Montevidéu é a charmosa capital do Uruguai, nosso vizinho mais ao Sul. Embora seja a capital de um país, a população total da cidade é menor do que a de Curitiba, e se contarmos com a região metropolitana, a população total não chega à metade da nossa... e este talvez seja o motivo desta ser uma cidade tão calma!
É uma cidade muito charmosa, que une o velho e o novo, com casas em alguns bairros que fazem lembrar as fotos de cidades litorâneas do Mediterrâneo. A cidade ainda é arborizada, tem lindos parques, a orla do Mar Del Plata que banha a cidade, e ainda Teatros e bares construídos na metade do século XIX.
|
Vista do calçadão da Playa Ramirez |
Enfim, é difícil não gostar da cidade! Mas, eu recomendo que você tire um final de semana para conhecê-la, pois mais que isto é muito tempo...
Em dois ou três dias é possível ver tudo que a cidade tem de melhor, vale acrescentar mais alguns dias se você quiser ir a Punta Del Leste também. Dessa vez eu fiquei apenas em Montevidéu, até porque só tinha um final de semana.
Para ir a Montevidéu é possível pegar vôos da TAM e GOL, só que saindo de Curitiba, será necessário ir até São Paulo ou Rio de Janeiro para chegar ao destino, já que desde a falência da Pluna no ano passado, já não há mais vôos diretos.
Se você vai a Montevidéu, é bom levar dinheiro para a viagem e, muito embora o peso uruguaio valha menos que os reais brasileiros, as coisas estão bastante caras por lá, no final do ano passado em média paguei R$ 6,00 por uma garrafinha de água e R$ 9,00 por um sorvete!
Outra boa dica é trocar alguns reais por pesos, mas faça isto nos postos que ficam na cidade velha (um bom lugar é um posto que fica na Plaza Constituicion, onde fica a Catedral) para conseguir uma boa cotação, pois no aeroporto é furada! Sempre há cobrança de taxas e pagam bem menos! Só avisando, é bom ter alguns pesos, principalmente para taxis e gorjetas, pois alguns taxis encrencam com pagamento em Reais.
Agora um resumão do que eu mais gostei de conhecer por lá, lembrando que Montevidéu não dispõe de metrô, então os meios de transportes são taxis, ônibus ou a pé, sendo a pé o meu favorito, para poder realmente conhecer a cidade. E não se assuste com os taxis, que são bem velhinhos e meio acabados, porém os motoristas costumam ser simpáticos e falantes! E como eles estão muito acostumados com brasileiros, a comunicação é bem fácil, mesmo falando só português.
Ciudad Vieja (Cidade Velha)
A Ciudad Vieja como o nome já diz é a parte mais antiga da cidade. É formada pela zona portuária, muitos prédios do século XIX, praças arborizadas, o Teatro Solís (inaugurado em 1856), a Catedral da cidade e finaliza-se na Plaza de Independência, onde é possível ver um portal que fazia parte do prédio original do forte de 1724 que deu origem à cidade.
Os principais monumentos de Montevidéu encontram-se na cidade velha, então uma visita é obrigatória se você quer realmente conhecer a cidade. E para conhecer realmente o espírito da cidade é mais que obrigatório um almoço no Mercado del Puerto, onde é possível desfrutar de uma autêntica parrillada uruguaia!
O Mercado del Puerto, fica bem próximo da zona portuária e lá dentro e fora há diversos restaurantes e bancas que preparam as carnes da
parrillada. É possível escolher comer uma
parrillada completa, com uma seqüência de carnes ou escolher apenas um tipo de carne com acompanhamentos e provar o meio-meio, uma bebida tradicional do mercado que é feita de uma mistura de vinho branco com espumante. A maior parte das bancas de parrilla possuem um atendente simpático que conversa com você, oferece o meio-meio e tenta te ganhar no papo para a sua casa... escolha a que lhe parecer melhor!
|
Típica parrillada uruguaia do Mercado del Puerto. Prepare-se para ver muitas bancas de carne como esta. |
Outros lugares obrigatórios são o Teatro Solís, a Plaza del Constituicion, onde fica a Catedral, e os museus. Pra quem gosta de futebol, pode ir visitar o museu do futebol com direito à uma visita ao Estádio Centenário.
A Catedral da Plaza Constituicion parece super simples por fora, mas é linda por dentro! Vale à pena entrar pra conhecer! E na praça, há vários restaurantes onde é possível comer um chavito, um sanduíche com presunto jamon.
O Teatro Solís foi inaugurado em 1856 e realiza visitas guiadas a seu interior, em diversos idiomas. As visitas, são baratas e interessantes para se conhecer a história do local. No meio da visita os guias param as explicações, para que artistas possam entrar em cena e realizar diversas intervenções artísticas. Preste atenção nos lustres, e são um dos orgulhos do teatro. Estes lustres são ingleses, de 1908, e com uma estrutura inteira em cristal Bacaratt, foram fabricados em uma fábrica de Birminghan, destruída durante a Segunda Guerra Mundial. O auditório principal do teatro também é um show à parte, pois foi inspirado no Teatro Scalla de Milão e faz com que você se sinta em outro tempo, com muitas pinturas, e suas cadeiras antigas e diversos camarotes em veludo vermelho!
|
Lustre da entrada do Teatro |
|
Lustre do Autditório Principal |
|
Auditório Principal do Teatro Solís |
E saindo do Teatro, passe na Plaza Independencia, onde ficam os prédios do governo do Uruguai e o monumento em honra a José Artigas, o grande herói da independência uruguaia. Não deixe de descer as escadas para ver o mausoléu de Artigas, onde fica a urna com seus restos mortais.
|
Plaza Independencia, com os prédios do governo e o monumento a José Artigas. |
|
Mausoléu de José Artigas, o grande herói nacional. Levei um susto ao perceber que os guardas não são estátuas. |
Seguindo pela Plaza Independencia, você estará na Av. 18 de Julho, que é a principal rua de comércio da cidade, estando cheia de lojas e pequenos centros comerciais. Você verá nesta rua muitas lojas Daniel Cassin que é uma das principais locais, além de ver vários outros prédios, monumentos, praças e feiras de artesanatos.
Parque Rodó e Ramblas
O Parque Rodó é um dos maiores e mais antigos do Uruguai. É um parque lindo, arborizado, com um grande lago e uma grande área para se passear. Preste atenção nas estátuas que estão espalhadas pelo parque: há estátuas de Guilherme Tell, Confúcio, Netuno e outras, além de um monumento à Rodó.
Adorei ficar passeando pelas aléias do parque, admirando o lago, as estátuas e monumentos. O parque inteiro passa uma idéia de paz e tranqüilidade!
E quando estiver cansando das árvores, você dará de cara com o calçadão da Playa Ramirez! Que é o da vista da segunda foto deste post. Se estiver com tempo e o tempo estiver bonito aproveite para apreciar o Mar del Plata.
Este calçadão segue pelas famosas ramblas da cidade, que são parte do charme de Montevidéu! Aproveite para andar um pouco, aproveitar a vista, e se o tempo estiver bom, com certeza haverá bastante uruguaios passeando por ali.
Seguindo por um lado do calçadão você irá em direção ao centro e a Ciudad Vieja, para o outro lado você irá para Punta Carretas e pode aproveitar para dar um pulinho no Punta Carretas Shopping, que é o maior shopping da cidade. Não se decepcione, embora seja o maior shopping da capital de um país em tamanho eu acho que ele equivale a mais ou menos um terço do Park Shopping Barigui, mas tem algumas lojas legais e até um supermercado no subsolo, onde você pode aproveitar para comprar Alfajor e doce de leite uruguaio e outras cositas mais! No caso de alfajor eu recomendo os da Águila e os 3 Sueños da Cadbury, que não é possível achar no Brasil.
O Baar Fun Fun existe desde 1895 e é famoso pelos shows de tango e Candombe (uma ritmo tradicional do Uruguai a base de tambores) e a Uvita, uma espécie de vinho cuja receita é um segredo da casa (eu achei doce e forte!).
A casa é toda decorada com fotos de Carlos Gardel e outros famosos cantores de tango. Durante a noite acontecem shows de tango, tanto música quanto dança, além do candombe no final da noite. Nada como um tango dançado em uma das terras onde ele é tradicional!
|
Tango! |
O prédio onde funciona o restaurante era a casa ou palácio de um antigo alquimista (sabe aqueles sábios da Idade Média que buscavam a pedra filosofal?) e por isso ela possui escadas que não dão em lugar nenhum, urnas lacradas, estátuas e alto relevos, além da sala principal ser em formato de octágono, por estar no centro de poder da casa. Conta a história que quando o alquimista faleceu sem deixar herdeiros ele legou seu palácio para a cidade de Montevidéu e agora lá funciona um restaurante que vale á pena ser conhecido!
O cardápio do restaurante é bastante restrito, mas delicioso, uma das melhores comidas que já provei! E o ambiente é chique, porém aconchegante, romântico e com garçons simpáticos e atenciosos.
E não deixe de ir ao banheiro, pois no caminho na escada você encontra o local em que funcionava o laboratório de alquimia e que hoje é a adega do restaurante. Segundo a placa, a entrada do laboratório era escondida, tanto que ele só foi encontrado depois, quando da realização de obras no local.
Bom, o preço do restaurante é meio salgado... mas é um lugar realmente especial!
|
Uma das mesas do restaurante. Todas elas são diferentes! Há uma mesa até no sofá que você vê ao fundo. |
No nosso último dia em Montevidéu aproveitamos para conhecer a Bodega Bouza e os vinhos uruguaios onde eles são criados.
A Bodega Bouza produz algum dos melhores vinhos do Uruguai, alguns deles bastante premiados. É uma vinícula bastante jovem, porém vale uma visita guiada, na qual além de conhecer as adegas, bastante modernas, é possível ver os vinhedos, conhecer um museu de carros antigos, participar de uma degustação de vinhos e almoçar no delicioso restaurante do local.
Os vinhos por sinal são ótimos! É possível provar à base de uvas Tempranillos, Alberiño e Tannat, Chardonay, Merlot, dentre outros. Os de uva Tannat, bastante fortes e encorpados, já receberam vários prêmios internacionais, mas são para quem aprecia vinhos mais fortes. E se você realmente gostar destes vinhos, pode depois adquiri-los na loja da Bodega.
|
Carros do museu de automóveis da Bodega Bouza |
|
Degustação de vinhos e algumas delícias do almoço do restaurante |
Montevidéu tem ainda diversos outros lugares para conhecer! É uma cidade realmente encantadora por sua história, um povo muito simpático e muitos lugares lindos e românticos para se ver! E embora seja uma capital, é um lugar super calmo, onde não se vê muito trânsito e multidões...
Não achei muito bom para fazer compras e as coisas estão meio carinhas, especialmente alimentação, mas gostei muito de lá!! É um ótimo lugar para uma fuga romântica de final de semana!!!
Se você já conhece, que tal falar sobre suas dicas e o que mais gostou, para complementar este post?
Bom, esta é a Dica da Gabi de hoje, para uma viagem romântica de Final de semana!!