Pesquisar este blog

28 de novembro de 2011

O lado gastronômico dos Beer-Bares de Curitiba

Post Atualizado em 22/01/2013!

Curitiba já é considerada a meca de cervejas especiais no Brasil, e a cada dia temos novos homebrewers e novas cervejas sendo lançadas.

E na onda destas cervejas, também temos novos espaços surgindo, dedicados a servir estas cervejas especiais. Lugares estes que vem fazendo bastante sucesso, pois tem aumentado em muito o número de apreciadores destas cervejas.

Esqueça as pilsens comuns como Skol, Antarctica, Brahma, Kaiser, etc., estou falando de cervejas trapistas, stouts, porters... Birra Baladin, Delirium Tremens, Bodebrown, Way, Junka beer e outras cervejas especiais (e com preços especiais, também...).

Como meu marido é um grande apreciador de cervejas especiais, acabou que já visitamos e conhecemos grande parte destes lugares, mas como eu realmente não consigo gostar de nenhum tipo de cerveja acabo aproveitando mais as opções de comidinhas destes lugares.

Então, segue uma lista dos lugares onde você pode apreciar cervejas especiais em Curitiba e algumas dicas de acompanhamentos, até porque beber de "barriga vazia" nunca é recomendável!

Destaco que nos dois primeiros os garçons são muito bons e dão boas dicas de cerveja, então aproveite!

1. Clube do Malte
No Clube do Malte é possível degustar muitos tipos de cerveja tanto curitibanas quanto internacionais (por estes dias eles estão fazendo um especial com chopps La Trappe, Delirium e outros). É um lugar bem legal, tanto pelo ambiente, frequentadores, atendimento e culinária. A culinária por sinal é destaque! Na hora do almoço eles servem um buffet delicioso por quilo e se você der sorte pega um dia em que estejam servindo o molho gorgonzola (é possível consultar o cardápio do dia no Guia do Almoço). À noite, a casa possui um cardápio com vários tira-gostos, bruschetas, entradinhas e sobremesas. Eu destaco principalmente os bolinhos de bacalhau e de feijoada, pois são grandes e muito bons! E se depois deles você ainda quiser uma sobremesa, vá de brownie, que não irá se arrepender (é aquele da foto do início do post), pois o brownie da casa é algo especial, que leva cerveja porter na receita. Aos sábados, o clube do malte ainda serve feijoada e pratos típicos.
Avisando, normalmente este não é um bar de paquera, mas os frequentadores são bons, até porque é o povo que gosta de cerveja especial, cerveja especial é cara... logo... but, não é local de paquera e o que você mais vai ver são grupos de homens se divertindo em clubes do bolinha!

2. Cervejaria da Vila
A carta de cerveja da Cervejaria da Vila é considerada como uma das melhores da cidade, se não for a melhor, e nos últimos tempos a casa tem investido bastante em culinária. É um lugar menor também, mas bastante aconchegante, em que você sempre encontra bastante casais, grupinhos de amigos, aqui você vê mais mulheres, mas mulherada que também aprecia cerveja especial (são poucas como eu que só acompanha...). Dentre os pratos disponíveis, eu destaco a batata suiça e a porção de pastel de costela e de carne seca, que são muito bons, além de agora eles terem também hambúrgueres muito bons. O atendimento deste bar é destaque, pois os garçons realmente entendem do assunto cerveja, então estão sempre prontos a dar boas dicas e são simpáticos.

3. Templo da Cerveja
Vou citar o Templo da Cerveja neste post porque não dá para falar de beer bar em Curitiba sem citá-los, mas lá você vai encontrar apenas opções de queijo, amendoins e alguns salgadinhos! O lance deles é cerveja mesmo! Então fuja para o Waldo X-pichanha que fica ao lado ou para o Kharina em frente para comer alguma coisa. Mas se você quiser cerveja especial, lá você encontra. É um bom lugar para comprar presentinhos deste tipo!
Se você for conhecido, também fica sabendo dos jantares de harmonização deles, daí tem comida sim! E comida harmonizada com alguma cerveja especial!

4. Sheridan's
O Sheridan's nasceu com a idéia de ser um Pub no estilo irlandês e ele leva jeito mesmo! Aqui você não encontra uma carta de cervejas tão extensa, mas tem bons títulos. Os petiscos também são muito bons e se você quiser dá ainda para passar no Peggy Sue ou no Taco El Pancho antes do Sheridan's.
O Sheridan's também é balada, tem uma galera legal de frequentadores e bandas boas que tocam por lá. Se você der sorte pode ver um show da Stereo 33 que é uma das bandas que costumam tocar de vez em quando na casa e da U2 Cover.

6. Hop'n Roll
O Hop'n Roll é uma casa mais animada e que toda semana tem alguma banda ou músico convidado que aparece por lá para dar uma canja. O ambiente também é agitado por conta da galera que que faz cerveja e que gosta de se reunir neste local. As opções culinárias não são muitas, mas valem à pena. Eu destaco principalmente a chapa de carne, que é sempre gostosa e bem temperada!

Mas por enquanto são estas as principais opções que destaco.
E nos encontramos por aí, quem sabe em uma delas!
E se você tiver mais algum lugar para destacar é só me contar! Só não vale ser o Mondo Birre, pois este perdeu a "vocação cervejística" e anda com uma carta pequena...

Esta é mais uma Dica da Gabi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário