Pesquisar este blog

16 de janeiro de 2015

Poco Tapas: comida memorável e divertida!

Para iniciar os posts de 2015, escolhi o restaurante mais "diferente" da cidade! E, entenda-se que uso esta palavra em seu melhor sentido, de algo diferenciado realmente.

Foto divulgação do site.
E uma ída ao Poco Tapas implica em provar sabores e texturas inusitadas e descobrir do que a culinária molecular é capaz quando empregada por um chef talentoso como o chef Fabio Mattos, um verdadeiro alquimista das panelas.
A proposta do restaurante em si é algo simples: servir Tapas, ou seja, pequenas porções. Até por isso a melhor pedida é o menu degustação, a fim de poder provar tudo de melhor que o chef pode criar.
O atendimento deste restaurante também é algo diferenciado, pois os garçons conhecem realmente o seu serviço e sabem do que estão falando ao fazerem suas indicações.

O menu degustação, formado por 10 tapas reduzidos e mais 5 sobremesas, em que a pipoca "bafo de dragão" é item obrigatório, é servido em bom ritmo e o chef vai à mesa explicar cada um dos pratos.

Bom, eu fui lá com meu maridão e mais dois casais de amigos, que merecem menção por serem tão ou até mais apaixonados por gastronomia do que eu: a Aura e o Zé e Alexandra e Dudu! Super companhias para se experimentar uma gastronomia diferente!

Bom, começamos com os Shots da casa, que são um início quase obrigatório, afinal, provar uma caipirinha em que a vodka foi transformada em uma bolha e os demais ingredientes encontram-se em pó e só se misturam na sua boca é algo imperdível. Também recomendo testar o martini de nutella, servido da mesma forma. Seguem necessárias fotinhos neste caso para ilustrar:

As caipirinhas são as verdes e o martini de nutella em azul!
Mais caipirinha!!
Em seguida, após confirmarmos o menu degustação veio a entrada e quer algo mais inusitado que um pão de feijoada, servido com um delicioso molho pesto! 

pão de feijoada com molho pesto. 
Em seguida iniciamos os pratos do nosso menu e cada um deixava nossa assembléia de comensais sempre admirados além de gerar muitas risadas, já que alguns dos pratos pareciam inacreditáveis, tanto na apresentação quanto no sabor! Gerando aquela vontade de quero mais!!
Vamos lá à seqüência... e não liguem que as fotos não fazem tanto jus quanto deviam à cada um dos pratos:

Ceviche com ovas de shoyo! O shoyo é transformado em ovas e se mistura na boca com o sabor refrescante e levamente adocicado do ceviche, gerando um pouco de sensação salgada.

Ravioli molecular de tomate. O tomate é transformado em massa e no meio colocado um recheio de queijo, feito também pelo chef. Um dos pratos mais deliciosos do menu! 
Tartar de mignon com azeite de oliva em pó. Fabuloso!!

Polenta ao leite de coco!

Era uma delícia, mas infelizmente não consigo me lembrar do nome... rsrs 
Para limpar o paladar antes de retomar os pratos, um refrescante sorbet de vodka com limão com espuma de bombom sonho de valsa! Esta bola é feita com nitrogênio liquido e fica soltando fumacinha... dá até pena de quebrar para comer. 

Quirera de chedar com pancetta e ovo de codorna. O preferido do meu marido! 
Croquetes de jacaré com marshmallow molecular de shoyo. Bom!!!!

Meca grelhada com molho mediterrâneo. Lembrando que a Meca é também chamada de piranha do mar, então tem como ser ruim? 

Linguiça de contra filet com bolacha chocante e molho de Jack Daniels e coca cola! O pureé embaixo é de queijo gorgonzola.  
Bulgogi coreano sendo preparado na chapa.

O bulgogi finalizado. O ultimo prato deste jantar perfeito!
Como eu disse o menu degustação é formado por 10 tapas reduzidos, mas mesmo assim, foi divicil aproveitar a sobremesa como ela merecia, até porque eram mais 5 sobremesas!!! Uma queijadinha fabulosa melhor do mundo, cheesecake desconstruído (no pote), pudim de Jack Daniels e mousse de chocolate!

E quando você acha que acabou, vem a sobremesa! 
Ah, tinha ainda a obrigatória pipoca bafo de dragão, que tem gosto interessante e que você tem de experimentar!

A pipoca envolvida em seu nitrogênio líquido.
Obrigatoriamente você tem de começar a mastigar, senão ela queima sua língua! E daí o resultado é a fumacenta saindo das narinas!
No final, ainda experimentamos o café, que é uma espécie de mousse ou espuma. Interessante!!

Café molecular. Prove e me diga depois o que achou.
Enfim, o jantar foi algo memorável, tanto que não resistimos a retornar lá no ultimo Restaurant Week, até porque queríamos tirar a prova se era tão maravilhoso quanto lembrávamos, e era sim:

Pratos do último Restaurant Week 
Bom, vá preparado, pois o jantar degustação custa mais de R$ 100,00 por pessoa (não tenho certeza do preço atual), então, para a maioria é algo para momentos especiais. Mas, no melhor estilo de que a impressão de caro depende muito do quão satisfeito você está no final, saímos de lá satisfeitíssimos com a conta.

Então, um brinde final, e vocês terão de ir lá conferir pra tirar a prova!

  

Serviço:
Poco Tapas Curitiba
Av. Vicente Machado, 2786
Batel - Curitiba, PR
(41) 9682-8758


Esta é mais uma Dica da Gabi e a primeira de 2015, pra inaugurar bem o ano!
E desejando um super 2015 para todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário