Pesquisar este blog

4 de julho de 2015

Trem Noturno Milão a Roma: Vale a Pena?


Continuando meus posts sobre a Itália, resolvi dar minha opinião sobre esta que foi uma das questões que mais me criou dúvidas quando estava escrevendo meu roteiro. Então vamos lá:

Eu poderia responder a pergunta do título deste post com um simples: "Não!" ou talvez "Não me convide para passar por isto novamente!", mas acho melhor dizer que esta é uma questão que deve ser muito bem pesada, pois pode valer como uma forma de se economizar o hotel ou mesmo de estar em Roma super cedo... porém é necessário contar com um ponto muito importante: Vc não vai conseguir dormir! Quem sabe com um miosan ou outro remédio você até consiga, porém como Roma não é o ponto final, você pode adormecer demais e ir parar em Nápoles sem querer.  

Assim, deixa eu contar minha experiência com esta viagem e daí você decide se vale ou não à pena.

Primeiro de tudo o histórico:
De Milão a Roma é possível viajar em um trem rápido, que demora cerca de 3h a 3h30 nos trens do tipo Freccia ou pegar um Intercitynotte, que demora de 7h a 8h para chegar em Roma e no qual é possível reservar uma couchette, que nada mais é do que um beliche. 

As cabines do Intercitynotte costumam ser assim, tendo 4 couchettes. (foto do blog www.passeiosnatoscana.com)

O Intercitynotte, claro (e descartando viagens de avião), é a forma mais em conta, além de chegar em Roma entre 6h00 - 7h17, ou seja, bem cedo! Sendo também uma forma de economizar uma noite de hotel.    

Bom, estes foram os principais motivos de eu ter resolvido embarcar no trem noturno, bem como o fato de ter lido e ouvido algumas opiniões dizendo que seria uma viagem aceitável... alguns diziam para fugir desta enrascada, mas resolvemos ter um pouco de espírito aventureiro... 

Agora: a Experiência:

Chegamos na Estação Porta Garibaldi em Milão, cerca de 21h30h, vindo de Como. Eu havia lido que esta estação fechava às 21h00, porém até por ingenuidade não pensei que isto incluísse os banheiros da estação... mas a verdade é que fica tudo fechado, só estando disponível as máquinas automáticas de água e lanchinhos. Por isso, leve um livro ou tablet com ebooks para passar o tempo e ir ao banheiro antes de chegar lá!

Bom, nos sentamos nas poucas cadeiras disponíveis e ficamos lá aguardando. De tempos em tempos um levantava para checar o painel e se a plataforma já havia sido designada. Como era a noite da terça-feira na Semana Santa, muitos italianos e estrangeiros estavam no salão principal da estação aguardando e acompanhando o painel também e esperando para embarcar. 

Às 22h45 veio o susto: o painel começou a informar que nosso trem iria atrasar 5 HORAS!! Não seriam 1 ou 2 horas, mas 5 horas presos em uma estação toda fechada, sem banheiros e sem quase nenhum cantinho disponível para descansar com algum conforto e dignidade... ou seja, bateu o desespero!!

As pessoas desceram para a parte de baixo onde já estávamos, e foram mais de 100 pessoas, indignadas, tentando entrar em contato com o serviço de informações da Trenitalia para reclamar...  um caos!

De repente, lá por 23h10, o painel mudou de novo! E começou a apontar o número da plataforma e que o trem estava no horário. O que acarretou aquela correria de todos para a plataforma, já que nosso trem chegaria em 7 minutos! E o trem realmente só atrasou uns 2 minutos...

Bom, o trem chegou, embarcamos e nova surpresa: um rapaz já havia deitado em um dos nossos couchettes... como o stress anterior já tinha sido grande, somando-se à espera e o cansaço das 23h , aquela nova situação não foi nada engraçada... mas depois de um tempo, tudo resolvido. Eu e o Douglas resolvemos ocupar os dois couchettes do lado direito e os outros dois passageiros ficaram do lado esquerdo.

Explicando, no Intercitynotte é possível escolher entre cabines mistas ou femininas. Como eu viajava com meu marido, pegamos uma cabine mista, mas com isso, viajamos com mais 2 homens junto. Tome cuidado ao fazer a escolha, pois uma moça na cabine ao lado da nossa, viajando sozinha, acabou ficando com mais 3 homens, sendo que uma deles não parecia muito feliz com a situação...

Em seguida foi a hora de escovar os dentes, e o banheiro do trem era péssimo e já estava meio sujo. Sorte que não precisava trocar de roupa. Nesse aspecto, já embarque usando uma legging ou calça de montaria, para ficar confortável e tentar dormir. Eu levei também um trench-coat, que por ser comprido servia como cobertor (até porque o trem tem cobertor, mas ele está "lá"... na sua cama junto com o travesseiro... e gera a maior dúvida se foi higienizado...), além de uma pashmina, que podia servir de manta ou mesmo para cobrir o travesseiro para dormir.

Quanto a dormir, eu até tentei, porém tem uma luzinha entre azul e branca que fica ligada o tempo inteiro na cabine, e somando isto com todo o movimento e barulho do trem... foi impossível! Pior até mesmo que a viagem de avião... pois eu adormecia e acordava o tempo inteiro. Pelo menos, nossos dois colegas de cabine não roncavam...

Em resumo, desembarcamos em Roma Tiburtina às 7h17 da manhã, cansados e meio zumbis! Nestas horas você percebe os milagres que um bom capuccino e um brioche de chocolate podem fazer com um ser humano que dormiu pouco e que havia jantado um pedaço de pizza às 20h00 da noite anterior... quase mágico!!

Porém, a verdade é que havíamos chegado à ROMA!! A Cidade Eterna!! E a empolgação era tanta, que após o café da manhã  (delicioso) que tomamos na própria estação o cansaço foi sendo esquecido aos poucos! Algumas horas depois, ao vermos o Coliseu na nossa frente ele desapareceu por completo!... mas isto é história para outro post...   

Então, este é o relato da minha experiência... deixo para você decidir se vale à pena embarcar nesta aventura, pois dependendo do seu roteiro pode ou não valer à pena. Só escolha bem a cabine e suas roupas antes de embarcar, porque trocar de roupa na cabine ou no banheiro é meio fora de cogitação...

Se quiser informações detalhadas sobre os trens na Itália, consulte este post do blog Passeios na Toscana.

E esta é mais uma Dica da Gabi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário