O ano já começou a alguns dias, porém eu ainda não tinha iniciado nenhum post de 2014... na verdade as idéias são muitas, muitos restaurantes legais sobre os quais falar, contar sobre o Reveillon em Santiago... porém não estava me sentindo muito inspirada, até que ao resolver me voltar para minha cozinha, veio a inspiração para o primeiro post de 2014, com nada menos do que a receita de Torta de Cebola da minha mãe!
Esta torta tem muito sabor de infância! Acontece que desde pequena eu nunca gostei muito de cebola (embora tenha plena certeza que elas são indispensáveis para cozinhar), pelo menos em sua versão pura e sem acompanhamentos... porém desde pequena minha mãe preparava esta torta, que como mágica dificilmente deixava de ser aprovada por todos que a provaram.
Quando eu a provo me sinto como o personagem do crítico de gastronomia ao provar o ratatouille no filme de mesmo nome!
E eu aprendi a prepará-la na adolescência, claro que nunca tão bem como minha mãe (porque comida de mãe tem gosto especial!), mas ela ensinou alguns dos segredinhos pra ficar com parte do encanto de quando ela preparava.
Bom, mas pra finalizar, quando nesta semana eu falei a algumas amigas e amigos que eu faria esta torta, vários pediram a receita, então ao invés de encaminhar vários e-mails, resolvi compartilhar aqui esta receita. Sendo assim: segue a receita da Torta de Cebola que me lembra a infância e os bons momentos do lado da minha mãezinha...
E tenho de dizer, esta cebola simboliza muito amor: tanto por me lembrar minha mãe, quanto porque é necessário bastante amor para cortar tantas cebolas... rsrsrs
TORTA DE CEBOLA
Ingredientes:
Massa:
1/2 xícara de maizena
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
2 ovos
1/2 xícara (chá) de margarina (100g)
Recheio:
1/2 kg de cebolas, cortadas em rodelas finas (eu quase sempre aumento para 1kg)
2 colheres (sopa) de margarina
2 cubinhos de caldo de galinha Maggi (se usar 1kg de cebola, são 3 cubos)
noz-moscada a gosto
2 ovos
1 lata ou caixinha de creme de leite
2 colheres (sopa) de maizena
50g de queijo parmesão ou à gosto
Cebolas cortadas e prontas para ir à panela! (Sim, eu sou meio/muito exagerada!) |
Preparo:
Massa: Misture a Maizena, a farinha e o sal. Junte os ovos e a margarina. Amasse, sem sovar, e deixe descansar na geladeira por 10 min ou enquanto você prepara o recheio. Depois unte uma forma desmontável, espalhe a massa e reserve. (Caso a massa fique muito mole e não dê ponto, acrescente um pouco de maizena e amasse até ficar firme).
Recheio: Dissolva a margarina em uma panela e frite as cebolas, misture os cubinhos de caldo de galinha e a noz-moscada. Quando a cebola estiver macia, retire do fogo e deixe amornar. À parte, bata os ovos com o creme de leite e a maizena. Jogue a mistura sobre as cebolas e misture.
Coloque o recheio sobre a massa, polvilhe com o queijo parmesão e asse em forno médio por cerca de 40 min, ou até o queijo grazinar e o recheio soltar do garfo.
Cebolas preparadas e molinhas! |
Torta já montada e salpicada com muito queijo ralado!! |
Pronta pra servir! |
O legal desta torta é que ela fica gostosa pra comer quente ou fria e em qualquer momento!
Agora é só testar e depois me dizer o que achou!
Esta é mais uma dica culinária da Gabi! Especial pra começar bem o primeiro post do ano...