Pesquisar este blog

27 de junho de 2015

Turim (Torino): la dolce città!!

A Piazza Vittorio Veneto e o Molle Antoniella ao fundo

Quando eu lembro de Turim (Torino), penso sempre em uma cidade DOCE! 

É impossível separar da lembrança o cheiro de açúcar que eu sentia ao andar pelas ruas quando as portas de alguns cafés eram abertos... bom, pudera, nesta cidade nasceram a Ferrero, o Eataly e muitas das melhores marcas de chocolate da Itália (Baratti Milano, O Gianduiotto...) e aqui também é a cidade natal da FIAT (Fabbrica Italiana Automobili Torino) e de Leonardo da Vinci, e da própria Itália (afinal, Vittorio Emanuelle II da casa de Saboia, saiu daqui para conquistar a independência e a unificação da Itália, tornando-a um país).

Então, ao final da minha viagem pela Itália e em dois meios dias nublados, eu tive o grande prazer de conhecer esta cidade! E, acabei escolhendo começar por ela os meus posts sobre as cidades da Itália que eu tive o grande prazer de conhecer!

Torino foi a única cidade que eu fui conhecer sozinha, e confesso que deu aquele frio na barriga! Mas foi bom pra ver que não dá pra deixar de conhecer um lugar legal porque você ficou sem uma companhia. Coloque sua mochila nas costas (ou saia puxando sua malinha, como é o meu caso), e parta para conquistar o mundo ou ver o que ele tem para lhe mostrar! 

Acordei cedo em um sábado de manhã para partir de Como a Torino, passando por Milão, de trem, é claro! Cheguei cedo na estação de Como, parei no totem de vendas, comprei meus bilhetes e embarquei. A viagem de Milão a Torino dura entre 1h00 a 1h40, dependendo do trem e é calma e confortável.

Cheguei em Torino na metade da manhã na Estação Porta Nuova, que era muito bonita e limpa por dentro, mas estava em reforma por fora e fui procurar o quarto que eu havia alugado. Como era final de viagem e eu queria economizar um pouco, escolhi utilizar os serviços do Airbnb e pegar um quarto em casa de família... o problema é que ele ficava no bairro à esquerda da estação, o qual é meio escuro, cheio de imigrantes... enfim, como viajante de primeira viagem sozinha, confesso que fiquei meio "cabreira" (não achei uma expressão melhor!) e retornei para lá as 20h para dormir, quando o sol começou a se por. Baseado nisto, recomendo pegar um hotel na Via Pó ou mais próximo do Castello.

Este detalhe a parte, assim que eu comecei a me soltar e prestar mais atenção na cidade, confesso que ele me encantou! E fiquei louca para retornar lá com o Douglas e visitar melhor!

Em um dia dá para se conhecer bem a cidade, desde que você não se perca muito nos museus, pois como na maior parte das cidades italianas a maior parte das atrações estão localizadas em uma região central e podem ser visitadas a pé. 

A Piazza Carlo Felice que fica em frente à Estação Porta Nuova

Assim, saindo da estação de trem, siga em frente, pegue seu mapa na central de informações que fica na Piazza Carlo Felice e siga pela Via Roma, atravessando as principais praças  até chegar na Piazza Castello. 

As "calçadas" da Via Roma são cobertas e cheias de lindas vitrines de cafés e boas lojas. Dizem que os nobres solicitaram ao rei que as construísse de forma que eles pudessem andar e não se molhar em dias de chuva na ída da Estação ao Palazzo Realle.

A Via Roma liga 3 praças em uma só e você pode desfrutar muito do passeio, andando sob as galerias cheias de vitrines da mesma, que combinam lojas de luxo como a Hermès a lojas mais simples e populares, além de muita Zara, H&M, Benetton e outras queridinhas já conhecidas de brasileiros. Por sinal, por mais que eu tenha adorado Milão, para quem procura por compras, achei Turim ainda mais interessante... pois a Via Roma é perfeita para isto!

No caminho, desfrute da vista das Igrejas, monumentos e lindas fontes!

Andando pela Via Roma, e ao lado da Piazza San Carlo está uma das melhores atrações de Turim, o Museu Egípcio, que em 2015 abriu novas alas. O museu conta com um acervo de mais de 30.000 peças, sendo o segundo maior do gênero no mundo e só perdendo para o do Cairo no Egito. Confesso que não deu tempo para visitar, mas já ficou na lista para minha próxima visita!

Continuando pela Via Roma, chega-se à imponente Piazza Castello, com o Palazzo Reale e o Palazzo Madama, que  contam com vários museus interessantes, inclusive museu de armas (Armeria Reale). 

Palazzo Madama
Palazzo Reale
Entrada do Palazzo Reale
Detalhe dos portoões
Seguindo pelo lado esquerdo do Palazzo dá para se visitar a Porta Palatina, onde a cidade realmente nasceu em 28 a.C., com o nome de Augusta Taurinum, onde se vê uma grande estátua do Imperador Augusto bem na frente!  

Porta Palatina com a estátua de Augusto
Achei divertido, pois quando passei por lá um grupo estava ensaiando a paixão de Cristo... isto até me leva a explicar o real motivo da minha viagem até lá, que foi o de ver o Santo Sudário, o original, que estava sendo apresentado após mais de 15 anos, em razão do aniversário de 200 anos do nascimento de San Giovanni Bosco, o criador da Ordem Salesiana. 

Bom, você pode crer ou não no Santo Sudário, mas para mim foi uma experiência incrível e inesquecível! Tanto que valeu minhas 2h30min de fila, para 15mim de visita... Mas como ele só é apresentado ao público de tempos em tempos, é possível ver a réplica dele no Duomo de Turim, onde ela sempre fica exposta. Além de que o Duomo, tem outras lindas obras de arte dentro, tais como afrescos e estátuas.

Duomo de Turim
Andando ainda daquele lado da cidade, há uma grande feira na Piazza Della Repubblica, daquelas a céu aberto, com um pouco de tudo: tomates lindos, frutas de dar água na boca, bolsas, lenços... vale à pena uma voltinha!


Neste lado da cidade é ótimo para se almoçar também! Há trattorias de dar água na boca!  Este prato acima era de uma trattoria fiorentina, sendo o prato do dia, um gnochi ao nero di seppia com molho de gamberi i zuchinni (camarão com abobrinha).

Continuando o passeio, atravesse a Piazza Castello e siga para o outro lado cidade. Se vc prestar atenção nos altos relevos nas paredes do Palazzo, vai encontrar vários memoriais de guerra, um me chamou a atenção por ser um agradecimento ao soldados latino-americanos que lutaram na Itália na Primeira Grande Guerra. Também na Piazza Carlo, em frente à entrada do Teatro Regio (que vale uma foto!) há outro monumento lembrando os generais e heróis da guerra:

Alto relevo em homenagem aos soldados latino-americanos que lutaram na Itália na Primeira Guerra Mundial.
Monumento em homenagem aos generais italianos
Lateral do Teatro Regio, com o Touro símbolo da cidade de Turim
Portão de entrada do Teatro Regio, só ele já é uma obra de arte. Pare para ouvir um pouco as músicas que são tocadas todo o tempo.
Continue seu passeio pela Via Pó! Uma rua super charmosa que segue da Piazza Castello à Piazza Vittorio Veneto e que termina no Fiume Pó, ou Rio Pó, como chamamos no Brasil nos velhos livros de história. 

Esta é uma rua de um charme meio detonadinho, por assim dizer... escolha o lado: o lado esquerdo tem mais bancas de livros e artesanato, e no lado direito está cheia de deliciosos cafés e lojas charmosas. Por sinal é difícil resistir às vitrines com chocolates, licor de chocolate e que chamam para entrar e desfrutar de um aperitivo ou um café! E se o cansaço já bateu, nesta hora, aproveite e pare para experimentar o seu primeiro Bicerin!

O Bicerin é uma mistura de expresso com chocolate quente e creme de chantilli, criada em Turim e que você só vai achar aqui! Então aproveite e tome ao menos um... e se a paixão for grande, dá para comprar uma garrafa de licor de bicerin em formato do Molle Antoniella! Tão lindo... foi pra casa... rsrs

Energias renovadas, continue andando até a praça para aproveitar a vista do Fiume Pó. Eu me apaixonei por esta vista! Do outro lado do Rio estão a Basílica di Gran Madre di Dio e no alto a Igreja di Super Ga, que dizem tem uma vista linda... uma das mais belas da cidade! Infelizmente, como fiquei 2h30 na fila do Sudário no primeiro dia, o dia já estava acabando e como eu disse, estava um pouco receosa com a área do meu quarto... assim, o jeito foi aproveitar a vista e finalizar este primeiro dia com um delicioso aperitivo antes de voltar para o hotel.

Basílica de Gran Madre di Dio
Basílica de Gran Madre di Dio, o Fiume Pó e a Igreja de Super Ga no alto.  
Basílica de Gran Madre di Dio, o Fiume Pó e a Igreja de Super Ga no alto, outro ângulo.
O Fiume Pó do lado direito do Rio 
Uma das tradições que se encontra em várias cidades da Itália é a do delicioso aperitivo! 

O Aperitivo é servido normalmente depois das 17h, mas em alguns lugares como em Turim, é possível aproveitar quase que a tarde inteira. Funciona assim: o cliente pede uma bebida alcóolica: cerveja, vinho ou um cocktail e é convidado a servir-se de um buffet de delicinhas, que varia de acordo com cada estabelecimento. Às vezes são apenas chips que vão para a sua mesa, mas em vários lugares há um verdadeiro buffet com mini pizzas, legumes grelhados, quiches, etc. Em alguns lugares, como em Milão, alguns bares estabelecem um preço único para beber e comer o quanto quiser...

Dos aperitivos que eu provei, acho que até pela tradição culinária, o de Turim foi de longe o melhor!! E nada como um delicioso Aperol Spritz para acompanhar... muito italiano!!

Bom, no dia seguinte, saí cedo, deixei minha mala no guarda-volumes da estação de trem, pois assim teria mais liberdade para voltar a hora que quisesse, pegar a mala, subir no trem e retornar a Milão, e saí para aproveitar mais um pouco a cidade, destino: Mole Antonelliana e o Museu do Cinema!

O topo do Mole, um dos símbolos de Turim
Como eu sempre digo, em uma viagem é necessário sempre pesquisar quais são as atrações que tenham mais a ver com os seus interesses... assim, como uma apaixonada por cinema desde a infância, este foi o museu que eu escolhi conhecer.    

E não me arrependi: este museu traz apresentações de toda a história do cinema, desde os antigos jogos de sombra da Idade Média, passando pela projeções de fotos, o cinemascópio e finalmente o cinema moderno, e como é feito um filme! Você poderá até ver as fotos as fotos de paisagens e eróticas que faziam tanto sucesso no século XIX!  

Há uma sala central em que você pode sentar e se perder em dois telões que apresentam cenas de filmes antigos. Além disto, há cenários especiais retratando todos os tipos de filmes: desenhos, ficção científica, romance... enfim, para crianças de todas as idades! Além é claro de muitos cartazes de filmes, figurinos, etc. Totalmente emocionante para quem curte cinema!

As figuras que eram colocadas em aparelhos circulares para realizar as antigas animações no sec. XVIII.
Fotos de produções antigas 
Um cenário, recriando uma sala dos anos 50

Star Wars, O Planeta dos Macacos e muito mais...

Quem será que passou por aqui... adivinhem a entrada de que sala é esta... 
Quer entrar em uma geladeira gigante?
Aliens... 
Figurinos de Gangues de Nova York
Fotos e figurinos de Marilyn Monroe
Para sentar e relaxar, vendo um filminho...
A segunda tela, que passa cenas de filmes em preto e branco.
O topo do Mole, visto de dentro.
Além de visitar o museu, é possível subir no topo do Mole de elevador, para ver a vista de Turim. Em dias de sol e abertos é possível enxergar até os Alpes.  

Como era um dia muito nublado e fechado, acabei deixando de lado este passeio.

Outra coisa legal para se fazer no Mole, é visitar o mercado/restaurante da Eataly que fica lá dentro. Por sinal, se você não tiver tempo para conhecer a grande loja da Eataly localizada em Lingotto, aproveite para passear nesta... não é tão grande, mas tem muitas coisas legais como bons vinhos, risotos, polenta, chocolates (especialmente os de Gianduia, que são os principais desta região) e um ótimo restaurante. Por sinal uma das coisas legais da Eataly, é que cada loja é diferente da outra e prioriza os produtos daquela região.

Mas, chegando ao meio da tarde era hora de voltar para Como... então peguei minha malinha na estação, embarquei no trem e voltei para "casa", encantada em conhecer mais esta cidade. 

Para resumir o passeio, segue uma listinha do que eu julgo imperdível em Turim:  

- Passear pela Via Roma
- Passear pela Via Pó e o Fiume Pó
- Visitar o Mole Antonelliana
- Visitar o Museu Egipcio
- Visitar e fazer comprinhas na Eataly (uma delas ao menos!)
- Tomar um bicerim ou parar em um café para desfrutar do café e doces do Piemonte 
- Comprar chocolates de Gianduia (avelãs)
- Aproveitar o melhor aperitivo de sua viagem na Itália
  
Estas são mais algumas Dicas da Gabi!

Um comentário:

  1. Passarei um final de semana em Torino com meu marido, filha e genro.
    Temos amigos que moram lá e enviaram uma lista de passeios para que escolhêssemos. Seu post está muito bem escrito e me deu uma ótima ideia do que é mais interessante fazer. Obrigada, parabéns e ótimas viagens!

    ResponderExcluir