Pesquisar este blog

5 de outubro de 2015

Roma: um roteiro para visitar a cidade eterna! Dia 3 - Passeando por Roma

Na primeira sala da Galleria Borghese já somos brindados com o Rapto de Proserpina (Perséfone) de Bernini, uma das obras primas deste mestre... procure um dia na internet as imagens que mostram os detalhes desta obra.

Escolher uma foto para iniciar este post não foi uma tarefa fácil, pois este dia de muito passeios e caminhadas em Roma rendeu imagens e momentos inesquecíveis... começando pela maravilhosa Galleria Borghese.

Relembrando o roteiro deste 3o. dia (Se quiser confira também os roteiros do 1o. Dia e 2o. Dia):

3o. Dia: Galleria Borghese e Villa Borghese, Piazza Del Popolo, Piazza di Spagna, Fontana di Trevi, Panteon, Piazza Navona, Basilica di Santa Maria Maggiore, Basilica di San Pietro in Vincoli, e jantar no restaurante Trattoria Vechia.

Assim, acordamos cedo e fomos caminhando até a Galleria Borghese, que ficava a cerca de 2km do nosso hotel. 

Para visitar a Galleria Borghese eu comprei os ingressos de forma antecipada pelo site (clique aqui). Na verdade você só vai conseguir visitar esta galeria comprando o ingresso antecipado ou fazendo uma reserva para o dia da visita, na hora é realmente impossível, pois eles só liberam a visita de 200 pessoas a cada 2 horas. Caso você pretenda comprar o RomaPass, ele dá direito à visitar até 3 museus e/ou sítios arqueológicos, dando desconto para os próximos (Não dá pra usar no Vaticano, então compre a entrada antecipada no site). A Galleria Borghese é um dos locais mais caros e em que vale à pena usar o RomaPass, porém neste caso você terá de ligar para a Itália e fazer a reserva na galeria ou peça por e-mail ao seu hotel para providenciar isto. Uma das minhas amigas fez desta forma... infelizmente só conversei com ela depois de já ter comprado os tickets.  

Com ingressos comprados antecipadamente, saímos do hotel perto das 8h00, pois nossa reserva era para as 9h00. Seguimos à pé pela Via XX Settembre, que vale muito uma volta, e se você checar o mapa, imagina... sim, nos perdemos no caminho! Quase em cima do horário da reserva tive de ativar o Google Maps para conseguirmos nos encontrar!

Bom, mas apesar de termos nos perdido, foi um imenso prazer andar por Roma naquele dia! A Sexta-feira Santa amanheceu com um dia lindo e ensolarado! E seguimos andando pela rua e parando de tempos em tempos para admirar uma fonte, um palazzo, e tudo mais que Roma tem a oferecer... e olha que é muita coisa!! Roma é simplesmente apaixonante em uma manhã ensolarada!! 

Continuando, chegamos atrasados na Galleria Borghese, assim, tivemos 15minutos à menos para visitar a galeria, pois quando termina as 2horas de cada grupo, eles começam a fechar as portas e lhe encaminhar para a saída... com isto, vimos super correndo a última sala! Assim, tome cuidado e não se atrase para iniciar seu passeio... chegue preferencialmente um pouco antes para pegar seu ticket!

E se você gosta de esculturas e do estilo barroco, especialmente Caravaggio, este é o lugar! Algumas das principais e mais belas peças de Bernini e de Caravaggio estão expostas nesta galeria. 

Rapto de Proserpina
A dica é: tome um tempo e pare para admirar cada obra, pois é incrível e emocionante a riqueza de detalhes que Bernini esculpiu em suas peças, fazendo com que você consiga quase sentir a força que Plutão/Hades utilizou para arrastar Proserpina/Perséfone para sua casa nas profundezas da Terra, a qual é retratada no Rapto de Proserpina.  Apesar de que, minha peça favorita foi de longe Apolo e Dafne, que retrata o momento em que a ninfa Dafte, para fugir de Apolo, se transforma em um loureiro. Por fim, preste atenção nos jogos de luz e sombra que Caravaggio soube como poucos retrar em sua obras!

Apolo e Dafte
"A Verdade revelada pelo tempo" de Bernini (Adorei esta Verdade risonha... tão eu em Roma, rindo pra todo lado!)
Madonna dei Palafrenieri (Madona com criança e Santa Ana)
Há muitas outras obras belíssimas nesta galeria... daria pra encher o post de fotos... mas vamos em frente porque este dia tinha muitos lugares a serem visitados!  

Saindo da Galeria, aproveitamos o dia lindo para andar um pouco na Villa Borghese, que é um grande parque, bem arborizado. Se bem que de lá eu queria dar uma passada no brechó Second Chance (Via Sardegna, 57), sobre o qual eu tinha lido e que vende muito Chanel, Louis Vuitton, Hermès, YSL e outras coisinhas... infelizmente não rolou porque devido à Sexta-feira Santa eles estavam fechados. Assim, fiquei só namorando as peças pela vitrine.

De lá fomos para a linda Piazza del Popolo admirar as igrejas gêmeas, fontes e o movimento deste local, no qual desaguam 3 vias importantes: Via Pipetta, Via del Corso e Via del Babuíno. Lá foi uma daquelas paradas para muitas fotos.

Vista da Piazza del Popolo
As Igrejas gêmeas de Santa Maria in Montesanto e Santa Maria dei Miracoli
Obelisco Flaminio, do tempo do faraoó Ramsés II, trazido por Augusto do Egito e que ficava no Circo Máximo laá muito antigamente...

Cada um dos lados da praça tem um linda fonte
Seguimos em seguida pela Via del Corso, ótimo lugar para quem quer comprar roupas e acessórios em lojas como Zara, H&M, Stradivarius e muitas outras. Esta rua tem lojas em toda sua extensão, sendo que se você seguir reto irá até o Monumento da Vitória. Como nosso objetivo era visitar outros lugares, nos embrenhamos nas vielas e seguimos para a Piazza di Spagna, com uma parada estratégica em um restaurante para pegar uma "pizza al taglio per portare via" para degustar sentados na escadaria de Trinita del Monti.

Degustar uma pizza enquanto admirávamos a estátua da La Barcaccia e olhávamos o movimento foi um daqueles momentos únicos, em que você se sente integrado à cidade! E havia tanta gente se deliciando com os tiramissus da Pompi que quando retornamos ao nosso caminho paramos na loja pra pegar um tiramissu de morango... delicioso!!!! Não deixe de provar!!

La Barcaccia no centro da Piazza di Spagna 
A escadaria de Trinita dei Monti... muita gente aproveitando o sol para descansar e comer na escadaria 
Não dá pra ficar muito bem comendo e pega de surpresa! Mas a pizza de camarão com alho poró era deliciosa! 
Tiramissu de morango da Pompi... muitos sabores para se deliciar!!
Seguindo pelas ruas mais estreitas e antigas fomos até a Fontana di Trevi, que infelizmente estava fechada para reforma. E como não tinha água correndo, a prefeitura colocou uma passarela para que as pessoas possam chegar bem perto da fonte... mas a fila era gigantesca, então preferimos admirar apenas de longe...  mas mesmo em reparos, este é com certeza um dos lugares mais lindos de Roma!

A majestosa Fontana di Trevi
E caminhando e seguindo sempre em frente, fomos ao Pantheon. Este edifício é uma das construções mais bem preservadas da Roma Antiga e já foi um templo dedicado à todos os deuses e hoje também é uma igreja. A cúpula do Pantheon é famosa, sendo a maior cúpula de concreto não reforçado do mundo. Uma verdadeira maravilha da engenharia, especialmente pela época em que foi construída! E no centro da cúpula há o óculo (abertura), que se abre para o céu e permite que o sol entre e ilumine a parte de dentro.

A cúpula e o óculo do Pantheon
E a tarde linda e com um calor de quase 30 graus convidava à parar em um café para simplesmente admirar a praça e aproveitar para tomar um drink. Esta foi minha primeira experiência com um Aperol Spritz, o engraçado é que eu pedi ao garçom um drink tradicional e ele trouxe este... e na hora que ele me disse o nome eu não entendi direito. No fim, descobri o nome do que estava bebendo por um comentário em uma foto da minha prima Suelen, que morou por muitos anos em Verona e adorava este drink! Bom, depois de saber o nome foi fácil pedir muitas outras vezes durante a viagem...  
Pausa para um Aperol Spritz e um café em frente ao Pantheon. Salute!! 
Do Pantheon seguimos para a linda Piazza Navona. Esta praça oval já foi na antiguidade uma pista de corridas e hoje abriga além de lindas igrejas e prédios, três lindas fontes, sendo uma em cada extremidade e a maior ao centro. A fonte do meio, denominada de Fontana dei Quattro Fiumi a qual possui um grande obelisco, é também uma das obras de Bernini. Esta praça é muito grande, sendo que no local onde ficam os prédios que a cercam, ficavam antigamente as arquibancadas do circo, nas quais poderiam sentar até 20mil pessoas para ver os espetáculos.

A fonte central da Piazza Navona - igreja de Sant'Agnesio in Agone

A fonte central da Piazza Navona - Fontana dei Quattro Fiumi de Bernini
Fontana del Moro de Giacomo della Porta na área sul da praça 
Fontana di Nettuno de Giacomo della Porta - no lado norte da praça
Bolas de sabão para alegrar as crianças 
Até agora não entendi como este cara estava parado e sentado no alto! Cadê o apoio?!?
Enfim, em meio à magia deste local, onde vários artistas de rua realizavam suas apresentações, finalizamos nossa tarde muito felizes. Voltando depois para nosso hotel... aproveitando na volta para passar novamente por alguns lugares no caminho e comprar chocolates em uma loja da Via Nazzionale, até porque logo seria a Páscoa e tal como os brasileiros, os Italianos comemoram com muitos ovos e chocolate este dia. Assim comprei muitos bombons de marcas italianas (Venchi, Baratti Milano, Fiat, Perugina... a maioria de Turim) e inclusive este lançamento, o Grand Ferrero Rocher.

Chocolatinhos para a Páscoa
E pra finalizar bem este dia, seguimos a dica de nossa amiga Alexandra Ongaratto, que entende muito de gastronomia, e fomos comer uma das melhores pastas da viagem no restaurante Trattoria Vechia (Via Ferrucio, 12b/c). A pasta principal servida, que é a especialidade da casa, é uma pasta ao molho amatricciana finalizada dentro de uma enorme peça de queijo parmesão ou pecorino! Totalmente deliciosa!!! A massa e o molho captam parte do queijo, que é aquecido antes... suspiro só de lembrar! Este foi realmente um dos poucos lugares em que saímos completamente cheios... e o melhor, gastando apenas EUR$9,00 neste prato!!  

Bom, seguem fotinhos pra dar água na boca:

Massa sendo preparada

Pasta pronta e servida!!
E foi isto... e na volta para o hotel aproveitamos para nos encantar novamente com a Basílica de Santa Maria Maggiore, que em uma noite de lua cheia é uma visão irresistível.

Então é isto... assim que der eu continuo e coloco as informações sobre os lugares mágicos que visitei.

Esta é mais uma Dica de Viagem da Gabi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário