Pesquisar este blog

8 de março de 2013

FELIZ DIA DA MULHER!!





Pra falar bem a verdade, hoje ainda é um dia um pouco difícil para escrever, ainda estou em luto pela perda da minha mãe nesta semana!

Mas como hoje é Dia da Mulher, eu queria escrever alguma coisa sobre esta mulher maravilhosa que foi tão importante na minha vida e que me ensinou realmente o que é ser uma mulher, me fez querer estudar pra ser uma profissional, lutar pelo meu espaço e me deu lições importante sobre o amor de uma mãe.

Eu cresci com ela me contando sobre como foi entrar na Universidade Federal do Paraná para cursar medicina nos anos 70, quando ainda poucas mulheres cursavam este curso e eram minoria na universidade. As dificuldades que ela enfrentou quando foi para o interior para exercer sua profissão e lá só existiam homens. Ela teve de conquistar seu espaço tanto entre a sociedade quanto entre os demais profissionais.

Minha mãe me ensinou desde cedo a dificuldade da questão feminina, me contando casos horríveis que ela presenciou em seus mais de 30 anos de medicina, casos de violência e desrespeito com outras mulheres, que me levaram durante a faculdade a querer estudar a fundo a questão da violência contra a mulher.

Minha mãe me ensinou acima de tudo que a principal arma que Deus deu às mulheres foi a gentileza e ela era a pessoa mais gentil que eu conheci em toda a minha vida! Ela me mostrou que um sorriso muitas vezes vale muito mais e consegue mais coisas que gritos ou ameaças (embora até pelo meu temperamento de italiana às vezes eu esqueça desta lição).

Minha mãe lutou da forma dela pelo espaço feminino na sociedade, sendo uma profissional dedicada,  tipo de médica que muitas vezes teve de abandonar as festas de família ou sair de madrugada para atender uma paciente, na maioria das vezes outra mãe que precisava de ajuda no momento de seu grande milagre. E este foi o exemplo de dedicação profissional que eu tive.

Minha mãe não esteve sozinha em sua jornada, ela teve de seu lado um homem que lhe deu respeito, suporte, apoio e amor. Não vou dizer que a vida deles foi um mar de rosas, mas eu cresci vendo os dois lutando juntos e principalmente o respeito que meu pai tinha pela mulher e profissional que ele tinha a seu lado, sem nunca esperar que minha mãe abrisse mão de sua profissão que era algo tão importante para ela, respeito este que toda mulher merece ter.

Minha mãe pode não ter seu nome em uma rua, um busto em uma praça ou pode não ter realizado feitos que foram noticiados no jornal, mas era uma mulher espetacular, assim como toda mulher que luta diariamente pelo seu espaço é. Mesmo sem isto, minha mãe será com certeza imortal, pois imortalidade verdadeira é viver no coração daqueles que a conheceram e a amaram!

Por isso, desejo a todas as mulheres UM FELIZ DIA DA MULHER! Desejo ainda que possam ter e ser exemplos, pois só com bons exemplos é que se muda uma sociedade e a mulher irá adquirir o respeito que merece!



Um comentário:

  1. Lindo texto, fiquei emocionada mesmo sem ter conhecido a sua mãe. Com certeza ela ficaria muito feliz com esta homenagem! Que Deus lhe abençoe e lhe dê forças neste momento difícil. Um abraço, Vanessa

    ResponderExcluir