Pesquisar este blog

17 de maio de 2014

Mesa ao Vivo Curitiba, Alex Atala, Casa da Mãe Joana: colocando o papo em dia

Não consegui escrever sobre o Mesa ao Vivo Curitiba antes deste evento... um pena, pois foi com certeza um dos eventos gastronômicos mais interessantes que já ocorreram na Cidade.

O evento que se propõe a ser um reality show de cobertura jornalística, já que durante o evento estiveram sendo escritas matérias para a revista Prazeres da Mesa, deu aos curitibanos a possibilidade de participar de aulas com degustações e jantares especiais formulados por alguns dos melhores chefes locais e também do Brasil. 

Pros fãs de gastronomia, foi a chance de estar perto, fazer aulas e provar criações de chefes renomados como André Mifano (uma figura por sinal!), Thomas Troisgros,  Janaína Rueda e é claro Alex Atala. E além das aulas, ocorreram dois jantares magnos um no Mukeka e um no 4Sí Brasserie, em que nossos chefes locais e os chefes convidados prepararam 4 pratos harmonizados com vinhos da Porto a Porto. 

Consegui de última hora fazer reserva para aproveitar o jantar magno realizado no Mukeka que foi um sucesso, com pratos excelentes preparados pelos chefes Celso Freire (Entrada), Alex Atala (primeiro prato), Ivan Lopes (segundo prato) e Janaína Rueda (sobremesa), aplaudidos por todos ao final! Seguem as fotinhos:

O Cardápio do Jantar - o Sauvignon Blanc servido estava fabuloso!

Entrada do Chef Celso Freire - Carne de siri catado, guisado de banana e emulsão de cachaça, gengibre e coentro
Primeiro prato principal do Chef Alex Atala - Filhote com tucuxi e tapioca (Maravilhoso! O sabor do caldo de tucupi era único)
Segundo prato principal do Chef Ivan Lopes - paleta de leitão com purê rústico de aipim e molho de mana-cubiu (Maravilhoso também! O porco estava desmanchando e o purê era excelente!)
Sobremesa da Chef Janaína Rueda: favo de mel, queijo e compota de fruta
Alex Atala preparando os pratos na cozinha do Mukeka
Chefs e equipe felizes ao final de um jantar excelentemente realizado. O segundo no canto esquerdo é o chef Celso Freire , o quinto à esquerda o ótimo Chef Ivan Lopes com seu irmão o também chef Ivo Lopes (La Varenne Gastronomia) que foi dar uma forcinha e a morena atrás no meio da foto é a chef Janaina Rueda. Todos de Parabéns!! 
Na minha mesa rolou por sinal uma discussão, sobre qual seria o melhor prato da noite, e deu empate entre os pratos servidos por Ivan Lopes e Alex Atala que estavam igualmente maravilhosos! rsrs

No final Alex Atala puxou os agradecimentos e todo mundo aproveitou para aplaudir e no final tirar fotos com aquele que é considerado o reinvetor da culinária brasileira e é claro um dos melhores do mundo! Por sinal, Alex Atala é de uma simpatia e simplicidade que é difícil não ficar encantada!
É claro que eu não poderia deixar de tirar esta foto!! rsrs 
Bom, mas como amigos são tudo nesta vida, por causa dos meus queridos amigos Aura e Zé acabei conseguindo ainda aproveitar para no dia seguinte dar uma de tiete culinária! (Tem gente que é tiete de artista, então me deixe ser tiete de chef!). Explique-se, meu amigo citou os donos da Casa da Mãe Joana Gastronomia e o Alex Atala respondeu que ele iria jantar lá no dia seguinte.

A Casa da Mãe Joana (que por sinal já teve post só dela por aqui), também foi a escolha dos chefes que cozinharam no 4Sí Brasserie para almoçar no dia 14/05. Todos passaram por lá para curtir a língua com ervilhas e barreado!! Apenas para explicar este sucesso: os chefs da casa: Gustavo Schroeder, Henrique Duba e Emanuel Ribas, já atuaram como cozinheiros convidados no Restaurante Dalva e Dito do Atala, levando para São Paulo o sabor do nosso barreado.

Assim, no dia seguinte, eu, a Aura e a Verônica (que por sinal trabalham também no Instituto Unidos Pela Vida em prol da Fibrose Cística, que vale à pena conhecer!) fomos jantar na Casa da Mãe Joana. E como além de simpático o chef Atala ainda cumpre o que fala, ele também passou por lá para jantar!

Enfim, a noite foi ótima, pois pudemos escuta-lo contando histórias, dando dicas culinária e é claro, provar a famosa língua com ervilha (eu fiquei no hambúrguer de barreado e soda italiana de Grenadine, que são excelentes também). 

Alex Atala provando a língua com ervilhas e o barreado sob olhares atentos! rs
Um brinde com cachaça Salinas para finalizar bem a noite!
E eu dando a minha tietada básica da noite... Como dizem, não poderia deixar de ostentar, né? rsrsrs
Enfim, a semana foi de muita gastronomia de primeira e altas emoções pros foodies de plantão!

Então fica os parabéns ao Governo do Paraná por ter trabalhado em prol do projeto que fez parte do  projeto Gastronomia do Paraná, ao Centro Europeu e Compagás e todos os demais envolvidos. E fico torcendo para que ele aconteça mais vezes por aqui!!

Ah, e a dica da Gabi de hoje é: você já foi provar o barreado e a língua com ervilhas da Casa da Mãe Joana? Se ainda não foi, não perca a oportunidade, afinal o Alex Atala, André Mifano e Thomas Troisgros foram até lá, provaram e aprovaram!

Serviço:
Casa da Mãe Joana Gastronomia
Rua Jerônimo Durski, 1010, Bigorrilho - Curitiba, PR

Telefone: (41) 3092 2322

Nenhum comentário:

Postar um comentário