Pesquisar este blog

23 de maio de 2015

Ciao Itália!!!! Algumas dicas, curiosidades e fatos para você organizar sua viagem...

O Foro Romano com o Coliseu ao fundo
A alguns posts atrás eu disse que estava saindo pra ganhar o mundo... bom a viagem foi para o velho continente, destino: Itália!!

Bom, foram muitos dias viajando, um total de 13 cidades visitadas (uma na Suiça), e muita experiência adquirida neste meio-tempo... e como este é um blog de Dicas, nada melhor que compartilhar o que aprendi. Então, antes de começar a falar de roteiros e de cada cidade visitada, seguem algumas dicas para que você possa começar a organizar sua viagem.

1) Os 4 itens imprescindíveis:
Eu já detalhei estes itens em um post anterior (Clique aqui) e continuo listando eles nos meus itens imprescindíveis, pois na Itália foram de muita importância. São eles:
Um toque de cor e estilo!
Uma Pashmina: até dá para comprar mais uma lá, mas o bom é sempre carregar uma consigo, até porque elas são muito úteis e práticas: podem ser usadas como manta no avião ou no trem, um travesseiro improvisado, uma manta pra se sentar no chão, te cobrir e proteger da garoa (acredite, foi muito útil em Pompéia), proteger do frio, dar um toque especial no visual... e se esquentar, você amarra na bolsa e segue em frente! 
O mais legal na Itália, é que os homens também as usam (e o resultado é muito chic). Então, meus queridos amigos (aqueles que ainda não usam...), abram suas mentes, tirem o preconceito e sejam estilosos e chics na Italia usando uma bela pashmina como cachecol (claro, bom gosto na escolha da cor é essencial, viu!).
- Um Squeeze: Toda cidade italiana tem fontes na rua, assim dá para abastecer seu squeeze de graça. Não tenha medo: eu bebi a água das fontes em todos os lugares que visitei e não tive nenhum problema!   
- Ecobag: se em SP o PROCON está brigando com a lei que determina a cobrança das sacolas de plástico em supermercados, esta já é a regra na maior parte da Europa há muito tempo. A idéia é de que as pessoas reutilizem suas sacolas ao invés de ficar sempre pegando novas, preservando assim o meio ambiente. Então, preferencialmente, compre um modelo de tecido que dê para carregar na bolsa e não pague por sacolas em supermercados. E o bom é que elas podem ser muito úteis para comprinhas em feiras, carregar papéis, etc.   
- Um tênis muito confortável: anda-se muito na Itália! A maior parte das atrações encontra-se na área central das cidades e é possível fazer boa parte dos percursos à pé. Mas, para isto, você precisa de disposição e um bom tênis ou sapatilhas confortáveis! Assim, priorize o conforto e deixe saltos altos ou sapatos mais apertados para a noite e priorize o uso de tênis, sapatilhas e sapatos confortáveis, até para evitar tropeços e acidentes de percurso...
Ah, e a técnica da foto acima do joelho continua sendo uma boa opção se vc não quer mostrar os tênis e quer parecer elegante!

2) A língua:
A língua é o italiano, é claro!
A questão é que para quem vem de um país de língua latina, às vezes conseguimos entender algumas palavrinhas e de acordo com os dias até nos acostumamos e entendemos mais, já que algumas palavras muitas vezes são parecidas com as nossas.
Bom, a dica é que caso você não fale a língua, o importante é ao menos tentar gravar algumas palavras e expressões importantes, como "com licença", "obrigado", "olá", "Bom dia", "direita", "esquerda", "onde é/como chego a...".
O BabLa criou um Guia de Sobrevivência com algumas frases e expressões de sobrevivência, que dá para baixar e imprimir ou salvar o arquivo no celular e levar com você (Clique Aqui), outra sugestão é um dicionário de viagem.
Alguns pontos apenas: "Ciao" é a saudação mais usual tanto na entrada quanto na saída dos lugares (às vezes eles falam algo como "Cia - o" na saída); o "Buon Giorno" é utilizado o dia inteiro (manhã e tarde), sendo que à noite a saudação será o "Bona sera", seguido do "Bona seratta" quando você está indo embora à noite; o "Buona note" é para quando você vai para cama, então é mais difícil de ouvir.      

3) Organize seu roteiro e vá de Trem
Por que minha dica é ir de trem: porque a maior parte das cidades da Itália são servidas por trem e as estações normalmente são bem centrais.
Assim, se você não quer perder tempo, quer viajar confortavelmente e chegar na cidade e partir para conhecer seus pontos turísticos, priorize os trens!
É um meio barato e fácil de viajar! É possível chegar na estação com uns 30 min de antecedência, comprar seu ticket no totem, validar (Validar o ticket é imprescindível, não esqueça, senão você pode ser multado), verificar a plataforma, subir no trem e partir para o outro lado da Itália! Bom, eu adoro os trens e fiz toda esta última viagem neles.
As principais companhias de trem são a Trenitalia (estatal e que tem muitas linhas, especialmente regionais) e a Ítalo (mais moderna, mas com menos destinos). Sempre verifique os horários do trem e disponibilidade de destinos nos sites das companhias antes de ir para a Estação!
Outra forma legal é de carro, pois desse jeito você consegue passar em pequenas cidades onde não passa trem, especialmente na Toscana e no Vêneto. A única questão é que normalmente pode ter uma taxa pesada por devolver o carro em um lugar diferente e você terá de achar um lugar para estacionar, sendo que em muitas cidades os carros não entrem no Centro da cidade.    

4) Roupas:
O estilo dos italianos é clássico, com roupas bem cortadas e de caimento perfeito!! 
Por sinal, prepare-se para ver os homens mais bem vestidos da sua vida... acho que a elegância deve ser transferida no sangue dos homens italianos, pois desde o Sr. de 80 anos ao adolescente, dificilmente você vê um homem mal vestido! A verdade é que eles sabem combinar cores e mesmo quando utilizam cores fortes, elas se combinam entre si no visual. 
Enfim, se quiser estar no estilo dos locais, arrume sua mala priorizando roupas mais clássicas, jeans, blazers, trenchcoat, etc. Você não vai ver muitos locais de calças destroyed... 

5) Pizzas e Panini:
Pizzas e Panini (Panini é o plural de Panino), costumam ser algumas das melhores opções para uma refeição rápida durante os passeios ou mesmo algo mais barato. 
Prepare-se para se surpreender com o sabor da comida! No caso dos Panini, há várias combinações sempre, como rosbife, prosciutto crudo, cotto, parma, bresaola (um presunto seco e curtido), salame, mortadela, além de queijos diferentes...
As pizzas, também são vendidas em vários sabores. O detalhe é que uma pizza de 6/8 pedaços é normalmente vista como um prato individual, a exceção é de quando ela é pedida como aperitivo ou primo piatto.
Também não dá para esquecer das deliciosas pizzas a taglio, que escolhe e compra um pedaço. São ótimas para parar em um banco ou praça para saborear.
Ah, e para comprar qualquer tipo de comida para levar e não comer no local é só pedir e informar que é: "per portare via".             
Uma questão na alimentação que me chamou a atenção e deveriam adotar aqui é a pouca quantidade de sódio na comida, pois andando bastante e comendo esta comida com pouco sódio, mesmo que aproveite os doces, dá pra se ver uma diferença.

6) Café da Manhã

E para finalizar não dá pra deixar de falar na Collazione, o café da manhã, pois nada como começar o dia com um delicioso Brioche (Croissant) de Ciocollato (chocolate), Marmelata (geléia) ou Crema (creme) e um café. Este é o café da manhã base na Itália.
A dica é, não deixe de experimentar um capuccino por lá, pois é algo diferente, com um leite cremoso... ai, saudades... rsrsrs
Ah, e normalmente adoçante não está disponível nas mesas e cafés e restaurantes, e a opção mais utilizada é o açucar demerara ou seja cristal de cana de açucar...
E acredite, mesmo com este café da manhã e comendo muitas massas, a maior parte das pessoas são magras...         



Bom, acho que o principal era isso... e os próximos posts serão de roteiros e dicas das cidades que eu visitei... não deixe de visitar para ler!

Estas são mais algumas Dicas da Gabi para você se preparar para sua viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário