Pesquisar este blog

29 de janeiro de 2013

Cabaraquara: Aqui se come ostra de verdade


Se quando você pensa em comer ostras, você imagina uma longa viagem até Florianópolis é porque com certeza você não conhece ainda Cabaraquara!

Cabaraquara fica em Guaratuba, é uma pequena vila de pescadores, localizada antes da travessia do ferry boat e após a sede do Iate Clube de Caiobá. E o mais importante, lá é possível comer ostras maravilhosas!

Até 2005 a região era uma simples vila de pescadores, mas então a Universidade Federal do Paraná iniciou o projeto Cultimar na região e deu início às "fazendas" de cultivo de ostras.

Com o apoio da Petrobrás, Fundação Grupo Boticário e Instituto HSBC, dentre outros, o projeto vem prosperando e o cultivo de ostras principalmente!

Por sinal, o projeto já foi visitado por especialistas japoneses de ostras, que declararam que as ostras de Cabaraquara estão entre as mais deliciosas do mundo! Bom, eu não sou uma grande especialista em ostras, mas também atesto que são as melhores que já provei!

Visitando a região é possível visitar o Sítio Sambaqui, onde você poderá conhecer o cultivo de ostras e ver de perto a criação e até comer ali mesmo.

Mas se você preferir um lugar menos rustico e mais aconchegante, eu recomendo o Vivere Parvo Restaurante, que fica na mesma estrada e um pouco antes do Sítio Sambaqui.


O Vivere Parvo é um restaurante familiar, construído em uma colina e formado por diversos salões, alguns menores, e um outro grande no alto.

Do salão mais alto é possível ter uma linda visão da baía  de Guaratuba, ou você pode preferir subir no mirante, para uma vista ainda melhor!

Mas vamos ao principal: as ostras! 

O restaurante abre às 13h e fecha às 22h e as ostras são recebidas diretamente do projeto Cultimar ao meio-dia, ou seja, na hora do almoço é possível provar estes frutos do mar super frescos, recém tirados da água. E isto faz com certeza toda a diferença no sabor.

Os restaurante serve as ostras in natura e também diversas outras preparações: gratinadas, à portuguesa com azeitonas pretas, à milanesa com molho tártaro, cremosas com catupiry e mussarela e até uma opção denominada caipirostra, in natura com cachaça e raspas de limão. E estas são apenas algumas das opções, pois o restaurante serve 14 tipos de preparações diferentes de ostras com preços que variam  de R$ 26,00 a R$ 33,00 a dúzia!

Além das ostras, há também opções de peixes e camarões, sendo que destaco a casquinha de camarão que é uma delícia! Os preços dos demais frutos do mar são um pouco salgados, até por isso recomendo que invista na especialidade da casa.

As ostras do Cabaraquara são carnudas e suculentas, então para um casal dois pratos de ostras são mais que suficientes! É claro que recomendo um in natura e outro prato quente.

E para finalizar, se você ainda tiver um espacinho livre, experimente o Abacaxi do Tunity's, que é feito com abacaxi recoberto com queijo provolone quente servido junto com sorvete de creme com calda de chocolate (tá bom, nada light... mas no dia eu havia andado bastante...).

Para chegar ao Cabaraquara é possível ir andando, cerca de 30min de caminhada... com algumas subidas e um caminho um pouco ruim, por isso preferencialmente vá de carro, embora como eu fui até lá no dia 30/12 e as praias estivessem lotadas, ir à pé foi uma ótima opção!

Para dar água na boca, seguem algumas fotos do local e das ostras:

Ostras in natura 

Ostras Parvas (com tomate, cebola, queijos e azeite)

Abacaxi Tunity's                          

Sustentabilidade e Geração de Renda: os principais objetivos do Cultimar

O salão principal do Vivere Parvo Restaurante



    
 O restaurante visto do salão

 
E finalmente a foto que entrega o caminho: Para chegar ao Cabaraquara é só seguir à esquerda na saída do ferry boat.

Esta é a Dica da Gabi de hoje! Que tal experimentar algumas das ostras mais saborosas do mundo neste final de semana? 

Ps. Atestado por especialistas japoneses... rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário