Pesquisar este blog

12 de julho de 2015

Madalena de Pinhão - Para alegrar os dias frios de Curitiba!


Adoro quando o inverno chega em Curitiba, principalmente porque inverno significa uma coisa = PINHÃO!

O delicioso fruto da Araucária é um dos meus ingredientes de inverno favoritos... quase tudo fica bom com pinhão! Tente jogar um punhado no meio do strogonoff para ver a diferença.

E ontem, como eu estava inspirada para usar meus dotes culinários, resolvi fazer uma das minhas receitas favoritas de pinhão: a Madalena de Pinhão! 

Dá um pouquinho de trabalho, pois é necessário descascar bastante pinhão, mas vale à pena! e o resto da receita é bem simples.

Então vamos lá:


Ingredientes:

Massa 
- 400g de batata cozida com sal
- 200g de pinhão
- 2 gemas
- sal a gosto

Recheio
- 300g de carne moída
- 1 cebola
- 3 tomates maduros sem pele picados
- 1 dose de cachaça ou whisky (eu gosto de usar Whisky!)
- 150g de pinhão descascado e picado
- 1 lata de creme de leite (gosto de usar o light da Nestlè)
- sal e pimenta a gosto
- salsinha e cebolinha a gosto
- Ervas de sua preferência (manjericão, alecrim...)

Finalização
- 100g de batata palha
- Pinhões inteiros
- 50g de queijo ralado 

Um refratário de vidro de 20X30

Modo de Preparo:

Massa
Esprema as batatas, até não restarem pedaços. Adicione os pinhões triturados e misture bem. Junte as gemas e o sal e misture até formar uma massa. Reserve.

Recheio
Doure a cebola com um pouco de óleo ou azeite e depois junte a carne moída e cozinhe até que ela comece a secar. Em seguida junte o pinhão e a dose de cachaça/Whisky. Misture, e deixe reduzir em fogo baixo até a bebida quase secar. Em seguida junte um pouco de sal e pimenta. Em seguida coloque o tomate e deixe cozinhar em fogo médio até que forme molho e restem poucos pedaços de tomate. Coloque uma pitada de açúcar (este é o segredo pra não deixar o olho ácido: sempre coloque uma pitada de açúcar quando usa tomates). Após coloque o sal. pimenta, ervas e deixe cozinhar uns dois minutos em fogo baixo. Desligue o fogo, junte o creme de leite e prove, acertando o tempero se preciso.
Coloque a massa de batatas no refratário, abrindo ela para forrar o fundo e laterais com uma colher. Coloque o recheio, polvilhe com um pouco de queijo, cubra com a batata palha e polvilhe o restante do queijo, finalizando com os pinhões inteiros para a decoração.
Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média e asse por 25 a 30 minutos, até as bordas e o queijo dourarem.
Sirva quente.

Rende em torno de 4 porções.

Para harmonizar, tome um vinho com mais corpo como um Merlot ou Malbec ou uma cerveja com uma pegada tostada, como uma Black IPA ou Stout.  

Se quiser também testar algo diferente com pinhão, experimente a receita de Hambúrguer de alcatra com Pinhão. (Clique aqui).

Esta é mais uma Dica da Gabi!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário