Pesquisar este blog

5 de março de 2016

Cave Colinas de Pedra: Pra brindar à vida!!!


2 meses muito sumida depois... resolvi passar por aqui para fazer uma atualização... :-) 
Esta vida de adulto não anda muito fácil nos últimos tempos e até por isso não tenho conseguido escrever muito. Mas hoje, resolvi fugir para uma Starbucks para finalmente terminar este post e publicar algo no blog. Então, vamos lá! 

Quando estava iniciando este post, fiquei pensando em qual seria o título... a primeira idéia foi a de colocar o lema do local, que por sinal acho lindo!!: "Aqui nós brindamos à vida!", no meio do caminho eu quase mudei de idéia para colocar uma afirmação, de que sim, este lugar fica no Brasil e mais precisamente perto de Curitiba, isto porque, eu a indiquei à várias pessoas e, o mais engraçado é que o que eu mais escutei depois foi: "Nossa! Não imaginava que houvesse um lugar como aquele no Brasil!"!! No fim eu fiquei com o lema... é tão inspirador! 

Mas continuando... Sim, o Brasil tem vinícolas ótimas! (As de Bento Gonçalves por sinal surpreendem pela organização, processos e pelos bons vinhos! E há muitas mais no Vale do São Francisco, São Joaquim, etc...), no entanto eu tenho de dizer que a Cave Colinas de Pedra é realmente um daqueles lugares inesquecíveis e que te faz pensar logo na Europa! E desde que minha amiga Alexandra tinha nos falado deste lugar, ficamos loucos para conhecer... realizando a visita no final de novembro passado.

Talvez por causa do local, no meio das araucárias e árvores de Piraquara e por isso cercado por aquele ventinho e neblina da Serra, mas também por causa da organização, do clima, tudo lembra um lugar muito diferente, muito europeu, e principalmente... pelo Túnel!!  

O que torna realmente a Cave Colinas de Pedra um local único é o Túnel! Um antigo túnel de trem, construído em 1883, na época do Império, e que foi transformado em uma cave para envelhecimento de espumantes!

O túnel
O túnel na parte onde está instalada a Cave

O túnel é com certeza um dos grandes motivos do sucesso do local, pois torna possível o envelhecimento de espumantes!

Conta o Sr. Ari Portugal, o dono do local, que em 1999 adquiriu uma propriedade de 45 hectares em Piraquara, no meio da Mata Atlântica pensando em lá instalar uma pousada. A propriedade ficava nos fundos da antiga Estação de Trem Balsa Nova e do trilho e túnel antigos. No ano seguinte, apareceu a oportunidade de adquirir em leilão tanto a estação quanto o túnel, pois a empresa responsável pelo trem construiu um túnel novo e desativou o antigo.

Pois bem, túnel adquirido, o Sr. Ari foi um dia passear por sua propriedade, para melhor planejar sua pousada. Porém, neste dia ele topou com um Sr. saindo do túnel e que lhe disse: "ei, você sabia que este túnel que você tem aqui vale uma fortuna! Ele tem o ambiente e temperatura ideal para a maturação de champagnes!". Seu Ari conta que viu este homem esta única vez na vida (seria um Anjo... fica a dúvida... rs), mas que em decorrência deste encontro começou a pesquisar mais sobre a bebida francesa... e ele, que sequer gostava de beber vinhos, começou a se especializar no assunto.  

Assim, após ver que o projeto podia ser viável, Seu Ari e seu filho começaram um estudo do túnel, fecharam as entradas com portas cofre, deixaram dutos de ar natural e por 2 anos mediram diariamente a temperatura dentro do túnel. O resultado foi perceber que a temperatura dentro do túnel varia no máximo 1 grau durante todo o ano, permanecendo sempre entra 16 e 17 graus e com um nível de umidade quase constante, em razão do ar que sobe do litoral e que atinge sempre a região. Esta temperatura e umidade realmente valem ouro, pois caves do mundo inteiro, inclusive as da região de Champagne na França cavam metros e metros na terra para tentar criar um ambiente assim. E, desta forma, começou o sonho de ali instalar uma Cave de maturação de espumantes do método "champenoise" (ou clássico).

Bom, o projeto deu tão certo que em 2012, quando foi apresentado pela primeira vez em um congresso latino americano de enoturismo em Bento Gonçalves/RS foi selecionado como case inédito na área. Depois disto foi apresentado em documentários da TV SWR - TV da Alemanha em janeiro de 2013 e em junho deste mesmo ano de 2013, recebeu pesquisadores da chaire UNESCO Culture et Traditions du Vin que apresentaram um trabalho sobre o local na Rencontres du Clos-Vouget em Dijon/França. Sendo apresentado também em outros congressos.

Em 2015, o Seu Ari e a família abriram as portas de seu estabelecimento para o público em geral e começaram a receber visitas! A visita engloba o passeio na Cave, com degustação de espumantes no local e o almoço! Ali são servidos espumantes da Cave Geisse (hoje considerada a melhor do Brasil), que os fabrica e encaminha para envelhecimento durante 2 anos na cave. E no futuro a família espera trazer também espumantes da Italia, Alemanha e Espanha para envelhecer ali!

Bom, o passeio todo merece um dia!! Aviso já que é necessário fazer reserva! E vale muito à pena! A família Portugal é super simpática e o local é maravilhoso!

A antiga estação de trem, que hoje virou a sede da Cave e o restaurante 
Espumantes e vinhos que podem ser degustados no local!
A chegada é feita na sede da Cave, que dica na antiga estação do trem. Lá é possível se ver o trilho que passa bem ao lado, os espumantes, as menções honrosas e conhecer um pouco da história. Neste local fica também o restaurante!

Na sede, um membro da família reúne grupos de até 18 pessoas de cada vez para ir para o passeio, que dura cerca de 75 a 90 minutos! O grupo desce para o túnel, passando pelo espaço da Cave e inclusive pela antiga Litorina que eles adquiriram e será em breve transformada em vagão/sala de café!

Grupo sendo reunido e recebendo as primeiras instruçoões 
A antiga litorina 
Um cantinho onde dá pra relaxar depois do passeio 
Descida pro túnel! Não é tão difícil quanto parece... rs 
A entrada do túnel fica à direita na foto... não dava pra deixar de fotografar né?
Ao entrar no túnel já se sente a umidade, com as gotas que caem da vegetação, e a diferença de temperatura! Os visitantes são então convidados a sentar em um trenzinho que se movimenta sobre os trilhos do local e os leva até a primeira porta, do tipo "cofre forte" e que assegura os tesouros que estão lá dentro.

Dentro da cave estão as garrafas quietinhas, adormecendo e descansando até que estejam prontas para passar pelas etapas que as tornarão prontas para serem degustadas, as quais são explicadas passo à passo no passeio.

Na Cave são realizados os processos finais de maturação da bebida, com a realização da rèmuage (no qual a garrafa é mexida de tempos em tempos), o dégorgement (a "degola" e retirada das leveduras que se depositaram), a adição do licor de expedição, rolha, gaiola e a rotulagem. Como eu disse antes, todos os espumantes de lá são do método Champenoise, em que a o espumante descansa cerca de 2 anos, para ter tempo de formar as bolhas e o álcool natural.

O local onde os espumantes são finalizados!
garrafas no meio do processo de rèmuage
garrafas quietinhas, aguardando a formação das leveduras
Este é o Seu Ari, mostrando as leveduras na garrafa 
As leveduras na garrafa e o túnel... momento mágico
E depois de se ver a cave, admirar o local, as garrafas e sentir a mágica, é hora de provar o espumante e atestar a qualidade do mesmo. Normalmente eles demonstram nesta prova ao menos dois dos espumantes principais.

Naquele dia, provamos o Nature, que não tem adição de nenhum açúcar e por isso é uma bebida de sabor mais cítrico e refrescante, e o Brut Rosé (meu favorito!! :-)), que é elaborado de uvas 100% Pinot Noir!

E na prova se constata: o espumante deles é com certeza um dos melhores que eu já provei! Foi impossível não levar depois pra casa...

Seu Ari, preparando a degustação.
Espumante Nature
Salut!! Tim-tim com o Brut-Rosé
E depois da visita fomos direto para o almoço na estação de trem, onde a esposa do Sr. Ari, responsável pela cozinha, prepara seus quitutes!

E olha que almoço! Desde a apresentação, que é feita em pequenos pratos e caçarolas a fim de que cada pessoa se sirva de porções individuais, passando pelo sabor delicioso, até a sobremesa... não há como não se encantar! E para quem gosta de espumante, impossível resistir à degustar ao menos uma garrafa no almoço!

Ah, o almoço é servido em um lindo buffet à vontade!

Entradinhas... 
pratos principais...
Moqueca de camarão com acompanhamentos...
Foi muito difícil escolher a sobremesa... na dúvida fique com a banoffe, o mousse e o brigadeiro!
E depois deste passeio mais que mágico... voltamos todos muito felizes para casa!!
Esqueci de contar, neste dia, fomos em mais de 47 pessoas para lá, para comemorar um aniversário triplo (meu inclusive)! O ônibus que nos buscou no lugar combinado em Curitiba (a casa de uma das minhas amigas) e nos deixou lá na volta foi alugado e providenciado pela própria Cave, que depois nos repassou o valor. Este passeio é ótimo por sinal para grupos de amigos!

Assim, finalizo com duas fotos: a bolo daquele dia (super resistente e que fez a viagem de Curitiba à Piraquara conosco!) e uma garrafa de espumante... que depois acabou lá em casa, é claro!!

O Bolo, todo recoberto de carolinas!
Um Brut Rosé pra finalizar bem este post!!
Serviço:
Rua Antonio Brudeck, 100, Roça Nova, Piraquara/PR
Telefone: (41) 9667 5000 (Whatsapp)
e-mail: contato@cavecolinasdepedra.com.br
Atendimento: de quarta a domingo das 10 às 17 horas. Nos Sábados, domingos e feriados é servida a Mesa Gourmet. 

E essa é mais uma Dica da Gabi, pra quem quer curtir a vida em boa companhia e em um lugar inesquecível!

3 comentários:

  1. Olá Gabriela,
    Parabéns pelo seu belo trabalho. Seu esmero, seu carinho abordando as características do nosso projeto e de nossa família, nos deixou muito feliz.
    Um grande abraço a você e espero vê-las em outras várias oportunidades,
    Ari Portugal e família

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabriela,
    Parabéns pelo seu belo trabalho. Seu esmero, seu carinho abordando as características do nosso projeto e de nossa família, nos deixou muito feliz.
    Um grande abraço a você e espero vê-las em outras várias oportunidades,
    Ari Portugal e família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Ari, foi um prazer escrever sobre um lugar tão especial! Espero poder visitá-los novamente em breve! Abraços!

      Excluir