Pesquisar este blog

27 de agosto de 2011

Roteiros em Paris 2: Sacre Coeur, Opera Garnier e Place des Vosges

Continuando nas idéias de roteiros em Paris, mais uma lista de lugares que vale muito à pena conhecer e que se lhe interessarem você pode incluir em seu roteiro.
Algo que esqueci de dizer anteriormente é: Aproveite para pegar mapas de Paris no aeroporto, hotel e lojas. É bom sempre ter ao menos 2 mapas na bolsa, ao menos um para consultar durante os passeios e um para trazer de souvenir.

SACRE-COEUR

Para chegar, desça na Estação de Metrô: ANVERS (melhor) ou ABBESSES.
A Basílica de Sacré Coeur é para nós turistas Linda! Já alguns Parisienses não gostam muito dela, pois acham que ela fere a paisagem com sua estética bizantina. Mas para nós, ela é simplesmente linda e impressionante, além de ter uma das mais lindas vistas de Paris, no alto da colina de Montmartre.
Esta Igreja foi construída pelos parisienses a partir de 1871 como forma de diminuir a dor da nação pelas perdas ocorridas na Guerra com a Prússia. Dizem que desde o início, apesar de ter seus destratores, sempre foi uma igreja muito querida, onde era realizada a adoração do Sagrado Coração de Jesus (daí o nome Sacre Coeur). Em 1980 o Papa João Paulo II esteve na Basílica. Quando visitamos a Basílica, por sinal, estava ocorrendo uma grande campanha pela beatificação deste Papa.
Pra chegar à Basílica, salte na estação Anvers ou Abesses e siga para o Norte, seguindo as placas, que logo você verá a Igreja. Ao chegar à base da escadaria, você tem duas opções: subir a pé ou pegar o “FUNICULAIRE” – bondinho que leva os passageiros até a Igreja, eu escolhi aproveitar o Funiculaire, até para economizar meus pezinhos.
Ao chegar na Igreja tire muitas fotos na frente e aproveite, se quiser para entrar e conhecer. Não são permitidas fotos no seu interior e lembre-se que esta é uma Igreja, então seja educado e mantenha o silêncio ou voz baixa. Nos dias de sol este é um passeio imperdível pela vista.

Interior da Sacre Couer, este é um dos maiores mosaicos do mundo.

Em seguida aproveite para passear no Bairro de MontMartre, que é considerado até hoje o bairro mais boêmio de Paris. Estando de frente para a igreja, pegue a ruazinha na lateral esquerda da mesma, você logo chegará à PLACE DU TERTRE.
Nesta praça você vai encontrar diversos artistas e pintores de rua, que vão se oferecer para pintar seu retrato, desenhar, cortar miniaturas, fazer caricaturas... Se já for a hora do almoço, você pode aproveitar para almoçar, comer um crepes (os franceses, que parecem uma panqueca e são dobrados como um guardanapo... por sinal vale à pena acompanhar a forma como ele é feito).
Neste bairro estão localizadas diversas lojas de souveniers, as quais possuem os melhores preços de Paris (e isto foi confirmado por diversas leitoras do Conexão Paris), aqui eu comprei imãs de geladeira para minha coleção, blusas, pashminas, portas-retratos... Uma leitora do Conexão Paris até postou uma ótima dica, que eu também não consegui aproveitar, por não conseguir encontrar o local: Na esquina da rua Steinkerque com a Rue Rochechouart, na frente da estação de metrô Anvers, existe uma loja que se chama Sympa, a qual está sempre lotada com mercadorias que se encontram amontoadas dentro de caixas. Se você tiver paciência, dizem que achará peças boas, de marcas famosas, a preços irrisórios.
Depois das compras, siga a pé pela rua NORVINS, até chegar na PRAÇA MARCEL AYMÉ, famosa pela escultura do homem atravessando a parede. Continue sempre descendo. Depois de uns 20 minutos de caminhada você chegará a uma grande avenida: BOULEVARD DE CLICHY, na qual você encontrará a famosíssima casa de espetáculos: MOULIN ROUGE. É claro que vale à pena parar para também tirar fotos aqui, e se você estiver interessado em ver um espetáculo durante sua estadia, aproveite para fazer sua reserva. Preferencialmente opte pelo jantar seguido de espetáculo, o preço é alto, mas a experiência vale à pena. Os preços se iniciam em 150 euros por pessoa. Você pode verificar o cardápio e espetáculo no site do Moulin Rouge. Em abril vi o show Féerie! Maravilhoso! O jantar de 3 pratos também é ótimo, foi o melhor que comemos em Paris!
Quanto ao Show, é lindo! Dançarinos ótimos, diversas histórias, grandes cenários que são trocados várias vezes e até uma mulher dançando com cobras em um grande aquário! Mas, um aviso: É um Show de Cabaret, então realmente tem homens e mulheres de peito de fora. De minha parte não achei isto nada apelativo, pois tudo é tratado com muita naturalidade, e nos momentos em que ficaria estranho ou apelativo, as dançarinas ficam totalmente vestidas. Bom, o show tem de tudo, circo, pôneis, palhaços, piratas, música boa e o maravilhoso French Can-Can, que é algo sensacional. Não é permitido entrar com câmeras ou tirar fotos. Também, leve uma roupa especial para sair, pois as mulheres devem estar em traje de passeio (um pretinho básico é perfeito!) e os homens obrigatoriamente tem de estar de sapato, sapatênis não vale!




Na avenida do Moulin Rouge se concentram diversas casas de prostituição, algumas enormes. O Museu do Erotismo também está neste local. Pare para admirar também o Le Chat Noir (O Gato Preto de Paris), cuja placa você verá estampada em várias bolsas e objetos à venda. Eu acho elas um charme por sinal!
Bem próximo ao cabaré está a Estação de metrô: BLANCHE, alguns recomendam que você pegue o metrô e salte na Estação OPERA para chegar ao famoso teatro de mesmo nome, porém só o faça se estiver à fim de visitar a parte interna da Estação de SAINT-LAZARE, existindo diversas lojas que poderão ser admiradas. Caso contrário, continue descendo e você vai andar quase o mesmo tanto por cima para chegar à Ópera.

OPERA NATIONAL DE PARIS GARNIER
O OPERA é um prédio extasiante, talvez o mais belo e decorado de Paris, tanto que em seu interior há uma galeria que lembra a Galeria dos Espelhos do Palácio de Versalhes. É um prédio altamente decorado, e cheio de detalhes, então se você quiser conhecer o interior é necessário ao menos 1 ou 2 horas. Há visitas guiadas no local. Um detalhe interessante, é que este seria o teatro do "Fantasma da Ópera", tanto que o camarote, tal qual na história está reservado para este personagem. O Teatro fecha às 17h00min para visitas. Abaixo seguem mais algumas fotos para atiçar sua vontade de conhecê-lo:




As famosas GALERIAS LAFAYETTE ficam atrás da Ópera Garnier, no BOULEVARD HAUSSMANN, a Printemps também fica por aqui, então se estiver interessado em fazer compras em uma destas lojas aproveite. Em viagens assim é difícil conseguir retornar aos lugares...
Uma pequena dica: Se há um lugar em que você pode vir a se perder em Paris, é neste Bairro! Então todo o cuidado é pouco e vale à pena usar o google maps do celular se você tiver! Nós nos perdemos aqui e isso atrapalhou bastante o passeio.
Saindo do teatro, dobre à direita e siga pelo BOULEVARD DES CAPUCINES para chegar à IGREJA DE MARIA MADALENA. No caminho tire uma foto do famoso OLYMPIA, imortalizado com EDITH PIAF. Saindo da Igreja, siga em frente em direção à PLACE DE LA CONCORDE, virando à esquerda na RUE SAINT HONORE. Continue em frente. Você chegará à PLACE VENDOME. Nesta praça você verá um grande Obelisco com a estátua de Napoleão no alto. Nesta praça localizam-se o famoso HOTEL RITZ e várias lojas de grife. Após, siga pelo sentido oposto, atravesse a RUE SAINT HONORE até chegar à RUE DE RIVOLI. Esta rua passa ao lado do Jardim das Tulherias que é um passeio lindo também, mas eu deixaria para visitar no dia em que você for ao Louvre, se for agora, aproveite! Este jardim é cheio de estátuas interessantes que retratam cenas da mitologia. A Rue de Rivoli também é um ótimo lugar para comprar souvenirs, embora os de Montmartre sejam mais baratos.
Siga pela Rue de Rivoli e a partir daí siga em frente até chegar ao PALAIS ROYAL. Próximo a entrada da Praça das Pirâmides do Louvre há uma estátua de Joana D’Arc. Após a visita aos jardins do PALAIS ROYAL pegue o metrô (estação em frente) e siga para a estação: BASTILLE.

PLACE DES VOSGES
Chegando à Praça da Bastilha, você estará no local onde ficava a famosa fortaleza de mesmo nome. Ali você encontrará a COLLONE DE JUILET (Obelisco), e a OPERA DE PARIS BASTILLE. Ainda na estação de metrô você poderá ver um pedaçinho da antiga fortaleza, com um painel explicativo. É só isso mesmo..., Com ajuda de um mapa você chegará à famosa PLACE DES VOSGES. Uma praça com simetria perfeita, sendo uma de suas casas a MAISON DE VICTOR HUGO.

MUSEU D’ORSAY
Principalmente se for uma quinta-feira (quando o Museu fica aberto até as 22h) e você gostar de arte moderna e impressionista, este é um ótimo passeio. Eu realmente não conheci este museu, pois não deu tempo e entre o Louvre e ele, preferi o primeiro, mas é um dos passeios mais citados da cidade, e parece ser pequeno, então é possível conhecê-lo em cerca de 2h. Para chegar deve se pegar o metrô e saltar na estação de mesmo nome. Me recomendaram muito a visita a Ala do Impressionismo onde é possível ver as obras de Monet, Renoir e acho que Toulouse Lautrec também poderá ser visto lá. As obras de Van Gogh também marca presença neste museu, o qual foi construído sob uma antiga Estação de trem.

Bom, depois de percorrer todo este roteiro, eu recomendo apenas um bom jantar e descanso para se recuperar para o próximo dia.

Bom, estas são as Dicas da Gabi para mais um roteiro!

7 comentários:

  1. Uma dúvida.. Eu sempre uso o Google Maps no meu Iphone. Dá pra levá-lo e utilizar a internet dele como faço no Brasil? Ou isso depende da operadora?

    ResponderExcluir
  2. Oi Karina, é bom ver com sua operadora primeiro, pois na Vivo eu sei que se você utilizar 1MB no exterior você paga em torno de R$ 29,00. Às vezes, pode haver opções de planos especiais para você usar durante sua viagem. No momento, como estou nos EUA, durante algum tempo, preferi contratar o serviço de um telefone pré-pago aqui mesmo, pois o valor compensa. Porém, em uma viagem curta isto muitas vezes não vale à pena (contratar o serviço de uma operadora no exterior), então é melhor ver com as operadoras daqui. De resto, em Paris você encontra mapas da cidade impressos em todos os lugares, eu recomendo sempre ter um com você, pois eles são bem fáceis de ler. O único lugar complicado mesmo é o bairro da Ópera Garnier, o restante é bem simples.

    ResponderExcluir
  3. Entendi.. vou pesquisar nas 4 operadoras, talvez eu tenha que fazer uma plano pó pago então. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi, estou para ir em novembro e estou meio perdia do que é perto de que, para nao ficar fazendo zig zag.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, para facilitar a organização de roteiros eu sempre utilizo o Google Maps, sendo interessante jogar os pontos que vc quer visitar e ir incluindo os mesmos em um mapa, assim vc pode verificar a distância dos mesmos e também do seu roteiro final do dia.
      Quantos dias vc irá passar em Paris?
      Eu tenho um roteiro pronto que utilizei na minha viagem, porém sempre lembre que é bom pesquisar os pontos de seu interesse, para que a viagem saia a seu gosto e cumpra o objetivo de encantá-la! Abraços.

      Excluir
  5. Meninas uma dúvida: alguem aqui que ja foi a Paris e visitou a Opera Garnier saberia informar se o lugar abre pra visitacao todos os dias ate as 17:00 hrs ou somente as quartas, sabados e domingos ate as 15:30( com visita guiada)? Queria comprar antecipado mas no site so me da a opcao de visitas guiadas nesses determinados dias.... :/
    Beeeijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathalia, a Opera está aberta todos os dias das 10 às 17h e basta chegar e comprar o ingresso no local. Quando eu visitei lembro que a fila não era muito grande. No site é bem possível que só esteja disponível a venda de ingressos para as visitas guiadas, dado que as mesmas tem número máximo de pessoas. No Conexão Paris publicaram um post específico deste local este ano (http://www.conexaoparis.com.br/2015/02/20/tudo-sobre-a-opera-garnier/). Abs, boa viagem e não deixe de visitar a ópera, pois vale muito à pena esta visita.

      Excluir