Borghese já somos brindados com o Rapto de Proserpina (Perséfone) de Bernini, uma das obras primas deste mestre... procure um dia na internet as imagens que mostram os detalhes desta obra.

Escolher uma foto para iniciar este post não foi uma tarefa fácil, pois este dia de muito passeios e caminhadas em Roma rendeu imagens e momentos inesquecíveis... começando pela maravilhosa Galleria Borghese.

Relembrando o roteiro deste 3o. dia (Se quiser confira também os roteiros do 1o. Dia e 2o. Dia):

3o. Dia: Galleria Borghese e Villa Borghese, Piazza Del Popolo, Piazza di Spagna, Fontana di Trevi, Panteon, Piazza Navona, Basilica di Santa Maria Maggiore, Basilica di San Pietro in Vincoli, e jantar no restaurante Trattoria Vechia.

Assim, acordamos cedo e fomos caminhando até a Galleria Borghese, que ficava a cerca de 2km do nosso hotel. 

Para visitar a Galleria Borghese eu comprei os ingressos de forma antecipada pelo site (clique aqui). Na verdade você só vai conseguir visitar esta galeria comprando o ingresso antecipado ou fazendo uma reserva para o dia da visita, na hora é realmente impossível, pois eles só liberam a visita de 200 pessoas a cada 2 horas. Caso você pretenda comprar o RomaPass, ele dá direito à visitar até 3 museus e/ou sítios arqueológicos, dando desconto para os próximos (Não dá pra usar no Vaticano, então compre a entrada antecipada no site). A Galleria Borghese é um dos locais mais caros e em que vale à pena usar o RomaPass, porém neste caso você terá de ligar para a Itália e fazer a reserva na galeria ou peça por e-mail ao seu hotel para providenciar isto. Uma das minhas amigas fez desta forma... infelizmente só conversei com ela depois de já ter comprado os tickets.  

Com ingressos comprados antecipadamente, saímos do hotel perto das 8h00, pois nossa reserva era para as 9h00. Seguimos à pé pela Via XX Settembre, que vale muito uma volta, e se você checar o mapa, imagina... sim, nos perdemos no caminho! Quase em cima do horário da reserva tive de ativar o Google Maps para conseguirmos nos encontrar!

Bom, mas apesar de termos nos perdido, foi um imenso prazer andar por Roma naquele dia! A Sexta-feira Santa amanheceu com um dia lindo e ensolarado! E seguimos andando pela rua e parando de tempos em tempos para admirar uma fonte, um palazzo, e tudo mais que Roma tem a oferecer... e olha que é muita coisa!! Roma é simplesmente apaixonante em uma manhã ensolarada!! 

Continuando, chegamos atrasados na Galleria Borghese, assim, tivemos 15minutos à menos para visitar a galeria, pois quando termina as 2horas de cada grupo, eles começam a fechar as portas e lhe encaminhar para a saída... com isto, vimos super correndo a última sala! Assim, tome cuidado e não se atrase para iniciar seu passeio... chegue preferencialmente um pouco antes para pegar seu ticket!

E se você gosta de esculturas e do estilo barroco, especialmente Caravaggio, este é o lugar! Algumas das principais e mais belas peças de Bernini e de Caravaggio estão expostas nesta galeria. 

Rapto de Proserpina
A dica é: tome um tempo e pare para admirar cada obra, pois é incrível e emocionante a riqueza de detalhes que Bernini esculpiu em suas peças, fazendo com que você consiga quase sentir a força que Plutão/Hades utilizou para arrastar Proserpina/Perséfone para sua casa nas profundezas da Terra, a qual é retratada no Rapto de Proserpina.  Apesar de que, minha peça favorita foi de longe Apolo e Dafne, que retrata o momento em que a ninfa Dafte, para fugir de Apolo, se transforma em um loureiro. Por fim, preste atenção nos jogos de luz e sombra que Caravaggio soube como poucos retrar em sua obras!

Apolo e Dafte
"A Verdade revelada pelo tempo" de Bernini (Adorei esta Verdade risonha... tão eu em Roma, rindo pra todo lado!)
Madonna dei Palafrenieri (Madona com criança e Santa Ana)
Há muitas outras obras belíssimas nesta galeria... daria pra encher o post de fotos... mas vamos em frente porque este dia tinha muitos lugares a serem visitados!  

Saindo da Galeria, aproveitamos o dia lindo para andar um pouco na Villa Borghese, que é um grande parque, bem arborizado. Se bem que de lá eu queria dar uma passada no brechó Second Chance (Via Sardegna, 57), sobre o qual eu tinha lido e que vende muito Chanel, Louis Vuitton, Hermès, YSL e outras coisinhas... infelizmente não rolou porque devido à Sexta-feira Santa eles estavam fechados. Assim, fiquei só namorando as peças pela vitrine.

De lá fomos para a linda Piazza del Popolo admirar as igrejas gêmeas, fontes e o movimento deste local, no qual desaguam 3 vias importantes: Via Pipetta, Via del Corso e Via del Babuíno. Lá foi uma daquelas paradas para muitas fotos.

Vista da Piazza del Popolo
As Igrejas gêmeas de Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli
Obelisco Flaminio, do tempo do faraoó Ramsés II, trazido por Augusto do Egito e que ficava no Circo Máximo laá muito antigamente...

Cada um dos lados da praça tem um linda fonte
Seguimos em seguida pela Via del Corso, ótimo lugar para quem quer comprar roupas e acessórios em lojas como Zara, H&M, Stradivarius e muitas outras. Esta rua tem lojas em toda sua extensão, sendo que se você seguir reto irá até o Monumento da Vitória. Como nosso objetivo era visitar outros lugares, nos embrenhamos nas vielas e seguimos para a Piazza di Spagna, com uma parada estratégica em um restaurante para pegar uma "pizza al taglio per portare via" para degustar sentados na escadaria de Trinita del Monti.

Degustar uma pizza enquanto admirávamos a estátua da La Barcaccia e olhávamos o movimento foi um daqueles momentos únicos, em que você se sente integrado à cidade! E havia tanta gente se deliciando com os tiramissus da Pompi que quando retornamos ao nosso caminho paramos na loja pra pegar um tiramissu de morango... delicioso!!!! Não deixe de provar!!

La Barcaccia no centro da Piazza di Spagna 
A escadaria de Trinita dei Monti... muita gente aproveitando o sol para descansar e comer na escadaria 
Não dá pra ficar muito bem comendo e pega de surpresa! Mas a pizza de camarão com alho poró era deliciosa! 
Tiramissu de morango da Pompi... muitos sabores para se deliciar!!
Seguindo pelas ruas mais estreitas e antigas fomos até a Fontana di Trevi, que infelizmente estava fechada para reforma. E como não tinha água correndo, a prefeitura colocou uma passarela para que as pessoas possam chegar bem perto da fonte... mas a fila era gigantesca, então preferimos admirar apenas de longe...  mas mesmo em reparos, este é com certeza um dos lugares mais lindos de Roma!

A majestosa Fontana di Trevi
E caminhando e seguindo sempre em frente, fomos ao Pantheon. Este edifício é uma das construções mais bem preservadas da Roma Antiga e já foi um templo dedicado à todos os deuses e hoje também é uma igreja. A cúpula do Pantheon é famosa, sendo a maior cúpula de concreto não reforçado do mundo. Uma verdadeira maravilha da engenharia, especialmente pela época em que foi construída! E no centro da cúpula há o óculo (abertura), que se abre para o céu e permite que o sol entre e ilumine a parte de dentro.

A cúpula e o óculo do Pantheon
E a tarde linda e com um calor de quase 30 graus convidava à parar em um café para simplesmente admirar a praça e aproveitar para tomar um drink. Esta foi minha primeira experiência com um Aperol Spritz, o engraçado é que eu pedi ao garçom um drink tradicional e ele trouxe este... e na hora que ele me disse o nome eu não entendi direito. No fim, descobri o nome do que estava bebendo por um comentário em uma foto da minha prima Suelen, que morou por muitos anos em Verona e adorava este drink! Bom, depois de saber o nome foi fácil pedir muitas outras vezes durante a viagem...  
Pausa para um Aperol Spritz e um café em frente ao Pantheon. Salute!! 
Do Pantheon seguimos para a linda Piazza Navona. Esta praça oval já foi na antiguidade uma pista de corridas e hoje abriga além de lindas igrejas e prédios, três lindas fontes, sendo uma em cada extremidade e a maior ao centro. A fonte do meio, denominada de Fontana dei Quattro Fiumi a qual possui um grande obelisco, é também uma das obras de Bernini. Esta praça é muito grande, sendo que no local onde ficam os prédios que a cercam, ficavam antigamente as arquibancadas do circo, nas quais poderiam sentar até 20mil pessoas para ver os espetáculos.

A fonte central da Piazza Navona - igreja de Sant'Agnesio in Agone

A fonte central da Piazza Navona - Fontana dei Quattro Fiumi de Bernini
Fontana del Moro de Giacomo della Porta na área sul da praça 
Fontana di Nettuno de Giacomo della Porta - no lado norte da praça
Bolas de sabão para alegrar as crianças 
Até agora não entendi como este cara estava parado e sentado no alto! Cadê o apoio?!?
Enfim, em meio à magia deste local, onde vários artistas de rua realizavam suas apresentações, finalizamos nossa tarde muito felizes. Voltando depois para nosso hotel... aproveitando na volta para passar novamente por alguns lugares no caminho e comprar chocolates em uma loja da Via Nazzionale, até porque logo seria a Páscoa e tal como os brasileiros, os Italianos comemoram com muitos ovos e chocolate este dia. Assim comprei muitos bombons de marcas italianas (Venchi, Baratti Milano, Fiat, Perugina... a maioria de Turim) e inclusive este lançamento, o Grand Ferrero Rocher.

Chocolatinhos para a Páscoa
E pra finalizar bem este dia, seguimos a dica de nossa amiga Alexandra Ongaratto, que entende muito de gastronomia, e fomos comer uma das melhores pastas da viagem no restaurante Trattoria Vechia (Via Ferrucio, 12b/c). A pasta principal servida, que é a especialidade da casa, é uma pasta ao molho amatricciana finalizada dentro de uma enorme peça de queijo parmesão ou pecorino! Totalmente deliciosa!!! A massa e o molho captam parte do queijo, que é aquecido antes... suspiro só de lembrar! Este foi realmente um dos poucos lugares em que saímos completamente cheios... e o melhor, gastando apenas EUR$9,00 neste prato!!  

Bom, seguem fotinhos pra dar água na boca:

Massa sendo preparada

Pasta pronta e servida!!
E foi isto... e na volta para o hotel aproveitamos para nos encantar novamente com a Basílica de Santa Maria Maggiore, que em uma noite de lua cheia é uma visão irresistível.

Então é isto... assim que der eu continuo e coloco as informações sobre os lugares mágicos que visitei.

Esta é mais uma Dica de Viagem da Gabi!