Pesquisar este blog

6 de outubro de 2013

Dicas de Nova York: lugares essenciais para seu roteiro na Big Apple

Times Square
Dicas de Nova York é algo que não falta, mas resolvi mesmo assim escrever as minhas dicas, até para falar de alguns lugares muito legais que acabei conhecendo por causa de dicas de amigos e blogs. Assim este primeiro post é mais sobre passeios, até porque como esta foi a nossa primeira ída a Nova York, resolvemos optar por um roteiro SUPER turístico e aproveitar ao máximo os vouchers do New York City Pass.

Pra começo de conversa, achei que a temperatura de Nova York influencia em muito na viagem. Não vou dizer que não fiquei encantada, mas acho que não fiquei tão encantada quanto poderia ter ficado, pois querendo ou não é complicado ficar super animada para andar, andar e andar com uma sensação térmica de 40 graus e você só pensando no ar condicionado do hotel! Então minha primeira dica é: a menos que você goste e/ou esteja muito acostumado a temperaturas de 35 graus e sensação térmica de 40, evite viajar para Nova York no mês de julho e até metade de agosto, pois o calor é realmente quase insuportável! Fora que por ser a época de férias americanas, a cidade também está mais super lotada que o normal! Mas, se você gosta de muito calor, vá e aproveite! Como boa Curitibana, já cheguei a conclusão de que só voltaria para lá na primavera ou outono.

Mas mesmo com todo o calor, como boa apaixonada por filmes, não tinha como não ficar encantada pela Big Apple, principalmente quando passávamos por algum lugar e eu lembrava de algum filme. Como em frente à biblioteca pública em que eu olhei para a rua e já vi o cenário de "O Dia Depois de Amanhã" (tá, eu gosto deste filme.).

Como eu disse, escolhemos fazer um roteiro bem turístico para visitar os pontos mais famosos, principalmente todos os que são listados como as principais atrações da cidade, então fomos a muitos museus, Estátua da Liberdade, Grand Central Station e andamos bastante. O roteiro eu escrevi com base no site NovaYork.com, que já citei em outro post (clique aqui) e que funcionou muito bem!

Pra cumprir este roteiro ajudou muito a localização do hotel, o Best Western Plus President at Times Square (clique aqui), que fica na 48th, entre a 8th e a Broadway (pra quem já conhece NYC, é na rua da mega loja da Hershey's e da M&M na Broadway). O hotel é legal, porém não tão confortável, mas dada a localização, é perfeito para quem gosta de andar e quer conhecer os principais pontos turísticos, pois é possível ir à maioria à pé. Os quartos e banheiro são bastante pequenos, mas como ponto de parada é perfeito e a cama é boa!

Optamos também por comprar o New Yor City Pass, que dá direito a visitar 6 das principais atrações da cidade, incluindo o MET e a Estátua da Liberdade e pulando a maioria das filas. Para comprar, você pode entrar no site e comprar antecipado ou deixar para adquirir na primeira atração que visitar. Com o bloquinho em suas mãos é só ir apresentando as folhinhas para economizar um pouco de tempo e dinheiro! E como tínhamos comprado, visitamos todos os pontos que tínhamos direito! rs 

Sendo assim, segue minha listinha dos lugares que mais gostei, é quase um roteiro... No próximo post eu coloco uma listinha de restaurantes/lugares pra comer e lojas que achei bem legais.

Central Park
Andar pelo Central Park é algo meio mágico! Afinal o lugar é quase mítico, já que é difícil encontrar alguém que nunca ouviu falar deste parque. E no meio do calor e da agitação da cidade é quase um oásis verde de calma e temperatura mais agradável. O Central Park é enorme e lá dentro há muitas atrações, como o Strawberry Fields (citado na música de John Lennon), campos de beisebol, um Zoo, lagos onde é possível alugar barcos motorizados para brincar, campos lindos para fazer piquenique e muitos passeios onde andar.

Strawberry Fields - uma homenagem a John Lennon no meio do Central Park

Conservatory Water - para alugar um barquinho motorizado no verão
Como o American Museun of History e o MET ficam em frente ao parque, em lados opostos, é possível aproveitar para passear a caminho destas duas atrações.
No nosso último dia também resolvemos fazer um piquenique, e, apenas um conselho, cuidado com os esquilos! Sério, eu vi muitos esquilos quando morei em Chicago e todos eles eram muito medrosos, mas os esquilos de NYC parecem estar totalmente acostumados aos visitantes do parque. Tanto que quando paramos no parque para nosso piquenique um deles veio em nossa direção, muito interessado e com a maior cara de quem estava disposto a roubar nosso lanchinho. Sorte que tínhamos uma ameixa preta conosco e ele se contentou com ela.
E o esquilo agarrou a ameixa e saiu correndo... bom era isto ou ele ía atacar o nosso queijo... 
Então, se quiser fazer um piquenique cuidado com os Esquilos! rs E para comprar comidinhas passe em uma deli da região, um mercadinho ou uma Duane Readers e aproveite um belo dia no Central Park.

American Museun of History


Este é um museu muito legal para levar as crianças! É um grande museu dedicado a desvendar os segredos dos povos e da natureza e mostrar a origem das coisas. Eu ainda prefiro o Field Museun de Chicago, porém mesmo assim, se você gosta de história natural, conhecer mais sobre povos diferentes, como os índios e povos do pacífico e aprender mais sobre animais este museu é bem legal, principalmente a sessão de dinossauros, que possui muitos fósseis quase inteiros pra ver.
Reserve algumas horas para visitar, pois embora não seja tão grande quanto o MET, possui bastante sessões em que são apresentadas várias regiões do mundo, povos indígenas, além de animais dos mais diversos habitats. Embora eu não aprecie muito, as recriações de habitats feitas com animais empalhados são interessantes para conhecer melhor o local em que cada um daqueles animais reside/residia. 

Times Square
Times Square
Como não se apaixonar pelas luzes que brilham na Times Square?
Seja dia ou noite, tudo é iluminado e você se vê cercado por grandes telões de neon, luz e movimento. Tudo é brilhante, lindo! E é impossível não querer conhecer e visitar as lojas, aproveitar os musicais, ver as pessoas diferentes que circulam por lá tentando ganhar uma graninha... tem desde cantores de música country apenas de lingerie, atores vestidos de aliens e predadores, desenhos animados e outros. E há uma multidão indo pra lá e pra cá a noite inteira! Reserve algumas noites para andar por ali, pois é o centro de tudo. Também tem vários ótimos restaurantes na região e algumas das melhores redes como Planet Hollywood, Bubba Gump, Hard Rocky, T.G.I Friday's, Olive Garden, além de lojas muito legais de roupas, maquiagem, acessórios e lembranças.

Um Predador e um Alien no meio da Times Square

Grand Central Terminal ou Grand Central Station (E 42nd Street & Park Ave)

 O maior terminal ferroviário do mundo, não é só um terminal com mais de 44 plataformas onde param cerca de 100 linhas vindas de muitos lugares dos EUA, é também uma espécie de espaço cultural da cidade, onde as pessoas vão para passear, almoçar e procurar alguns itens especiais.
O terminal foi construído em estilo beaux-arts, com colunas em mármore, lindos lustres e é um lugar mágico, onde dá vontade de parar para ver o movimento e pessoas de todos os estilos indo e vindo de todos os lados, sendo impossível também não lembrar das cenas dos tantos filmes que foram filmados ali (o último que me lembro é a cena de flash mob em Amizade Colorida!).
E dentro do Terminal de 3 andares, há diversas lojas (uma enorme Apple Store, entre outras), ótimos restaurantes (falam muito do Oyster Bar e o Michael Jordan Steak House) e um mercado com frutas, carnes e outras comidinhas que são de deixar qualquer gourmet com água na boca.
Achei este um passeio imperdível!



Crysler Building
E saindo do Grand Central Terminal, você se depara com o Crysler Building, um dos prédios mais lindos de Manhattan em minha opinião! Para ver a linda cúpula deste prédio é necessário subir no Top of the Rock ou no Empire State Building.

Fifth Avenue
Na loja da Louis Vuitton até o T-Rex tem a sua bolsa!
A rua mais chique de Nova York é tão chique que é a única na cidade que é escrita com seu nome por extenso.
Ali é possível encontrar todas as grandes lojas e redes, tanto as mais "populares" como H&M, Forever XXI, Abercrombie e Hollister, quando Louis Vuitton, Henry Bendel, Prada, Gucci e a Tiffany & Co. (onde quase todas as mulheres querem parar para tirar uma foto).
É uma rua extensa, e é quase obrigatório fazer o caminho ao menos entre o Empire State Building até o Guggenhein (é uma looonga caminhada...), que fica ao lado do Central Park. Por isso, se tiver tempo deixe para passar várias vezes por aqui! E não tenha medo de entrar nas lojas, pois o preço, principalmente das grandes redes não muda muito, a única coisa é que algumas não fazem promoções neste local.

MET - Metropolitan Museun (1000 Fifth Avenue)

Impressionante!!
O MET é um museu enorme e com uma coleção que impressiona pela diversidade, encantando a todos!
O museu dispõe de peças greco-romanas, egípcias (múmias, joias, sarcófagos e até a recriação de um templo egípcio), uma sessão inteira de arte medieval com a recriação de uma igreja, e muita arte da renascença, barroca, neoclássica, impressionistas, modernos... e ainda arte de povos diversificados, como indígenas, do pacífico e muito mais! Destaco a linda coleção de ovos Fabergè!
Em minha visita, passamos cerca de 7 horas andando pelo museu e mesmo assim foi necessário escolher o que ficaria para trás, já que no final do passeio nossas pernas começaram a falhar... rsrsr
Mas não deixe de conhecer, pois a coleção é tão diversificada que é impossível não gostar! E com certeza você verá algumas daquelas peças e pinturas que já viu muitas vezes em livros e filmes.
Não deixe de visitar a loja do museu, tem coisas muito interessantes por lá, pois o museu fabrica joias e outros produtos baseados nas principais coleções expostas.

O templo egipcio
A sessão da Idade Média. Este portal foi trazido direto de uma Igreja espanhola.
Ovos Fabergè

Estátua da Liberdade (pegue a balsa no Battery Park)

Vista do high line de Manhattan vista da balsa a caminho da Estátua da Liberdade!
Quase chegando...
Já li em vários blogs que este passeio não valia à pena... que o gasto de tempo não compensa... etc., mas sinceramente, se é sua primeira vez em NYC e você gosta de atrações turísticas, não deixe de ir, pois é uma grande emoção ver a famosa estátua pela primeira vez! Além de que a vista que você terá de Manhattan também compensa o passeio. Minha dica é chegar cedo, pois nas primeiras viagens pela manhã o movimento não é tão grande (piora muito perto das 11h)! Deixamos este passeio para um domingo e chegamos antes das 10h, assim quase não tinha fila e passamos rapidinho pelas verificações de bolsas, raio-X e tudo o mais.


É importante dizer que o ingresso do New York City Pass só dá direito a ir até a ilha, sendo necessário adquirir o ingresso para subir no pedestal e na estátua antes de embarcar no barco. Na ilha não é possível adquirir este ingresso, e por isso se você esqueceu de comprar, já era!
Na volta aproveite para andar um pouco pelo histórico parque de Battery Park ou siga para Wall Street.

Wall Street

A região de Wall Street fica no sul da ilha e possui vários mapas que indicam o local das principais atrações. É o coração financeiro de New York.
Não deixe de visitar o prédio da Bolsa de Valores, a estátua do Charging Bull (o Touro) e andar pela região dos grandes prédios administrativos e da Justiça.
E não esqueça de tocar nas "bolas douradas" do touro, pois dizem que dá sorte e atrai dinheiro... por via das dúvidas... rsrsrs

Memorial 11/09 (Marco Zero)


O marco zero é formado por dois grandes monumentos com cascatas e circundado por muros com os nome das vítimas do 11/09 no local onde se encontravam as Torres Gêmeas.
Ao entrar no Marco Zero, lembre que esta não é uma atração turística comum, pois ela está ali mais do que tudo para lembrar das 2.983 vítimas dos ataques que aconteceram ao World Trade Center e em 11/09 (no ataque às Torres Gêmeas, ao Pentágono, na queda do avião na Pensilvânia e no ataque terrorista que ocorreu em 1993).
É um lugar para um certo silêncio, respeito e para lembrar o como nosso mundo mudou depois daquele dia... pois o mundo mudou muito, mesmo que seja nas filas enormes de segurança que temos de enfrentar hoje em dia.
Ao redor do Marco Zero, estão sendo construídos novos prédios do complexo World Trade Center, especialmente o One World Trade Center que será o prédio mais alto das Américas.

Top of the Rock


O Top of the Rock possui uma das vistas mais lindas de Manhattan, até porque é possível ver a cidade em 360 graus.
Eu visitei este lugar durante a noite, quando é possível ver toda a cidade iluminada, mas se retornasse, acho que voltaria durante o dia para poder ter uma vista melhor da cidade.
A vista é realmente linda e dá para aproveitar principalmente para ver o topo do Chrysler Building e tirar fotos, muito embora as paredes de vidro atrapalhem um pouco o flash.
Se for até lá prefira calças, pois venta bastante e a menos que você use uma saia reta, há chances de pequenos acidentes... bom, você pode também aproveitar para tentar imitar Marylin Monroe se for de saia rodada... rs
Aproveite para ir às diversas sacadas e níveis, pois a vista é diferente em cada um.
Não há tempo máximo para permanecer lá em cima, mas é bom lembrar que o último elevador sobe às 23h e o local fecha à meia-noite.
Aproveite as imagens e conversa do elevador!

MoMa - Museum of Modern Art


Starring Night de Vincent Van Gogh - vale à pena parar para ver!
O museu de arte moderna de NYC possui também uma coleção diversificada, mas como o nome já diz é voltada a artistas modernos, possuindo também grandes obras de artistas impressionistas, cubistas, etc.
Na minha opinião os destaques do museu são os vários quadros de Van Gogh e principalmente de Picasso, além de telas de Miró, Monet, Leger e Klint. No jardim externo do museu, também há várias esculturas muito bonitas, entre elas uma de Miró que vale muito à pena ver.
Bom, meu conselho é que você analise o mapa do museu e visite aquilo que lhe parecer interessante, a menos que você realmente aprecie todos os tipos de arte moderna...
Preste atenção à tela Hide-and-Seek do pintor polonês Pavel Tchelitchew, é fantástica pela quantidade de figuras que foram pintadas, sendo que de cada ângulo é possível ver uma forma e figura diferente.

Hide-and-Seek de Pavel Tchelitchew
Joan Miró - no jardim do MoMa
St. Patrick's Cathedral
Quando visitamos NYC a St. Patrick's Cathedral estava em reformas e por isso não foi possível admirá-la completamente, porém, mesmo em reforma, é uma igreja que merece ser visitada. E na frente dela está uma das entradas do Rockfeller Center, mais especificamente o local onde é montada a grande árvore de Natal e o ringue de patinação e que no verão vira uma fonte com um restaurante para sentar e aproveitar o sol e calor.

Empire State Building





Uma vista sensacional, é isto que lhe espera no Empire State Building e mais ainda do que isto, a chance de subir em um dos edifícios mais retratados no cinema e se sentir quem sabe como Meg Ryan e  Tom Hanks em Sintonia de Amor. Se estiver acompanhado, deixe se levar pelo romantismo do lugar!
Simplesmente aprecie a vista, pois é possível ver o Central Park e até a Estátua da Liberdade de lá.

High Line e Chelsea Market


 O High Line foi um dos locais mais legais e uma das surpresas mais inesperadas que conhecemos na nossa viagem. Inesperado, porque muito embora eu já tivesse ouvido falar que era o parque do momento em New York, eu simplesmente não esperava gostar tanto deste lugar.
O High Line foi criado no local onde antes existia um dos trilhos de trem mais importantes de NYC, o qual cortava a cidade e levava produtos da região portuária até as lojas e armazéns do lado oeste de Manhattan. Com o tempo esta linha de trem passou a perder a importância do abastecimento e não era mais tão utilizada e o mato começou a crescer, então os habitantes da região formaram um grupo de amigos do High Line e passaram defender a idéia da criação do parque.
Ele é uma espécie de grande calçadão suspenso, que vai da W 30th St (entre a 10th e a 11th Ave) até a Gansevoort St já no Meatpacking District, sendo que os melhores lugares para acessar o parque são na W30th St ou na W 14th St., existindo elevadores para subir nestes locais.
A trilha tem mais ou menos uns 2,5km, sendo legal percorrer com calma de uma ponta a outra, e apreciar a vista do Rio Hudson, as obras de arte no caminho, as construções, a vegetação... e o mais legal é que foram construídas fontes no local para molhar os pés e espaços tipo mercados onde o pessoal da região vende comidinhas e sua arte. Se o dia estiver calor aproveite para tomar uma paleta ou um sorvete de sabor diferente que você encontra por lá.
Não deixe de visitar este parque, pois é realmente uma das atrações mais legais de NYC.

High Line: em um dos pontos do parque há uma espécie de mercado montado onde antes havia um dos pontos cobertos da trilha do trem.
Ah, e eu recomendo que você suba pela 30th, para que no final do parque possa visitar o Chelsea Market, uma espécie de Mercado Municipal, mas bem mais hipster, já que é formado por várias lojas que vendem especiarias, doces, frutos do mar, massas, cafés e muitas coisas legais! Mas vou falar mais dele no próximo post, já que comi neste lugar a melhor lagosta que já comi na minha vida!

Espetáculos da Broadway

É claro que uma visita a NYC não seria completa sem ao menos um espetáculo da Broadway!
Eu aproveitei para ver Phantom Of the Opera, que sempre foi um dos meus musicais favoritos, mas a cidade oferece musicais e espetáculos para todos os gostos e embora sejam caros, não deixe de ver ao menos um, pois um musical da Broadway é realmente um espetáculo diferenciado, uma verdadeira superprodução. Phantom por exemplo, completou este ano 25 anos em cartaz no mesmo local, o Majestic Theater.
Recomendo que se você quiser muito ver algum espetáculo específico já adquira os ingressos de forma antecipada pela internet. Dá para comprar no site do teatro ou no site Broadway.com (neste há uma taxa de serviço), podendo deixar para adquirir os tickets de outros espetáculos na loja da TKTS na Times Square, onde é possível conseguir ingressos no dia do espetáculo com até 50% de desconto, mas sendo necessário ficar em uma fila que pode chegar a mais de 1 hora e na loteria para saber quais ingressos estarão disponíveis.
Pra quem gosta de comédias, recomendo o musical The Book of Mormon dos mesmos autores de South Park, simplesmente hilário! (É necessário um entendimento avançado de inglês para ver este, senão você perde as piadas.)


Bom, esta é a minha lista dos lugares mais legais que conheci em NYC. Visitei também o Soho, o Noho, Little Italy (que já foi quase inteiramente tomada por Chinatown) e Chinatown, porém passei rapidinho e por isso nem cito.
Dos lugares que gostaríamos de ter ído, apenas não conhecemos o Lincoln Center e a Brooklyn Bridge. O primeiro não deu tempo, pois fomos a outros lugares antes e no caso da Brooklyn Bridge faltou pernas, pois com o todo o calor que pegamos o cansaço acabou vencendo e desistimos de visitar a ponte.     

Mas esta é a minha listinha de lugares, que tal contar qual seria a sua lista de lugares inesquecíveis em New York?

Estas são as dicas de lugares especiais em NYC da Gabi! 

2 comentários:

  1. Adorei o post! Deu uma iluminada e ideias para o roteiro da minha viagem semana que vem :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarah, que bom!! Divirta-se muito! Recomento de verdade um jantar no The View e comer lagosta no Chelsea Market.
      Boa viagem!

      Excluir