Pesquisar este blog

31 de agosto de 2011

Roteiros em Paris 3: Notre Dame, Saint Chapelle e Quartier Latin

Mais um roteiro de passeios por Paris...
Este nós fizemos em um sábado de manhã, e foi incrível como a Catedral de Notre Dame ficou lotada a partir das 10h30/11h. Nossa sorte foi que havíamos chegado umas 8h30 e por isso deu tempo de conhecer a Catedral sem tumulto e mesmo não enfrentar "tanta" fila para subir nas torres.
Mais uma dica muito importante que acho que até já dei, mas sempre é bom ressaltar: Paris é uma cidade super turística, então tente chegar cedo nos pontos principais, assim você ganha tempo por não ter de esperar tanto em filas. Vale à pena se esforçar um pouco para acordar cedo!

NOTRE DAME

Para chegar desça na Estação de Metrô CITÉ, ou vá de ônibus, que a vista no caminho vale à pena.
Esta Catedral em toda a sua estética medieval merece que você pare um pouco para admirar os detalhes de seus pórticos, dentre eles, preste atenção na entrada principal, onde está representado o Juízo Final e a pesagem das almas. Também, preste atenção nas estátuas que representam os reis do antigo testamento, pois cada uma é diferente da outra. Apenas como curiosidade: as estátuas que constam na Catedral atualmente são em sua maioria do século XIX, quando a Catedral foi restaurada, os restos das originais encontram-se no Museu de Cluny/Museu de Moyen Age (Durante a Revolução Francesa, os revolucionários quiseram botar a Catedral abaixo, por entenderem que ela representava a antiga monarquia, por isso suas estátuas foram depredadas e algumas utilizadas como concreto de construção. A Catedral foi salva por Victor Hugo e seu Corcunda de Notre Dame).
A entrada na Catedral é gratuita, sendo cobrado apenas para subir na torre e apreciar a vista da cidade. O interior de Notre Dame é bastante escuro, mas evite tirar fotos com flash, lembrando que se trata de uma Igreja. Lá dentro é possível admirar as rosáceas, os vitrais e uma série de estátuas diferentes ao redor da Igreja, aproveite para rezar, se for católico, pois a atmosfera é muito propícia.
Também não perca o passeio às torres, são vários degraus, mas a vista compensa, pois somente lá de cima você poderá apreciar as gárgulas e os sinos de Notre Dame, especialmente Emanuel, que é o sino maior e seria o favorito do Corcunda. Em frente à Igreja você verá a CRIPTA ARQUEOLÓGICA, a qual acabei não visitando, mas dizem que é um pequeno espaço com restos arqueológicos da Paris de muito antigamente.
Seguem algumas fotos que tirei das gárgulas e da vista:




Saindo da Catedral, atravesse a rua para o próximo destino:

SAINT CHAPELLE

No outro lado da ilha fica localizado o PALAIS DE JUSTICE. Dentro dele você verá a ST. CHAPELLE. Não posso falar muito desta Igreja, pois embora seja considerada por muitos a igreja mais bonita de Paris, não conseguimos visitá-la, já que ao descer das torres de Notre Dame nos deparamos com uma fila gigantesca, assim, ela acabou ficando já no roteiro da próxima visita. Mas, trata-se de uma pequena capela com dois andares. O térreo era reservado para os servos e pessoas comuns. Já o andar superior era privativo do Rei e da família Real, sendo coberto nos 360º por vitrais que retratam os livros da Bíblia. É possível comprar entrada casada com a CONCIERGERIE, que fica do outro lado do palácio, tendo inclusive que sair do mesmo para chegar até lá. Era o local em que os condenados à guilhotina esperavam pela execução. Sua “hóspede” mais famosa foi Maria Antonieta, e sua cela fica em exposição. Saindo da CONCIERGERIE, atravesse a ponte que está a sua esquerda, dobre à direita. Você chegará ao HÔTEL DE VILLE, sede da prefeitura. Pausa para fotos.

Saindo daqui, você pode escolher para qual lado da Rue de La Cité você quererá seguir para o bairro do Chatelet ou rumar para o Quartier Latin.

Caso, escolha o Chatelet, aproveite para visitar Les Halles, a Place de Chatelet (onde ficava uma antiga prisão), e principalmente:

CENTRE GEORGE POMPIDOU
Seguindo pela RUE DU RENARD você chegará aos fundos do Museu de Arte Moderna POMPIDOU. Bem diferente dos outros, você verá a modernidade já no seu exterior. Destacando-se diversos tubos coloridos e a escada rolante dentro de um deles. Passe umas 2 horas nele. É o segundo local mais visitado de Paris, só perdendo para a Torre Eiffel.

De lá, se você gostar de passeios ao ar livre, pode seguir para o:

BOIS DE BOULOGNE
Saindo do museu, pegue o metrô na estação RAMBUTEAU e salte em PORTE MAILLOT. Você chegará a uma das entradas do parque preferido dos parisienses, e um dos cenários de “O CÓDIGO DA VINCI” (Cena do drogado no parque). Tente sair ainda com a luz do dia.



O outro caminho que você poderá escolher será o do Quartier Latin, que fica para o outro lado da Rue de La Cité. Nós acabamos seguindo para este lado, para conhecer o Pantheon, Sorbonne e Jardim du Luxemburgo. Você deverá seguir, atravessar a rua e seguir pela Rue du Petit Pont.

Seguindo por ela, você verá uma série de lojinhas de souvenirs. É um bom local para comprar imãs de geladeira, pois é possível encontrar alguns diferentes. Neste caminho você irá encontrar:

MUSEU DE CLUNY OU MUSEU DE MOYEN AGE
O edifício onde se localiza este Museu é o último prédio realmente da Idade Média que restou em Paris. Dentro deste museu é possível ver diversos objetos da Idade Média, jóias, tecidos, utensílios, restos de Notre Dame, uma antiga sala de banhos romana e a famosa coleção de tapeçarias da Dama com o Unicórnio.
É um museu diferente e para quem gosta muito de história. Para ver a totalidade da coleção são necessárias umas 2horas.

Siga em frente pela Rue de Saint-Jacques e você passará ao lado da Université de Sorbonne, siga até chegar à Faculté de Droit (Faculdade de Direito) e entre à esquerda para chegar ao Pantheon.

PANTHEON
O Pantheon foi construído para ser uma Igreja, e em suas paredes você pode ver pinturas contando a história de duas das principais Santas de Paris e da França: Joana D'Arc e Santa Genoveva (que conta a lenda foi responsável por impedir que os hunos entrassem em Paris). Na cripta do Pantheon estão os restos de diversos parisienses famosos, tais como Victor Hugo, Voltaire e Alexandre Dumas. Passeie pelo Pantheon e aprecie as pinturas e a arquitetura do local, especialmente a cúpula central.

Em seguida, retorne pela mesma rua e você estará no:

JARDIM DE LUXEMBURGO
Este belo parque, que já foi morada do tio de Luis XIV e muitos outros nobres merece um passeio. Dê algumas voltas no parque, visitando o PALÁCIO DE LUXEMBURGO (SENADO), aprecie as fontes e se estiver com vontade pare para tomar um café ou uma taça de vinho no café que fica no centro do parque. Em finais de semana com sol, é um local bastante lotado, pois os parisiences adoram aproveitar seus parques. Se quiser, e com ajuda de um mapa saia pela saída mais próxima da Igreja SAINT SULPICE. Esta Igreja hoje é parada obrigatória pra quem vai à Paris. Primeiro pela sua beleza, e mais recentemente por fazer parte de “O CÓDIGO DA VINCI” e tendo a LINHA ROSA a principal parada para fotos.

Bom, sendo mulher e estando neste bairro, eu recomendo também uma visita à Cithypharma: 26 Rue du Four 75006. Area: Saint Germain des Prés (Após sair do Jardim de Luxemburgo, seguir pela Rua Bonaparte, passar pela Igreja de Saint Sulpice e continuar seguindo em frente até a Rue du Four).
Esta é uma das melhores dicas de compras que posso dar, pois é aquele tipo de lugar que uma mulher se perde por uma ou duas horas. Se estiver acompanhada de marido ou namorado, deixe ele na porta (você verá muitos outros membros do sexo masculino nesta situação!) e, respire fundo, e se prepare para entrar! Na Cithypharma você encontrará todos aqueles creminhos franceses com que sempre sonhou e o melhor: a preços muito bons! Alguns até tem promoções, do tipo leve dois e pague um, leve dois shampoos e ganhe o condicionador... enfim, se entrar aqui, prepare-se para gastar alguns euros, porém sabendo que estará pagando ao menos 3 vezes menos que no Brasil. Conheça a marca de produtos Caudalie, os produtos são ótimos e não se encontra por aqui.

Bom, agora, você pode aproveitar para andar um pouquinho pelo bairro, quem sabe retornar ao hotel para descansar e jantar nas redondezas.

Uma última dica: aproveite sua estadia para conhecer os mercadinhos de Paris. Bom, todo dia pela manhã nós passávamos em um para pegar água e acabávamos aproveitando para ver outras coisinhas. Você verá que há ótimos vinhos por 5 a 10 euros, e pode levar um para o Hotel, quem sabe, chocolates franceses, bolachas, molhos, etc. Não esqueça da sacola retornável, para não ter de pagar por uma no local.

Bom, estas são as Dicas da Gabi para mais um roteiro... ainda temos o Louvre e Versalhes pela frente.

27 de agosto de 2011

Roteiros em Paris 2: Sacre Coeur, Opera Garnier e Place des Vosges

Continuando nas idéias de roteiros em Paris, mais uma lista de lugares que vale muito à pena conhecer e que se lhe interessarem você pode incluir em seu roteiro.
Algo que esqueci de dizer anteriormente é: Aproveite para pegar mapas de Paris no aeroporto, hotel e lojas. É bom sempre ter ao menos 2 mapas na bolsa, ao menos um para consultar durante os passeios e um para trazer de souvenir.

SACRE-COEUR

Para chegar, desça na Estação de Metrô: ANVERS (melhor) ou ABBESSES.
A Basílica de Sacré Coeur é para nós turistas Linda! Já alguns Parisienses não gostam muito dela, pois acham que ela fere a paisagem com sua estética bizantina. Mas para nós, ela é simplesmente linda e impressionante, além de ter uma das mais lindas vistas de Paris, no alto da colina de Montmartre.
Esta Igreja foi construída pelos parisienses a partir de 1871 como forma de diminuir a dor da nação pelas perdas ocorridas na Guerra com a Prússia. Dizem que desde o início, apesar de ter seus destratores, sempre foi uma igreja muito querida, onde era realizada a adoração do Sagrado Coração de Jesus (daí o nome Sacre Coeur). Em 1980 o Papa João Paulo II esteve na Basílica. Quando visitamos a Basílica, por sinal, estava ocorrendo uma grande campanha pela beatificação deste Papa.
Pra chegar à Basílica, salte na estação Anvers ou Abesses e siga para o Norte, seguindo as placas, que logo você verá a Igreja. Ao chegar à base da escadaria, você tem duas opções: subir a pé ou pegar o “FUNICULAIRE” – bondinho que leva os passageiros até a Igreja, eu escolhi aproveitar o Funiculaire, até para economizar meus pezinhos.
Ao chegar na Igreja tire muitas fotos na frente e aproveite, se quiser para entrar e conhecer. Não são permitidas fotos no seu interior e lembre-se que esta é uma Igreja, então seja educado e mantenha o silêncio ou voz baixa. Nos dias de sol este é um passeio imperdível pela vista.

Interior da Sacre Couer, este é um dos maiores mosaicos do mundo.

Em seguida aproveite para passear no Bairro de MontMartre, que é considerado até hoje o bairro mais boêmio de Paris. Estando de frente para a igreja, pegue a ruazinha na lateral esquerda da mesma, você logo chegará à PLACE DU TERTRE.
Nesta praça você vai encontrar diversos artistas e pintores de rua, que vão se oferecer para pintar seu retrato, desenhar, cortar miniaturas, fazer caricaturas... Se já for a hora do almoço, você pode aproveitar para almoçar, comer um crepes (os franceses, que parecem uma panqueca e são dobrados como um guardanapo... por sinal vale à pena acompanhar a forma como ele é feito).
Neste bairro estão localizadas diversas lojas de souveniers, as quais possuem os melhores preços de Paris (e isto foi confirmado por diversas leitoras do Conexão Paris), aqui eu comprei imãs de geladeira para minha coleção, blusas, pashminas, portas-retratos... Uma leitora do Conexão Paris até postou uma ótima dica, que eu também não consegui aproveitar, por não conseguir encontrar o local: Na esquina da rua Steinkerque com a Rue Rochechouart, na frente da estação de metrô Anvers, existe uma loja que se chama Sympa, a qual está sempre lotada com mercadorias que se encontram amontoadas dentro de caixas. Se você tiver paciência, dizem que achará peças boas, de marcas famosas, a preços irrisórios.
Depois das compras, siga a pé pela rua NORVINS, até chegar na PRAÇA MARCEL AYMÉ, famosa pela escultura do homem atravessando a parede. Continue sempre descendo. Depois de uns 20 minutos de caminhada você chegará a uma grande avenida: BOULEVARD DE CLICHY, na qual você encontrará a famosíssima casa de espetáculos: MOULIN ROUGE. É claro que vale à pena parar para também tirar fotos aqui, e se você estiver interessado em ver um espetáculo durante sua estadia, aproveite para fazer sua reserva. Preferencialmente opte pelo jantar seguido de espetáculo, o preço é alto, mas a experiência vale à pena. Os preços se iniciam em 150 euros por pessoa. Você pode verificar o cardápio e espetáculo no site do Moulin Rouge. Em abril vi o show Féerie! Maravilhoso! O jantar de 3 pratos também é ótimo, foi o melhor que comemos em Paris!
Quanto ao Show, é lindo! Dançarinos ótimos, diversas histórias, grandes cenários que são trocados várias vezes e até uma mulher dançando com cobras em um grande aquário! Mas, um aviso: É um Show de Cabaret, então realmente tem homens e mulheres de peito de fora. De minha parte não achei isto nada apelativo, pois tudo é tratado com muita naturalidade, e nos momentos em que ficaria estranho ou apelativo, as dançarinas ficam totalmente vestidas. Bom, o show tem de tudo, circo, pôneis, palhaços, piratas, música boa e o maravilhoso French Can-Can, que é algo sensacional. Não é permitido entrar com câmeras ou tirar fotos. Também, leve uma roupa especial para sair, pois as mulheres devem estar em traje de passeio (um pretinho básico é perfeito!) e os homens obrigatoriamente tem de estar de sapato, sapatênis não vale!




Na avenida do Moulin Rouge se concentram diversas casas de prostituição, algumas enormes. O Museu do Erotismo também está neste local. Pare para admirar também o Le Chat Noir (O Gato Preto de Paris), cuja placa você verá estampada em várias bolsas e objetos à venda. Eu acho elas um charme por sinal!
Bem próximo ao cabaré está a Estação de metrô: BLANCHE, alguns recomendam que você pegue o metrô e salte na Estação OPERA para chegar ao famoso teatro de mesmo nome, porém só o faça se estiver à fim de visitar a parte interna da Estação de SAINT-LAZARE, existindo diversas lojas que poderão ser admiradas. Caso contrário, continue descendo e você vai andar quase o mesmo tanto por cima para chegar à Ópera.

OPERA NATIONAL DE PARIS GARNIER
O OPERA é um prédio extasiante, talvez o mais belo e decorado de Paris, tanto que em seu interior há uma galeria que lembra a Galeria dos Espelhos do Palácio de Versalhes. É um prédio altamente decorado, e cheio de detalhes, então se você quiser conhecer o interior é necessário ao menos 1 ou 2 horas. Há visitas guiadas no local. Um detalhe interessante, é que este seria o teatro do "Fantasma da Ópera", tanto que o camarote, tal qual na história está reservado para este personagem. O Teatro fecha às 17h00min para visitas. Abaixo seguem mais algumas fotos para atiçar sua vontade de conhecê-lo:




As famosas GALERIAS LAFAYETTE ficam atrás da Ópera Garnier, no BOULEVARD HAUSSMANN, a Printemps também fica por aqui, então se estiver interessado em fazer compras em uma destas lojas aproveite. Em viagens assim é difícil conseguir retornar aos lugares...
Uma pequena dica: Se há um lugar em que você pode vir a se perder em Paris, é neste Bairro! Então todo o cuidado é pouco e vale à pena usar o google maps do celular se você tiver! Nós nos perdemos aqui e isso atrapalhou bastante o passeio.
Saindo do teatro, dobre à direita e siga pelo BOULEVARD DES CAPUCINES para chegar à IGREJA DE MARIA MADALENA. No caminho tire uma foto do famoso OLYMPIA, imortalizado com EDITH PIAF. Saindo da Igreja, siga em frente em direção à PLACE DE LA CONCORDE, virando à esquerda na RUE SAINT HONORE. Continue em frente. Você chegará à PLACE VENDOME. Nesta praça você verá um grande Obelisco com a estátua de Napoleão no alto. Nesta praça localizam-se o famoso HOTEL RITZ e várias lojas de grife. Após, siga pelo sentido oposto, atravesse a RUE SAINT HONORE até chegar à RUE DE RIVOLI. Esta rua passa ao lado do Jardim das Tulherias que é um passeio lindo também, mas eu deixaria para visitar no dia em que você for ao Louvre, se for agora, aproveite! Este jardim é cheio de estátuas interessantes que retratam cenas da mitologia. A Rue de Rivoli também é um ótimo lugar para comprar souvenirs, embora os de Montmartre sejam mais baratos.
Siga pela Rue de Rivoli e a partir daí siga em frente até chegar ao PALAIS ROYAL. Próximo a entrada da Praça das Pirâmides do Louvre há uma estátua de Joana D’Arc. Após a visita aos jardins do PALAIS ROYAL pegue o metrô (estação em frente) e siga para a estação: BASTILLE.

PLACE DES VOSGES
Chegando à Praça da Bastilha, você estará no local onde ficava a famosa fortaleza de mesmo nome. Ali você encontrará a COLLONE DE JUILET (Obelisco), e a OPERA DE PARIS BASTILLE. Ainda na estação de metrô você poderá ver um pedaçinho da antiga fortaleza, com um painel explicativo. É só isso mesmo..., Com ajuda de um mapa você chegará à famosa PLACE DES VOSGES. Uma praça com simetria perfeita, sendo uma de suas casas a MAISON DE VICTOR HUGO.

MUSEU D’ORSAY
Principalmente se for uma quinta-feira (quando o Museu fica aberto até as 22h) e você gostar de arte moderna e impressionista, este é um ótimo passeio. Eu realmente não conheci este museu, pois não deu tempo e entre o Louvre e ele, preferi o primeiro, mas é um dos passeios mais citados da cidade, e parece ser pequeno, então é possível conhecê-lo em cerca de 2h. Para chegar deve se pegar o metrô e saltar na estação de mesmo nome. Me recomendaram muito a visita a Ala do Impressionismo onde é possível ver as obras de Monet, Renoir e acho que Toulouse Lautrec também poderá ser visto lá. As obras de Van Gogh também marca presença neste museu, o qual foi construído sob uma antiga Estação de trem.

Bom, depois de percorrer todo este roteiro, eu recomendo apenas um bom jantar e descanso para se recuperar para o próximo dia.

Bom, estas são as Dicas da Gabi para mais um roteiro!

26 de agosto de 2011

Bagdad Café: reaberto em novo endereço

Quem me conhece pessoalmente sabe que eu ADORO o Bagdad Café! É uma das minhas casas favoritas em Curitiba, pois lá é possível dançar e se divertir! Não sou mais tão chegada em música eletrônica, música sertaneja realmente não me atrai, e tem dias que você não quer ficar a noite inteira sentada em uma mesa... so, Bagdad e Zapata acabam sendo meus lugares favoritos quando quero dançar! Tem shows de dança, música diferente e todo um ambiente mais claro e atrativo!


Assim, ontem a noite fui conferir a reinauguração do Bagdad Café, agora na Padre Anchieta.
Para quem não sabe, o Bagdad foi mais uma vítima da intolerância ao som que tem se tornado comum em Curitiba e por isso acabou tendo de fechar suas portas em seu endereço tradicional e procurar uma nova casa.
Ontem, nós, eu, meu marido e amigas, e muitos outros saudosos clientes fomos conferir a nova casa.
Bom, como em toda festa de inauguração/reinauguração, dá para se dizer que havia uma grande bagunça. Todos os membros da casa ainda estão se organizando para atender em um local menor do que o anterior, muito embora a nova casa possua 2 andares...
Assim, ontem as mesas estavam muito juntas, tornando quase impossível a circulação até mesmo para os garçons; a quantidade de pessoas em pé era enorme; o atendimento estava confuso e muito demorado, levando quase 1h para serem entregues os pratos...
Porém, é necessário ressaltar o empenho dos proprietários da casa e do grupo artístico, especialmente os dançarinos, para tornar a noite agradável.
Mesmo sem muito espaço para dançar, as bailarinas por várias vezes enfrentaram a confusão de pessoas em pé para dançar no meio do público e fazer seu papel.
O pior é que como o espaço entre as mesas era diminuto, tornava-se impossível levantar para dançar, algo que sempre foi um dos charmes na casa antiga.
Bom, dava para ver ontem que a casa ainda está se organizando, a decoração ainda não havia sido colocada, a pintura estava sendo finalizada... mas os proprietários prometeram organizar melhor o espaço, a fim de facilitar a circulação entre as mesas e permitir que os clientes levantem-se para dançar.
Por isso, com certeza voltaremos ao Bagdad para conferir se as alterações foram feitas e esta voltou a ser uma das casas mais divertidas da cidade!

Bagdad Café
Rua Padre Anchieta, 262 esquina com a Visconde do Rio Branco.

Ps. Cuidado onde estaciona o carro, ontem o Detran esteve muitas vezes no local para verificar se não havia carros estacionados de forma irregular.

Ps2. No último dia 25/11/11 fomos novamente ao Bagdad para comemorar meu aniversário. E realmente, dá para ver que o empenho dos proprietários em resolver os problemas funcionou. A casa está muito melhor organizada, voltou a ter o espaço entre as mesas e os shows. Pena apenas que o espaço para realizar a dança inicial esteja bastante reduzido! Mas dá para se dizer que o Bagdad continua com todo o seu charme e sendo uma das melhores casas de Curitiba para quem quer se divertir e ter uma noite diferente. E olha que mesmo após conhecer o Shiraz em Budapeste (é um restaurante persa com dança do ventre), ainda fico com nosso Bagdad. Ah, parabéns à dançarina Linda, que continua sendo a melhor da casa!

17 de agosto de 2011

Roteiros em Paris 1: Da Torre Eiffel ao Arco do Triunfo

Pra começar bem, um dos meu roteiros favoritos, e também com alguns dos pontos mais imperdíveis de uma viagem a Paris.
Já aviso que este é um roteiro um pouco longo, e que exige um pouco de disposição, mas por passar por alguns dos pontos mais legais de Paris, vale à pena o esforço de "bater perna"!

Eu não indico este roteiro para uma 2ª-feira, pois neste caso você não conseguirá conhecer o Museu Rodin, que estará fechado... mas, se você chegar a Paris e estiver ainda pensando em qual será o seu roteiro, siga este, e logo vai começar a descobrir todo o encanto da Cidade Luz.

Assim, para começar vamos até a Praça do Trocadero e de lá seguimos o passeio, se possível tente chegar cedo, preferencialmente até às 9h00, pois nesse horário todos os locais costumam estar mais vazios.

TROCADÈRO
O Trocadero é considerado o melhor local para tirar fotos da Torre Eiffel. O acesso se faz pela Praça do Trocadero (Estátua do General Foch) e Palais de Chaillot. Trata-se de um grande terraço de frente para a torre e por isso é o cenário perfeito para a melhor foto da viagem, aquela que você não pode voltar sem tirar.
Se estiver com fome, aproveite para comer um crepe, uma baguetes ou um croque nas barraquinhas do Trocadero.
Como eu disse em um post anterior, no Trocadero comi um croque monsieur delicioso! Havíamos chegado em nosso Hotel às 16:30h da tarde e já saímos para caminhar, sem almoço, após uma longa viagem, então foi delicioso poder comer alguma coisa nesta praça e ainda tendo como fundo a Torre Eiffel... que por sinal é a sequência deste passeio.

TOUR EIFFEL
Siga pelos jardins do Trocadero, e cruze a Ponte d’Lena sobre o Rio Sena. Aproveite para admirar um pouco o Rio Sena e as várias pontes.
A Torre Eiffel é formada por três andares. Verifique como está o movimento e escolha uma das 03 filas principais se resolver subir, caso contrário deixe para subir em outro dia, apenas ressaltando: NÃO DEIXE DE SUBIR, a vista lá de cima vale muito à pena!
O primeiro andar da Torre é de graça se você subir de escada, eu sinceramente não recomendo, pois o caminho para os demais pontos é longo, e após subir à pé você estará bastante cansado. Para subir aos outros dois andares é obrigatório o uso do elevador, então normalmente é indicado que você compre já o ingresso para ir até o topo. A fila na Torre é grande, tanto para subir, quanto para descer, eu estive em Paris em Abril, que é baixa temporada, mas mesmo assim demoramos uma meia-hora na fila. Quem não quiser encarar a fila, pode subir por um elevador privativo do Restaurante Jules Verne, que fica em uma das bases. A reserva é feita apenas pela internet e é necessário cartão de crédito. Em outra base tem um busto de Gustave Eiffel, engenheiro construtor da torre.
Não vale a pena comprar lembrancinhas no pé da torre e nem na lojinha da Torre, pois os preços são caros, com exceção é claro da "moeda" da Torre, que você não irá achar em outro local.

*Apenas explicando as moedas: Em Paris você irá encontrar em vários pontos turísticos máquinas que vendem efígies dos locais visitados. Elas custam normalmente 2 euros cada, mas eu achei uma ótima lembrança. Acabei coletando uma em quase todos os locais que fomos... muitos euros gastos em moedas douradas do Patrimônio Francês.

A polícia francesa está solicitando que as pessoas evitem adquirir produtos com os camelôs que ficam ao pé da Torre Eiffel. É comum até que eles tentem rodear as pessoas em bandos, buscando assim forçarem turistas a comprarem deles... por isso é bom ter cuidado, quando isto aconteceu conosco, como estamos muito acostumados com este tipo de coisa em algumas cidades do Brasil, não nos sentimos muito intimidados, mas foram apenas 03 e eu até fiz bons negócios, porém, mesmo assim, por cautela não recomendo...

Em seguida, vamos seguir em frente pelo CAMPO DE MARTE até a chegar à ESCOLA MILITAR. Estando de frente à mesma, e olhando para ela, seguir pela esquerda e pegar a primeira avenida à direita: AVENUE DE TOURVILLE. Você sairá em frente à igreja do DOMO (Fundos do Hotel dês Invalides);

HOTEL DÊS INVALIDES E IGREJA DO DOMO
O Hotel Dês Invalides foi construído por Luís XIV para ser uma morada para os diversos oficiais militares que haviam ficado inválidos em suas várias campanhas militares. Hoje, ele abriga a maior coleção de armas do mundo, há exemplares de quase todos os continentes e de várias épocas, sendo por isso uma coleção bem interessante para quem se interessa. Caso resolva visitar, compre ingressos casados para o DOMO e MUSEU DAS ARMAS (o Paris Visite dá desconto aqui). Para militares o passeio sai de graça.
Dentro do Domo, que também foi iniciado por Luís XIV para ser uma Igreja, estão diversos túmulos de heróis de guerra franceses, sendo o principal o de Napoleão Bonaparte. Preste atenção ao Domo dourado, tanto por fora quanto por dentro, pois por fora ele é todo revestido em ouro e por dentro possui uma linda pintura. O túmulo e mausoléu de Napoleão também são passeios bastante interessantes. Bom, como Napoleão era pequeno em estatura, pelo tamanho de seu túmulo você já percebe a importância que foi dada a esta personagem...
Para continuar o passeio, estando de frente ao Domo, e olhando para ele, pegar a direita e sair pela porta lateral. Você chegará ao BOULEVARD DES INVALIDES. Pegando a primeira rua à direita, você sairá no MUSEU RODIN

MUSEU RODIN
Ao chegar ao Museu você poderá comprar ingressos apenas para os jardins. Vou ser sincera, não consegui visitar este Museu, que é uma das coisas que mais senti, pois terá de ficar para a próxima visita, pois no dia que cheguei já havia fechado e no outro em que repeti este roteiro era uma segunda-feira, e eu desconhecia que ele estaria fechado.
Mas, pelo que sei, as principais obras de Rodin estão no jardim: “O PENSADOR” e o ”PORTÃO DO INFERNO”.

Após, retorne pelo BOULEVARD DES INVALIDES e siga até a parte da frente do HÔTEL DE INVALIDES. Parada para fotos.

Logo após, siga pela avenida central até a PONTE ALEXANDRE III. Boas fotos, tanto do HÔTEL DES INVALIDES, como da própria ponte. Atravesse a ponte e siga pela Avenue Winston Churchill em direção à Champs Elisée, e neste caso passará em frente ao Petit Palais e Grand Palais, que são dois lindos museus:


Em seguida chegaremos à:

AVENUE DES CHAMPS-ELYSÉES
Sugiro que você suba a avenida pelo lado direito de quem olha para o Arco do Triunfo (é impossível não vê-lo ao final da avenida). Faça um passeio com bastante calma para aproveitar ao máximo. É neste lado da rua que se localiza o LIDO, famosa casa de espetáculos, e a maior parte das grandes lojas e cafés. Esta avenida tem todo o charme que você já pode imaginar e vale à pena parar para visitar algumas de suas lojas. Se você está procurando bons preços, sugiro uma visita à H&M e à Promod.
Caso queira visitar as grandes boutiques de luxo, siga para a AVENUE MONTAIGNE,onde estão concentradas a maioria das lojas de grife mais famosas do mundo: DIOR, CHANNEL, NINA RICCI, PRADA, CALVIN KLEIN, VALENTINO, DOLCE & GABANNA, LOUIS VITTON e etc.
Em seguida retorne à Champs Elysèes e siga até o Arco do Triunfo.

ARCO DO TRIUNFO
Se você conseguir chegar ainda cedo, sugiro que tire algumas fotos embaixo e logo após pague o ingresso para poder subi-lo. A subida é por dentro de uma de suas colunas, numa escada caracol super apertada. Lá em cima, você terá uma excelente visão da cidade e de alguns dos seus principais pontos turísticos: TORRE EIFFEL, MUSEU DU LOUVRE, NOTRE-DAME, CHAMPS-ELYSÉES, SACRE-COEUR, POMPIDOU, LA DEFENSE e etc.
A passagem entre a Champs Elysées e o Arco do Triunfo é feita por um túnel, a entrada parece de uma estação de metrô, mas é fácil de localizar. Não tente simplesmente atravessar a rua, é Loucura!

Bom, ao final deste primeiro roteiro você com certeza terá tirado muitas e muitas fotos lindas, e andado muito, então talvez já seja hora de voltar para o hotel e descansar, para aproveitar bem o próximo dia. Cuidado com os horários apenas para encontrar lugares abertos para jantar. Em abril, como o sol se põe tarde, acabamos nos perdendo no horário e retornamos ao hotel 23h30, resultado, o restaurante do hotel e da região já estavam fechados e acabamos comendo apenas algumas bolachinas nesse dia.

Como últimas dicas, sugiro para quem ficar com fome no meio do caminho, especialmente para o almoço, uma visita ao Café du Marché, que é um ótimo restaurante que fica na 38 Rue Cler, próximo ao Hotel des Inválides.

Também, o hotel em que ficamos em Paris foi o Auteuil Tour Eiffel, que eu recomendo, pois além de estar muito bem localizado, tem um ótimo serviço e os quartos e banheiro são relativamente grandes, para Paris... rs E, como fica a meros 1,8km da Torre Eiffel e possui duas estações de metrô muito perto, acaba sendo um ótimo ponto de deslocamento, além de ser em uma rua calma com supermercados próximos.

Bom, este é o primeiro roteiro e estas são as Dicas da Gabi de hoje!

15 de agosto de 2011

Paneteria Villa Augusta: Mais um local para começar bem o dia ou finalizar uma tarde...

Complementando o post sobre lugares para começar bem o dia com um ótimo café da manhã, tenho que citar a Paneteria Villa Augusta, que fui conferir neste sábado à tarde.
Na verdade acabei conhecendo este lugar por acaso, pois o vimos no caminho para o Achados Niponsul e na volta resolvemos passar para tomar um café.
O local me surpreendeu! Os produtos são de ótima qualidade, além de que tanto o café quanto o sanduíche que serviram estava muito bom! A único problema ainda é o serviço, que foi meio demorado, mas acho que eles ainda estão organizando a casa.
O café trufado que me serviram estava tão bom, que acabei pedindo biss.
Quanto aos sanduíches, o que dizer... bem, são grandes, em primeiro lugar, então tome cuidado, pois nós acabamos pedindo um para cada e no fim descobrimos que um pedido seria suficiente para os dois:

Croque Monsieur
Croque Madame

Estes sanduíches por sinal, tinham um sabor todo especial, pois são croques, sanduíches tradicionalíssimos em Paris, algo como o nosso misto quente... até por isso não resistimos a pedi-los.
Por sinal, posto abaixo uma foto que adoro, em que estou saboreando um destes croques, foi nosso primeiro dia em Paris, e havíamos ficado em almoçar, então um croque acabou sendo nossa primeira (e única naquele dia, por sinal!) refeição em Paris, daí este sanduíche ter um sabor todo especial.


Mas, voltando à Paneteria Villa Augusta, devo dizer que este croque daqui não deve nada ao de Paris (especialmente o tamanho, que é o dobro!).
E o bom, é que os preços ainda são ótimos! E ainda é possível adquirir muitas coisinhas especiais e importadas no empório local, eu mesma saí com um azeite trufado, que estava com um ótimo preço.

Por tudo isto, a Paneteria Villa Augusta merece entrar em minha lista de indicações.

Paneteria Villa Augusta
Augusto Stresser, nº 1619
Hugo Lange

Facebook: Paneteria.villaaugusta

Estas é mais uma Dica da Gabi!



13 de agosto de 2011

Paris: Je t'aime! Algumas dicas da Cidade Luz!

Eu sempre fui apaixonada por Paris, mesmo antes de conhecê-la, e após conhecer você entende porque os seus amigos que já foram para lá falam da cidade com suspiros ao relembrá-la (bom, isso ao menos acontece com todos os meus amigos e amigas...).
É interessante como nenhum dos pontos turísticos decepcionam e surpreendente como ela consegue ser ainda mais linda do que você poderia imaginar. Tudo é lindo, organizado e funciona!
Paris é uma cidade que está pronta para receber muitas pessoas e recebe bem.
Ela é romântica, inspiradora, poética, apaixonante, enfim, é Paris...
Bom, nesses dias em que o dólar e mesmo o euro estão mais baratos do que normalmente estamos acostumados, e que às vezes é mais barato ir ao exterior do que ao Nordeste, vou tentar dar algumas dicas para quem está a fim de conhecer a Cidade Luz:

A Torre Eiffel pode ser vista de vários pontos da cidade, ela parece às vezes até estar te seguindo... rs Mas é difícil cansar de olhá-la!

- Consulte o site Conexão Paris: Esta é a melhor dica que posso dar para quem quer ir a Paris pela primeira vez, já foi e quer voltar ou até para quem já conhece e quer trocar idéias. O Conexão Paris, escrito por Lina Hauteville é com certeza o melhor local para pegar dicas de Paris e mesmo de outras cidades da França, pois é escrito por uma brasileira que já está lá a muitos anos e conhece muito bem a cidade. E além do mais, ela possui muitos leitores que estão sempre a comentar os posts e auxiliar aqueles que tem dúvidas. Lá você encontra as mais diversas informações, desde compras, restaurantes, transportes, eventos, os melhores locais para visitar e até roteiros.

- Tente elaborar roteiros de passeio antes de chegar em Paris: Paris é très formidable! Possui muitos pontos turísticos e opções, por isso, se você já não sair de casa com um roteiro estabelecido do que quer ver, corre o risco de deixar de ver muita coisa legal! Eu também gosto das idéia de criar roteiros próprios, porque vale a pena você checar e procurar os pontos que estão de acordo com aquilo que você realmente gosta. Eu, por exemplo, adoro história e gosto muito mais de arte clássica do que moderna ou impressionista, assim, ao criar meus roteiros dei preferência a monumentos e lugares históricos e ao Museu do Louvre, deixando de lado o Museu D'Orsay. Também, preferi ir a Reims visitar as Caves de Champagne a ir ao Vale do Loire. Isto são opções... e Paris é cheia de opções para todos os gostos.

- Anote em seus roteiros nomes e endereços de restaurantes de lojas que queira conhecer: Eu esqueci de anotar o endereço de uma loja de perfumes (que haviam me apontado como a loja com melhores preços!) e no fim não consegui encontrar. Assim, anote não só os pontos turísticos que quer conhecer, mas também as lojas e restaurantes que quer visitar. Com certeza quando for a Paris algum amigo que já foi vai fazer indicações, então se achá-las interessantes anote, principalmente o endereço.

- Consulte o site da RATP - Informações oficiais sobre transporte público: No site da RATP é possível verificar todos os transportes públicos de Paris, assim você consegue descobrir e decidir qual é o melhor meio de transporte para levá-lo ao ponto turístico escolhido (eu já anotaria a informação em seu roteiro!). Por sinal o transporte público de Paris é uma maravilha e super eficiente! Para se ter uma idéia: tanto nas estações de metrô quanto em alguns pontos de ônibus há indicadores dizendo quantos minutos faltam para a chegada do próximo metrô/ônibus. Assim, deixe para andar de taxi apenas para ir e voltar do aeroporto, adotando para o resto longas caminhadas ou o transporte público. Há, embora o site esteja em francês, não é difícil de entender.
O site da RATP também é interessante para que ao fazer seu roteiro, você consiga calcular quantas vezes precisará utilizar o transporte público, e verificar se o Paris Visite é uma boa opção para você. Sobre a questão de passes, o Conexão Paris tem um ótimo artigo, clique aqui para checar.

- Estude um pouco de Francês antes da viagem e compre um bom dicionário de viagem: Muitas pessoas voltam de Paris dizendo que os parisienses são grossos e mal educados. Eu discordo totalmente! Achei os franceses em geral muito educados e simpáticos, algumas vezes até pararam na rua para nos ajudar, sem nem pedirmos ajuda. O segredo, talvez: não tente iniciar uma conversa em inglês, em Paris, tente falar francês e sempre comece com um Bonjour e Excusez-moi. Os franceses não gostam de falar inglês, então é educado você tentar aprender ao menos algumas frases e palavras. Antes de viajarmos, fomos fazer um curso intensivo de um mês, pelo menos o básico foi aprendido, e é engraçado, porque os franceses percebem quando você não está conseguindo falar ou entender e até mudam para o inglês automaticamente, porém não gostam de ser abordados em inglês ou outra língua... até se fazem de surdos!
Se esbarrar em alguém não esqueça de dizer "Pardon", pedir desculpas além de ser educado é algo quase obrigatório por lá.

- Escolha um hotel ou hostel bem localizado: Independente de qual for a sua opção de hospedagem, verifique se o hotel possui uma boa localização ou fácil acesso a meios de transporte (você pode também checar no site da RATP). Este item é importante para que você não perca muito tempo para se locomover, tempo que poderia estar gastando descobrindo algum ponto turístico, além de não gastar tanto com meios de transporte. Assim, antes de fechar o hotel, pesquise informações sobre ele, até para não entrar em furadas... pense também que um hotel ruim pode acabar com suas férias e você terá de gastar tempo desnecessário para trocar de hotel e perder de conhecer algum ponto da cidade.

- Os itens listados no post de 4 itens obrigatórios são muito úteis em Paris, então não esqueça de levá-los.

- Reserve um tempo nos roteiros para se "perder" na cidade: Conhecer o máximo de lugares possíveis é sempre legal, mas não crie roteiros com tempo britânico, deixe tempo para aproveitar os lugares e mesmo para andar nas ruas sem pressa, vendo os detalhes da cidades, da vida dos moradores e respirando todo o "ar" parisiense.

- Aproveite os formules e plat du jour nos restaurantes: A maior parte dos restaurantes de Paris possui o Formule, que nada mais é do que um menu especial que os restaurantes servem, normalmente englobam entrada, prato principal e sobremesa, ou entrada e prato principal, prato principal e sobremesa. Já o plat du jour é o prato do dia, que normalmente possui um preço especial, e as opções normalmente são de algum prato tradicional francês. Sobre a comida, também um porém, e sinceramente achei que embora a preparação seja perfeita, na maioria das vezes faltava um pouco de tempero, principalmente na carne quase sem sal... um chef francês daqui nos disse que a crise da Europa tem impactado também na culinária.

- Leve dinheiro extra: Os sites normalmente dizem que as pessoas gastam em média 100 euros por dia, porém é bom não ir para lá com contas muito apertadas. Em Paris é fácil gastar mais do que o previsto, pois você pode ter vontade de ir ao Moulin Rouge, comprar muitas lembrancinhas, alguns itens em Champs Elysées... até, em razão da nova cobrança de IOF sobre cartões de crédito e para deixar a viagem mais segura (não me sinto muito segura carregando muito $$ em espécie), os cartões pré-pagos são ótimas opções. Eles são aceitos em quase todos os lugares, mas é bom lembrar de checar pela internet o saldo, para não se perder nas contas.

O Arco do Triunfo!

Bom, seria possível dar muitas outras dicas, mas este post já está ficando muito extenso.
Na medida do possível, vou postar alguns roteiros que fiz em Paris, para dar mais idéias, e daí informações mais específicas sobre locais.

Bom, estas são as Dicas da Gabi de hoje!

10 de agosto de 2011

Dia dos Pais e Bazar de Troca de Bolsas e Melissas

Neste final de semana é o "Dia dos Pais"! Momento para sair, passear e dar toda a atenção para os Pais, pois eles merecem receber carinho em seu dia! Pensando nisto vários restaurantes prepararam cardápios especiais para o almoço de domingo. Você pode checar algumas das opções no Blog Panela do Anacreon, e quem sabe já fazer sua reserva!

Mas, para quem está sem o pai por perto e quer fazer algo diferente, que tal juntar as bolsas e melissas do armário e participar de um evento Eco-Chic?

É isso que está propondo a Loja Unik, com o Bazar que será realizado neste Domingo (13/08) à partir das 14h em sua loja do Shopping Novo Batel. Neste Bazar, você pode levar bolsas e melissas e tentar trocá-los com outras das pessoas presentes.

O bazar tem apoio da comunidade Troca-Troca CWB. Esta comunidade formada no Facebook permite que as participantes postem roupas, sapatos e acessórios que querem trocar. Não é permitido venda, mas apenas trocas!

Abaixo seguem as informações do evento:


E obrigada à Luh do Maria Vitrine, que sempre me deixa por dentro das novidades de bazares e lojas da cidade!

Estas são as Dicas da Gabi para o final de semana!

9 de agosto de 2011

Promoção Imperdível: Melhores Destinos

O site Melhores Destinos, está com uma promoção imperdível para seus seguidores no Twitter, entre os dias 08 a 12 de agosto.
Durante estes 04 dias, os seguidores da conta @passagensaereas, poderão retwitar uma mensagem e concorrer a passagens para 11 destinos nos Estados Unidos e Europa: Nova York, Miami, Las Vegas, Los Angeles, Orlando, Londres, Madri, Lisboa, Barcelona, Paris ou Roma.
Segundo o site, como eles não conseguiram decidir qual é "o Melhor Destino", resolveram deixar para seus seguidores a opção de escolher um destes 11 destinos.
As passagens presenteadas são válidas para uma pessoa, que poderá viajar entre os dias 1ºsetembro a 30 de novembro de 2011.

Para mais informações clique aqui.

Eu já me inscrevi!

Esta é mais uma Dica da Gabi!

2 de agosto de 2011

Achados no Batel, agora Achados Niponsul

Bom, conforme já tinha falado no post sobre as Liquidações, teremos mesmo um Achados no Batel nos dias 11, 12 e 13 de agosto.
Desta vez o evento não vai ser mais no Batel, mas sim no Alto da XV, dentro da Concessionária Niponsul, por isso resolveram mudar o nome para Achados Niponsul! Mas acho que as características básicas do evento devem permanecer, ou seja, muitas roupas e acessórios interessantes e à preços Ótimos!!!




De acordo com a divulgação do evento, a idéia é fazer um evento para todos os gostos, ou melhor o gosto de homens e mulheres, já que estarão juntos a paixão de mulheres por roupas, acessórios, sapatos e descontos de até 80% e a paixão de homens por carros.
Divulgaram, também, que será possível encontrar marcas como Ralph Lauren, Marc Jacobs, Burberry, Versace, Iódice, Carmim, Ecko, Cantão, Huis Clos e outras, porém o nome das lojas envolvidas no evento ainda não foi divulgado.

O evento irá contar com 15 lojistas e alguns estilistas locais, mostrando suas coleções pessoais, o que sempre pode render ótimos achados.

Bom, meu casaco bege querido, companheiro de Paris, foi adquirido em um dos Achados, diretamente da estilista Ana Silvia! Por isso, com certeza darei uma passada por lá!

Então, segue o serviço:
ACHADOS NIPONSUL
ALTO DA XV: Avenida Nossa senhora da Luz, 1890. Telefone: (41) 3360-8010
DATAS: 11, 12 e 13 de Agosto
HORÁRIOS: 11 e 12 de Agosto das 14h às 20h / 13 de Agosto das 10h às 19h

SITES: www.niponsul.com.br ou www.achadosnobatel.com.br
TWITTER: http://twitter.com/niponsul
FACEBOOK: www.facebook.com/hondaniponsul

Segue abaixo informação com as marcas que estarão disponíveis durante o Achados Niponsul:


E estas são as Dicas da Gabi de hoje e nos vemos lá na semana que vem!