Pesquisar este blog

14 de novembro de 2011

Onde Comer e Beber em Curitiba: Favoritos da Veja X Favoritos da Gabi

Eu sempre gostei de aventuras gastrônomicas! É meio assim: abriu um restaurante novo em Curitiba, Eu e o Douglas já queremos conhecer!

Por isso até, tantos posts gastrônomicos no blog. E por sinal estes são os posts mais acessados, o que demonstra que tem várias pessoas interessadas neste tipo de informação!

Mas vamos lá, a Revista Veja lançou no final de agosto, a revista e os vencedores do "Comer & Beber 2011-2012" e desde então eu estava querendo publicar minha lista, até porque com algumas opiniões eu não concordei muito. Eu demorei para lançar a minha versão desta lista, porque é necessário algum tempo para pensar quem realmente mereceria em minha opinião as notas e a recomendação como melhor.

Algumas das indicações e decisões da Veja merecem total concordância, porém com outras não deu para concordar (especialmente com a categoria Café Colonial!). Então vamos lá:

O Chef do Ano escolhido pela Revista Veja foi Junior Durski, do Durski e Madero, com este é necessário concordar, até por todas as ações feitas por ele neste ano, como a reabertura do Durski, a expansão do Madero...

- Melhor francês:
- Escolha da Veja: Île de France
-Recomendação da Gabi: Bistrot do David

Lagosta aos Camarões com risoto ao brie e camarões
Muito embora o Île de France tenha uma grande tradição, quando penso em culinária francesa o nome que me vem à cabeça é o Bistrot do David, hoje Bistrô do Davi e da Giovanna. Na comida do Chef David você percebe o melhor da culinária francesa e a grande genialidade que aquele povo tem para inventar sabores a ainda apresentá-los de uma forma irresistível. No Bistrot do David você irá provar o melhor da culinária francesa e especialmente de Montmartre!

- Melhor restaurante árabe:
- Escolha da Veja: Le Liban
- Recomendação da Gabi:
Aqui tenho que concordar com a Veja, o Le Liban vem se destacando nesta categoria. Próximo a ele, na Rua Schller tem o Cantinho Árabe, outro restaurante árabe muito bom. Destaco apenas que a culinária árabe, em minha opinião, anda meio fraca na cidade. Uma amiga minha também recomenda o Restaurante do Patrício, que fica na Francisco Rocha, mas este eu ainda não conheço.

- Melhor Cozinha Italiana:
- Escolha da Veja: Trattoria Boulevard
- Recomendação da Gabi: Cantina do Délio:
Se você está querendo cozinha italiana tradicional, minha recomendação é pela Cantina do Délio.
O restaurante é tão bom nesta área que recebeu o Selo Ospitalitá Italiana (Certificado de Qualidade Italiana conferido pela Câmara Italiana e pelo Instituto de Turismo da Itália), ou seja, é inegável a qualidade e tradição do restaurante nesta área. E, como sou descendente direta de italianos pela parte paterna, a meu ver, conforme meu sangue italiano afirma, eu voto no Cantina do Délio pela melhor cozinha italiana. Avisando que aqui a comida são os clássicos italianos, servidos à la carte e em sua maioria porções individuais.
Bom, mas se você estiver a fim de algo ainda mais clássico, e principalmente se estiver com pessoas de fora em casa, não desmereça os restaurantes de Santa Felicidade, pois eles não teriam tanto tempo de história se não fossem bons. Então, para comer radichio com frango e polenta, nada melhor que o Madalosso.
Eu também destaco o PaneOlio na categoria italiana, mas é uma comida um pouco mais requintada e não tão tradicional.

- Melhor japonês:
- Escolha da Veja: Kan Cozinha Japonesa
- Recomendação da Gabi: Ippon e Tatibana:
De cozinha japonesa nós Curitibanos entendemos! O que não faltam na cidade são boas opções de culinária japonesa. E, se for para ressaltar duas das que eu mais gosto, cito o Ippon e o Tatibana. Ambos, tanto pela culinária excelente, quanto pelo ambiente que é ótimo! Em qualquer um dos dois você com certeza se sentirá satisfeito. Eu também gosto do Taisho, porém normalmente ele é bastante lotado, mas se esta for sua opção não deixe de experimentar o shake no shimeji, que é um salmão com cogumelo shimeji.
Bem mais simples, mas também uma boa opção, principalmente para almoço, ali no Shopping Estação é o GO!, que embora seja citado como cozinha asiática, na hora do almoço serve principalmente comida japonesa.

- Melhor Oriental:
- Escolha da Veja: Lagundri Contemporâneo
- Recomendação da Gabi: o Lagundri também!
O Lagundri é sem sombra de dúvidas o melhor oriental, além de dispor de um ambiente todo especial para um jantar a dois ou com amigos, tanto que está também listado na minha lista de 5 Restaurantes mais Românticos da Cidade. Destaco também o Koh Thay, que serve culinária tailandesa. Aviso que os pratos de lá são bastante apimentados e eu ainda prefiro o sistema do Lagundri, em que eles perguntam o nível de picância que você quer.

- Melhor Pizza:
Escolha da Veja: Mercearia Bresser
- Recomendação da Gabi: Baggio Pizzaria e Focacceria:
na minha opinião a pizza da Baggio é a melhor de Curitiba! Curitiba tem muitas pizzarias ótimas, mas a Baggio é especial. A Mercearia Besser também é muito boa, a Mercearia Anos 30, e mesmo a Clock's (onde eu sempre peço pizza), mas a Baggio é Baggio. Para quem gosta de pizza mais "industrial", a Pizza Hut e a Domino's ãmbém são legais, destaque aqui para o pedido das terças-feiras, que vem em dobro! Eba, é pizza para não dar briga!


- Bom e Barato:
- Escolha da Veja: Cantina do Délio
- Recomendação da Gabi: PaneOlio
No bom e barato resolvi eleger um restaurante que tem preços muito justos e é barato para o tipo de comida que serve. O cardápio pode ser consultado no site. Aqui também cito a Bella Banoffi, lugar maravilhoso no Alto da XV, em que você pode almoçar, jantar, tomar um cefé ou simplesmente comer a deliciosa torta banoffi e tudo com ótimo preço.

- Melhor peixe e frutos do mar:
- Escolha da Veja: Bar do Vitor
- Recomendação da Gabi: Bar do Vitor e os Vitors
Os restaurantes do Vitor já são reconhecidos pela qualidade e por serem uma referência na cidade na área de peixes e frutos do mar. Eu também destaco nesta categoria o tradicional Peixe Frito, que dispõe de um buffet muito bom de frutos do mar, o rodízio do Albatroz (mas se prepare para ficar empanturrrado!) e o Restaurante Peixinho. O Peixinho por sinal, tenho alguns amigos que toda vez que vem a Curitiba querem comer lá, eu pessoalmente recomendo o peixe ao molho quatro queijos.

- Melhor Carne:
- Escolha da Veja: Madero Steakhouse
- Recomendação da Gabi: Madero, é claro!
Madero já é sinônimo de qualidade em carnes. Escolha um Madero e sua carne favorita e você não vai se arrepender! E não esqueça de pedir o palmito. Se quiser experimentar novidade e um ambiente diferente opte pelo Maderoland, que fica na Comendador Araújo e cheque o post neste blog (clique aqui).
Na parte de carnes, se você gostar de cortes argentinos, recomendo também o Tierra del Fuego, que também é muito bom.

- Melhor Sanduíche:
- Escolha da Veja: Missouri Gourmet Deli
- Recomendação da Gabi: Kharina e Peggy Sue
A categoria sanduíche em Curitiba também é bastante complicada, pois o que não faltam são opções ÓTIMAS! Tendo que escolher alguém, opto pelo tradicional Kharina, que é especial e nostálgico, e pelo gourmet Peggy Sue. No Kharina experimente o Classic Rock ou os Club Kharina (quem nunca visitou o Kharina da Batel às 7h00 da manhã após a balada, não teve juventude!). E no Peggy Sue você pode optar por criar seu sanduíche ou escolher uma receita já pronta.
Também não posso deixar de destacar os ótimos: Porco Nobre (agora com loja na Rua 24H), Waldo X-Picanha (adoro o de Filet Argentino) e a Hamburgueria do Vicente.

- Melhor Contemporâneo:
- Escolha da Veja: Manu
- Recomendação da Gabi: Vila Roti
Eu ainda não conheço o Manu, que vem sendo muito aclamado, porém o Vila Roti já se tornou um dos meus restaurantes referência para levar amigos. Normalmente o Chef Fábio sempre me surpreende pelo sabor dos pratos e nós gostamos também do fato do restaurante só servir cervejas especiais e várias curitibanas. Já foi objeto de post (clique aqui) e eu continuo recomendando, até mesmo para a realização daquele jantar especial do grupo de amigas! (eu já fiz isso e deu certo)

- Melhor Variados:
- Escolha da Veja: Durski
- Recomendação da Gabi: Forneria Copacabana
O Forneria também já foi objeto de post (clique aqui) e pode até não ter um cardápio tão variado quanto requintado como o Durski, porém é possível você experimentar diversas coisas por lá, desde uma pizza, um ceviche, um robalo, uma massa... enfim, o cardápio tem variedade! O ambiente é tudo de bom e também serve cervejas curitibanas (que cada vez ganham merecidamente mais espaço!), então é o local que recomendo.
Outros igualmente recomendáveis são Bistrot Duchamp e Terra Madre, mas ainda não conegui conhecer.

- Melhor Carta de Vinhos:
- Escolha da Veja: Durski
- Recomendação da Gabi: Durski
Minha amiga Aura costuma usar a expressão "Não sabe brincar" para aquelas pessoas, produtos e serviços que são tão bons que é impossível comparar com outros. Bom, o Durski tem a maior e acho que melhor carta de vinhos da cidade, consegue até fazer jantares harmonizando apenas Dom Perignon, ou seja, a expressão se aplica completamente a este restaurante!

- Melhor Costela:
- Escolha da Veja: Nyck Costela no Rolete
- Recomendação da Gabi:
Eu não vou optar nesta categoria, pois realmente desconheço os restaurantes. Mas todos os amigos sempre recomendam este restaurante e o Costelão Curitiba, ali na Chile. Point da madrugada!

- Melhor Café Colonial:
- Escolha da Veja: No Kafe Fest
- Recomendação da Gabi: Couer Douce
Esta a meu ver foi a maior injustiça da Veja, até porque foi decisão em voto de minerva! Se você conversar com quase todo mundo que frequenta cafés coloniais e conhece a Couer Douce, ele irá lhe dizer que é lá que está o melhor café colonial da cidade, é isto. Opinião quase unânime! A No Kafe Fest é um lugar bom, porém a variedade e qualidade da Couer são insuperáveis. Deixa homens e mulheres felizes, pois dispõe de varidados doces e salgados. E no verão, recomendo que você experimento os sorvetes!

Em um próximo post entrarão as demais categorias, é que senão este post ficará MUITO gigantesco! rsrs

E o que você acha? Concorda com a lista?

Estas são as Dicas da Gabi de onde se comer e beber em Curitiba!

7 comentários:

  1. Olá Gabi, tudo bem?

    Delicioso o seu post.

    Já que você fala de comer e beber bem em Curitiba, gostaria de te convidar a conhecer o Baltazar Champagnerie e Bistrot.

    O espaço possui uma proposta bem interessante. Diferente de tudo o que eu já vi, o Baltazar - Champagnerie & Bistrot é um espaço para quem gosta de celebrar os prazeres da vida. Com gastronomia assinada pelo renomado chef Alexandre Bressanelli, a casa oferece ao público as melhores opções da bebida mais charmosa e festiva de todos os tempos.

    http://www.facebook.com/baltazarchampagnerieebistrot

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ana,
    Já está minha lista de lugares a conhecer, até porque fica muito perto da minha casa. Pretendo visitar a Baltazar Champagnerie tão logo retorne ao Brasil, após maio.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi, conhecemos outro dia o Pane Olio por indicação aqui do teu blog e adoramos!!
    Teu blog já virou nosso guia de gastronomia (para não Curitibanos que adoram as várias opções da cidade, mas ficam muito em dúvida onde ir).
    Volta logo!!
    Beijos da Carol

    Ah, gostei da opção ai de cima da Ana Laula!!

    ResponderExcluir
  4. Ola Gabi
    Tudo bem?
    Então sou novo em CwB, vou fazer um ano de namoro
    qual restaurante me indica?
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, depende do que você está querendo, se for algo bem romântico e do tipo que impressiona, e tendo em vista o calor eu recomendo o Bistrot do David, Forneria Copacabana ou PaneOlio, são restaurantes muito bons e que servem diversas opções culinárias.
      Bjos,Gabi

      Excluir
  5. Muito legal a proposta, parabéns pelo site! Vou tentar o koh thay hoje, recomendação sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você goste Alice! A comida deles é meio apimentada(como toda comida tailandesa), mas muito boa!

      Excluir