Pesquisar este blog

7 de novembro de 2011

Exposição TITANIC: Uma viagem ao passado


Uma boa dica para um passeio diferente na cidade, é visitar a exposição TITANIC: A Exposição - Objetos Reais, Histórias Reais, que está disponível para visitação no Park Cultural do Shopping Barigui, entre os dias 28/10/2011 a janeiro/2012.


A Exposição é formada por objetos que foram retirados do navio naufragado em 19 de abril de 1912, recriações de ambientes do navio e especialmente de quadros, fotos e filmes que contam a história da concepção do navio, seus ambientes e de alguns dos personagens que fizeram parte da tragédia.

A exposição vale sobretudo pela parte das histórias das pessoas envolvidas na tragédia, contada a partir de objetos pessoais encontrados no navio e informações, que fazem você descobrir que muitas pessoas acabaram naquela viagem por acaso, em decorrência de outros acontecimentos que estavam ocorrendo na Inglaterra... (se eu contar tudo perde a graça!)

As recriações de ambientes também são ótimas, especialmente do quarto da 3ª classe e mesmo do da 1ª. Também é impossível não ficar pasmo ao verificar que vários objetos de louça conseguiram permanecer intactos, podendo serem vistas as louças em que eram servidas as refeições das diversas classes do navio e notar como havia mesmo uma grande divisão.

Mas o que eu achei mais legal foi que: na entrada você recebe um cartão que é uma réplica do bilhete de passagem do navio, nele há diversas informações sobre um dos passageiros que esteve presente, incluindo a classe em que ele viajava, os motivos da viagem, seus acompanhantes, etc. E no final da Exposição há um quadro com o nome de todos os presentes, separados por classe em que viajavam e em que é possível checar se seu personagem se salvou ou não.

Ah, não deixe de sentir o aroma dos frascos de perfume que foram resgatados no navio, e que ainda exalam um pouco de fragância mesmo após passados mais de 85 anos submersos.

Serviço:
Titanic: A Exposição - Objetos Reais, Histórias Reais
ParkShoppingBarigüi – ParkCultural
Informações: 4003-6464
Abertura para Público: 28 de outubro
Horários: De segunda à sexta das 11h às 21h (acesso à exposição até as 20h).
De sábado, domingo e feriados das 10h às 22h (acesso à exposição até as 21h).
Ingressos: Inteira - R$ 30,00 / Meia-entrada - R$ 15,00 / De 0 a 2 anos – grátis
Saiba mais:
www.titanicaexposicao.com.br

Esta é mais uma Dica da Gabi!

Um comentário:

  1. Oi Gabi! Acabei de conhecer seu blog e gostei muito! Sou curitibana e vivo aqui fazem 28 anos...mas confesso que tem MUITA coisa da nossa cidade linda que eu ainda não conheço. Vou ficar ligada nas suas dicas =) Beijinhos!

    ResponderExcluir